Navegando por Assunto "Tecnologias da informação e comunicação"
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Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A biblioteca da Procuradoria da República no Estado do Pará: seu papel na democratização e no acesso da informação jurídica(Universidade Federal do Ceará, 2012-01) PIRES, Erik André de NazaréTrata da importância da Biblioteca da Procuradoria da República integrante do Ministério Público Federal no Estado do Pará, evidenciando o seu papel democrático de acesso a informação no segmento jurídico no que se refere a essa Unidade de Informação (U.I.) na contemporaneidade. Tem como objetivo geral mostrar a influência dessa biblioteca para a sociedade paraense, relatando o seu grau de relevância ao acesso democratizado da informação nos dias correntes e visualizar como a mesma oferece um leque de oportunidades na obtenção de informações jurídicas relevantes para os usuários terem subsídios na realização de suas pesquisas, tendo como o bibliotecário jurídico um mediador entre os consulentes da informação no ramo do direito. A problematização consiste em não existir uma literatura consistente a respeito dessa U.I. e com isso proporcionando como motivação o anseio de aportar conhecimentos a respeito dessa biblioteca. O procedimento metodológico é caracterizado por meio de uma pesquisa teórico-exploratória, com o propósito de embasar a fundamentação teórica para subsidiar a produção do trabalho. Os resultados apresentam que a evolução, principalmente de cunho tecnológico da biblioteca no sentido de oferecer serviços e produtos com qualidade aos seus consulentes, com o intuito propiciar aos mesmos fontes de informações atualizadas no que diz respeito à legislação, doutrina e jurisprudência, principais fontes de informação na área jurídica e assinaturas de periódicos relevantes para esse campo profissional, juntamente com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação para satisfazerem informacionalmente os seus consulentes de modo eficiente e prático.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Novas tecnologias e livro didáticos da EJA: uma abordagem pedagógica por meio do gênero propaganda(Universidade Federal do Pará, 2018-03-26) PEDROSO, Luis Marcelo de Araújo; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6329405040653270Este trabalho buscou propor uma abordagem pedagógica, por meio do gênero propaganda, considerando o uso das NTICs e a sua relação com o Livro Didático da EJA (3ª etapa), de uma escola pública da periferia de Belém. Buscou-se entender como essa relação ocorria em prol do desenvolvimento da competência leitora e escrita no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Desta forma, foi importante traçar uma breve descrição da EJA, do livro didático, NTICs, bem como do percurso metodológico adotado (pesquisa-ação e observação participante) na proposta de atividades. Para o estudo da língua materna, utilizou-se o gênero propaganda, analisando sua estrutura, linguagem verbal/não verbal e as funções da linguagem predominantes. Defendeu-se que a apropriação de ferramentas tecnológicas ampliaria os saberes e perspectivas dos alunos de alcançarem um fim prático. A literatura utilizada no trabalho teve como referência autores como, Souza (1998), Bakhtin (2003), Menegassi (2005) e Koch (2015). O trabalho pôde revelar que, apesar de ser possível desenvolver atividades utilizando as NTICs conjuntamente com os LDs para o ensino de Língua Portuguesa, ainda existem inúmeros desafios para o desenvolvimento mais efetivo desse tipo de encaminhamento. Isso se justifica tendo em vista que há docentes que não estão bem preparados e com interesse em trabalhar com as novas tecnologias. Além disso, muitas escolas não possuem estrutura adequada para este tipo de trabalho em função do baixo investimento na área. Por outro lado, os alunos são bem receptivos às NTICs. Eles conseguem, interagir e avançar em suas aprendizagens, em especial, nas atividades que potencializavam relação com as suas possibilidades de articulação com o mercado de trabalho (formal e informa) e subsistência.Tese Acesso aberto (Open Access) Organizações regionais indígenas, cidadania e tecnologias de (des)informação e (in)comunicação na Pan-Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2015-03-16) PARRA MONSALVE, James León; ACEVEDO MARIN, Rosa Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/0087693866786684A Amazônia é uma extensa área sul-americana, compartilhada por oito países e um departamento ultramarino francês. Ela é hoje conhecida amplamente pela sua diversidade socioambiental. A existência de indígenas e outros povos tradicionais, ao longo desse território, tem sido historicamente decisiva para a conservação de formas comuns de acesso e usufruto da terra. Nesse contexto, os movimentos indígenas têm desenvolvido uma importante tarefa de estruturação organizativa, especialmente a partir da década de 1970, com o fim de reivindicar tais direitos no âmbito do estado-nação. Constituíram-se, assim, novos agentes organizacionais em luta pelo reconhecimento pleno de seu status cidadão em países como Bolívia, Equador, Peru, Colômbia, Venezuela e Brasil. Como consequência dessa articulação organizativa e, mais ainda, da resistência histórica das populações indígenas ao extermínio físico e simbólico, as novas constituições políticas nesses estados reconheceram o caráter étnico e multicultural de suas sociedades. Surgiram, desse modo, entidades de índole étnicoregional como a Confederação de Povos Indígenas do Oriente, Chaco e Amazônia da Bolívia (CIDOB), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), a Organização dos Povos Indígenas da Amazônia Colombiana (OPIAC), a Confederação das Nacionalidades Indígenas da Amazônia Equatoriana (CONFENIAE), a Associação Interétnica de Desenvolvimento da Selva Peruana (AIDESEP) e a Organização Regional de Povos Indígenas do Amazonas (ORPIA) na Venezuela. Organizações que chegam no século XXI com a responsabilidade de reivindicarem os direitos dos múltiplos povos que representam, tendo ao seu alcance novas ferramentas como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), as quais poderiam, em graus diversos, alavancar esse objetivo social. Este estudo comparativo permite compreender a relação das reivindicações étnicas cidadãs com o saber comunicacional indígena e o modo em que elas produzem informação e comunicação.
