Navegando por Assunto "Teaching functions"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de funções para licenciandos em matemática com uso do software Geogebra(Universidade Federal do Pará, 2021-03-30) CALANDRINI NETO, Elizeu Cantão de Jesus; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437A motivação para desenvolver esse estudo surgiu a partir de algumas limitações que os alunos apresentam quanto à compreensão do conteúdo de funções polinomiais no ensino médio e, por conseguinte, das dificuldades que apresentam ao ingressarem no ensino superior, nos cursos de ciências exatas, mais especificamente nas disciplinas de Cálculo Diferencial. Assim, com objetivo de contribuir com a superação dos problemas de aprendizagem nos estudos das funções polinomiais, nos utilizamos das contribuições das novas tecnologias para o ensino de matemática, propondo um material didático voltado ao ensino de funções polinomiais com uso do software Geogebra como recurso didático, para auxiliar no entendimento desses conteúdos e suas propriedades, visando elevar os índices de aproveitamento de estudos nas disciplinas de cálculo diferencial. A metodologia do estudo divide-se em quatro etapas, sendo elas: estudo de caso na disciplina Didática da Matemática, com turma do curso de licenciatura da Matemática da Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Abaetetuba; estudo de caso com aplicação de oficina didática para os alunos ingressantes nos cursos de ciências exatas do campus de Abaetetuba, participantes do Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem - PCNA – Nivelamento em Matemática e Física; criação de um caderno de atividades, montado em formato digital (e-book) e disponibilizado no site do Laboratório de Ensino da Matemática da Amazônia Tocantina – LEMAT, por último a aplicação de aulas on-line, disponíveis no canal do LEMAT GETNOMA, na plataforma You Tube. Os resultados obtidos fortalecem a ideia de que trabalhar o ensino de matemática a partir do uso de novas tecnologias que facilitem a transmissão de conhecimento de forma simples e dinâmica favorece o aprendizado de funções polinomiais.
