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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Conhecimento docente em ação e o uso de tecnologias digitais no ensino da matemática nos anos iniciais
    (Universidade Federal do Pará, 2021-01-19) CONCEIÇÃO, Elenice Rosário da; DIAS, Josete Leal; http://lattes.cnpq.br/7421413158533807; https://orcid.org/ 0000-0001-9246-3229
    Esta dissertação é de matriz qualitativa, baseada na Pesquisa-Ação de acordo com Thiollent (2008). Está vinculada a linha de pesquisa Formação de Professores para o ensino de ciências e matemáticas do programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática. Tem entre outros objetivos verificar conhecimentos em ação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais por meio das TDIC. Destaco como sujeito de pesquisa uma professora que lecionava o quarto ano do ensino fundamenta, tendo as aulas de matemática dos anos iniciais como objeto de observação. A pesquisa ocorreu em meio a formação docente com uso da tecnologia digital para o ensino. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o questionário e gravações em áudio de tarefas que, posteriormente, foram transcritas. Como material para análise destaco as informações do questionário e os dados tratados a partir de duas tarefas planejadas e desenvolvidas com três turmas do quarto ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública em Belém do Pará, tendo como primeiro contributo teórico as orientações da TPACK (Conhecimento de Conteúdo, Pedagógico e Tecnológico). Os resultados obtidos demonstram a relevância de discutir e pensar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, tendo em vista a tríade tecnologia, pedagogia e conteúdo, principalmente quanto às ferramentas Google mobilizando e explicitando conhecimento para enriquecimento da prática pedagógica e consequentemente do processo de ensino-aprendizagem. Com a realização da tarefa foram percebidas que algumas dificuldades foram superadas pela professora tendo em vista o uso das ferramentas tecnológicas. Diante do exposto, proponho o E-book “TDIC+ Matemática= Conhecimento docente em ação” e o site “Integração de tecnologia na formação e prática docente- INTEFORMADO1” como Produto Educacional para possibilitar aos docentes o acesso a um processo de experiências e ferramentas para o ensino com as Tecnologias. Sendo assim, a pesquisa apresenta-se como relevante, tendo em vista o momento social vivenciado de pandemia de covid-19, em que a necessidade do uso das tecnologias digitais se tornou mais evidentes, principalmente no âmbito educacional, bem como o uso de suas possibilidades voltadas para o ensino como enriquecedoras do currículo escolar e do processo de ensino-aprendizagem, em especial, de matemática.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A construção de saberes docentes no desenvolvimento de práticas investigativas
    (Universidade Federal do Pará, 2017-03-13) PAIXÃO, Luciana Aguiar Silva; Parente, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831; https://orcid.org/0000-0003-3396-700X
    Esta pesquisa teve por objetivo investigar os saberes docentes de professores de ciências. Na perspectiva de responder a seguinte questão: Que saberes docentes são produzidos no desenvolvimento de uma prática investigativa? Assumo a pesquisa na perspectiva qualitativa, foram identificados quatro professores, que no seu fazer docente desenvolveram pratica investigativa, suas ações foram realizadas em diferentes localidades do Estado do Pará: Abaetetuba, Inhangapi e Região das Ilhas. Esses sujeitos foram entrevistados e explanaram como foi a experiência. Os dados produzidos a partir da entrevista foram analisados a luz da análise textual discursiva, desse modo pudemos identificar os saberes produzidos. Organizei o processo de análise em cinco eixos, para dar a conhecer os sujeitos em diferentes aspectos, em particular seus saberes. Os saberes construídos a partir da pratica investigativa, foram se constituindo por meio da relação com os estudantes, com a escola e a comunidade, porém, movidos por uma história particular de formação e história de vida, além do desejo de proporcionar aos estudantes aquilo que, na visão dos sujeitos, lhes foi negado em seu processo de escolarização. Assim, evidencio saberes docentes construídos a partir de experiências com as práticas investigativas vivenciadas no decurso da escolarização básica, enquanto estudantes, durante a formação inicial e no exercício da profissão. Estes saberes expressão a compreensões sobre a ciência, a formação do sujeito e o processo de ensino e aprendizagem. Assim, a pesquisa evidenciou que o desenvolvimento de práticas investigativas potencializa a construção de saberes, mostrando-se como importante instrumento de formação de professores de ciências.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Família negra como resistência: o uso de fontes em sala de aula para um ensino de História antirracista
    (Universidade Federal do Pará, 2023-01-20) SOZINHO, Henrique Magno; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442
    Partindo do pressuposto de que a escola é um espaço propício para questionar a discriminação racial presente em nossa sociedade, este trabalho discute a família negra na transição do século XIX para o século XX como tema mediador para promoção de debates sobre questões étnico-raciais com os estudantes das turmas do 9º ano da Escola Centro Educacional Mosaico, situada em Belém-PA. Ao refletir sobre os saberes que tenho mobilizado para o tratamento de questões sensíveis como racismo ao longo de minha trajetória profissional, relaciono os conceitos “saber docente” e “epistemologia da prática profissional” de Maurice Tardif (2014) com a intenção de promover ensino de história antirracista. Busco no debate nacional sobre escravidão e pós-abolição encontrar referências para o estudo da família negra por meio da perspectiva que interpreta escravizados, libertos e livres como sujeitos, resultado de abordagens fundamentadas em fontes e pesquisas documentais renovadas, que evidenciam a relativa autonomia de africanos (e seus descendentes), e os avanços na luta por uma história afro-brasileira, através da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório no currículo escolar da Educação Básica o estudo da História da África. Proponho o emprego de fontes históricas iconográficas (fotografias e pinturas), através de um álbum de famílias negras temático digital, como dimensão propositiva final deste trabalho, contendo imagens que retratam o cotidiano dos negros na Amazônia e em outras regiões do país em situações diversas: trabalho urbano, momentos em família, vestimentas utilizadas, adornos corporais, bem como suas expressões e posturas que nos concedem pistas que nos ajudam a revelar suas identidades, o convívio familiar e possíveis semelhanças com as famílias negras na contemporaneidade. Constato os resultados positivos ao utilizar o álbum como ferramenta pedagógica para apresentar aos estudantes uma visão do negro como sujeito histórico, permeando o estudo da escravidão negra e pós-abolição no Brasil por caminhos que tornam o aprendizado mais produtivo e desafiador. Concluo que o trabalho com fontes iconográficas no processo de ensino possibilita espaço privilegiado de produção do conhecimento histórico escolar, bem como promovem reflexões e debates sobre questões étnico-raciais com os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Letramento científico e habilidades didáticas em produções escritas de professores de ciências
    (Universidade Federal do Pará, 2022-04-26) GOMES, Ana Silvia Alves; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646
    Esta pesquisa visou identificar, descrever e apontar eventuais correlações entre níveis de letramento científico e habilidades didáticas de professores da educação de básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, do tipo exploratória, onde os softwares MAXQDA 2020 e JAMOVI 2.2.5 foram utilizados para produzir análises de conteúdo e estatísticas descritivas de dados coletados, junto a um grupo de 18 (dezoito) professores da educação básica, calouros de um curso de pós-graduação stricto sensu, que, voluntariamente, responderam questões do chamado Teste de Habilidades de Letramento Científico (TOSLS) e elaboraram, por escrito, propostas de sequências didáticas. Para analisar as referidas propostas foi criado um Protocolo de Análise de Habilidades Didáticas (PAHD), cujas categorias de análises foram inspiradas nas ideias contemporâneas de autores de orientação construtivista. As análises dos resultados da categorização dos indícios de habilidades didáticas mostraram que os participantes apresentaram, em média, metade das habilidades didáticas de natureza construtivista propostas no PAHD. Em média, os participantes deste estudo também não apresentaram um bom desempenho no TOSLS. Os dados obtidos não foram suficientes para corroborar a hipótese de correlação entre Letramento Científico e Habilidades didáticas. Todavia, não é possível descartar a possiblidade de observar a ocorrência de correlações estatisticamente significativas entre tais habilidades em grupos de professores suficientemente maiores e mais diversificados. Os resultados sugerem que, caso se tenha interesse em realmente implementar diretrizes curriculares e estratégias de ensino-aprendizagem-avaliação de natureza construtivista nas escolas, é necessário incrementar programas de formação docente com objetivos, temas e estratégias de ensino focadas em habilidades que apresentaram baixa incidência neste estudo, uma vez que, como discutido no texto, todas são essenciais para o planejamento e realização de aulas de natureza construtivista e importantes para o desenvolvimento profissional dos professores. Não obstante, ainda que haja muito a explorar sobre a questão de habilidades didáticas, o escopo dessa tese, particularmente o PAHD, possui um grande potencial como instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Apesar das limitações apontadas, os resultados e o escopo dessa tese constituem uma referência importante tanto para futuras pesquisas quanto para eventuais reformulações em programas de formação de professores de ciências, tendo em vista os resultados empíricos, as discussões teóricas e as ideias metodológicas que contém.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Transformação de licenciandos em educadores químicos: traços do conviver e praticar a docência durante a formação inicial no Clube de Ciências da UFPA
    (Universidade Federal do Pará, 2021-08-05) NUNES, João Batista Mendes; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; http://lattes.cnpq.br/0496932429575513; https://orcid.org/0000-0001-8285-3274
    Esta pesquisa trata de saberes e formação inicial de educadores químicos, formação, construída por meio de situações reais de prática antecipada assistida em parceria no espaço no Clube de Ciências da UFPA. Tenho como objetivo geral desta tese: compreender saberes expressos/manifestados por professores de Química egressos do Clube de Ciências, ao desenvolverem aulas de Química na educação básica e falarem de sua formação e docência, em consonância com exigências contemporâneas, e como objetivos específicos: i) identificar experiências formativas evidenciadas por professores egressos do CCIUFPA, ao falarem sobre sua formação e docência; ii) identificar e compreender, saberes docentes que professores de Química egressos do CCIUFPA mobilizam/movimentam como educadores químicos, os quais evidenciam ter se originado de experiências formativas vivenciadas no Clube de Ciências; iii) identificar para compreender, saberes docentes que professores de Química egressos do CCIUFPA mobilizam/movimentam como educadores químicos ao desenvolverem aulas de química; e iv) compreender em que termos os saberes docentes manifestados, movimentados e elaborados pelos professores de Química egressos do Clube de Ciências da UFPA se relacionam com os saberes de professores na/para contemporaneidade. Participaram da pesquisa quatro professores de química egressos do CCIUFPA que, no tempo presente, trabalham em escolas da rede pública de ensino. A estada em campo com os colaboradores da pesquisa teve duração de dois anos, entre idas e vindas, para construção dos textos de campos; ao longo desses anos, me contaram sobre sua formação e docência em convites para falar que dirigi a eles. Fiz também gravação de aulas de química dos professores, assim como a construção de meu diário de bordo e ambos também constituíram os textos de campo da pesquisa, que analisei por meio da análise textual discursiva. Defendo a tese de que práticas antecipadas à docência, na formação inicial de professores de Química, caracterizadas por trabalho pedagógico e formativo em grupo colaborativo assistido e em parcerias, de natureza interdisciplinar, investigativa e reflexiva, constituem-se estratégias formativas de educador químico, que permanece em formação contínua e concebe a construção do conhecimento químico para a compreensão da vida e de mundo em suas múltiplas dimensões e para o exercício da cidadania, de modo a educar na/para contemporaneidade. Essa tese é defendida neste texto de pesquisa, construído metaforicamente como uma reação de (trans)formação de licenciandos em educadores químicos, representada genericamente da seguinte forma: AB + CD  AD + CB. Assumo essa construção com respaldo na pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, em que os reagentes AB e CD, são respectivamente as práticas do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (espaço institucional que promove a formação inicial de professores e a iniciação científica infantojuvenil de estudantes da educação básica), e o curso de Licenciatura em Química. Da imersão nos textos de campo, construí dois produtos da reação de (trans)formação em educadores químicos, AD - COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO PRODUTO - EXPERIÊNCIA: movimentando saberes, em que identifico experiências formativas e saberes mobilizados, os quais iniciaram por meio das experiências formativas vivenciadas no CCIUFPA, e CB - ESTRUTURA DA SUBSTÂNCIA - SIGNIFICAÇÃO DA QUÍMICA EM SOCIEDADE: saberes manifestados, elaborados e mobilizados para ensinar conhecimentos químicos, em que identifico saberes manifestados, elaborados e mobilizados, nas aulas de química e os que se relacionam com saberes na/para contemporaneidade. Os dois produtos emergentes, me permitiram destacar as estratégias formativas de educadores químicos descritas na tese e comprovar que essas estratégias permitem a formação de um educador que concebe a construção do conhecimento químico para a compreensão da vida e de mundo em suas múltiplas dimensões e para o exercício da cidadania.
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