Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Tecnologias educacionais"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    ESCRITA DE TEXTOS TEATRAIS : Material didático em Ambiente Online sob uma perspectiva BIPOC
    (Universidade Federal do Pará, 2024-08-09) ROCHA, Danilo José Assunção da; BRITO, Márcia Mariana Bittencourt; http://lattes.cnpq.br/3710898379776654
    O presente trabalho tem como objetivo central desenvolver material didático para um curso online que introduz a escrita de textos teatrais para indivíduos BIPOC - acrônimo em inglês que se refere a pessoas negras, indígenas e de cor. Ao compreendermos a linguagem como um produto social e histórico, um veículo para representações ideológicas em que a materialização se manifesta através do discurso (FIORIN, 1990), esta dissertação aborda o estudo da Dramaturgia e se propõe a investigar o tema como parte do fenômeno do teatro dramático (MAGALDI, 1994) e suas possibilidades frente à veiculação de discursos. Fundamentada nas interseções entre Arte, Educação e Tecnologias Digitais, a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) de metodologia híbrida combina pesquisa bibliográfica sobre teatro como gênero textual, educação online (KENSKI, 2012), e esign (KENSKI, 2012; PAWAN, 2012) para criar o material didático-dramatúrgico em espaço digital (ØSTERN, 2021). A elaboração desse material, com elementos-chave e estratégias de ensino para introduzir a escrita de dramaturgia teatral em ambiente de aprendizagem aberto, busca promover o acesso ao conhecimento mencionado e democratizar a criação artística, além de contribuir com perspectivas relacionadas ao uso de ferramentas tecnológicas na escrita.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    A magia da literatura no ensino fundamental: o áudio como recurso tecnológico no ensino aprendizagem
    (Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) VALENTE, Jéssica Baia; XAVIER, Beatriz Baia; PRAZERES, José Afonso Pinheiro dos; MONTEIRO, Tatiane Larissa Furtado
    O presente artigo traz como título “A magia da literatura no ensino fundamental: o áudio como recurso tecnológico no ensino aprendizagem”. O objetivo principal desta investigação foi de compreender como os alunos do Ensino Fundamental podem despertar o interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo linguístico, a imaginação e a criatividade, por meio da literatura. A metodologia utilizada nesta pesquisa ancorou-se no estudo bibliográfico e na pesquisa de campo, mediada pela análise dados. No referencial teórico utilizou-se alguns autores renomados no assunto como: CADEMARTORI (2010); KENSKY (2012). MORAN (2013). Os resultados da pesquisa demonstraram que ao ouvir histórias, as crianças passaram a ter um interesse maior pela leitura, tiveram curiosidades, ideias e sentiram emoções no decorrer da narração, puderam ainda enxergar o imaginário, além de desenvolverem a oralidade e a escrita. Nesse sentido, concluímos que é primordial propiciar ao aluno entusiasmo para que o processo do aprender aconteça em todos os sentidos e de forma prazerosa.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA