Navegando por Assunto "Teoria Musical"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de teoria musical em um conservatório: estudo e análise(Universidade Federal do Pará, 2014-06-25) MACEDO, Nayane Nazaré Silva de; VIEIRA, Lia Braga; http://lattes.cnpq.br/8247703330856310Nesta pesquisa, situada na subárea Música, são abordados aspectos educacionais, especificamente no âmbito da educação musical, no eixo das Interfaces em Arte, Cultura e Sociedade. Foi desenvolvida com o objetivo de compreender o ensino de teoria musical do programa curricular desenvolvido em conservatório de música, em Belém-PA. Está fundamentada em pressupostos pedagógicos e sociológicos para analisar o atual ensino da gramática musical, nas séries iniciais de curso de música. Tal análise foi iluminada por obras sobre educação musical, valendo-se de autores como: Penna (1990; 1995; 2012), Fonterrada (2008), Swanwick (1994; 2003), Souza (1996; 2000; 2004) e Jardim (2002); autores que abordam as tendências pedagógicas: Oliveira (2006), Libâneo (2003) e Saviani (1985); da área do currículo: Apple (1979) e Lewy (1979); da história e da história oral, respectivamente: Le Goff (2003) e Meihy (2011); e da sociologia/ interface com a sociologia: Bourdieu (1989; 2007), Pereira (2012) e Vieira (2001). A metodologia envolveu análise documental, aplicação de entrevistas e questionários. Os aspectos levantados referem-se a: informações sobre a introdução do ensino da música erudita em Belém-PA até a criação do conservatório em tela e o modo como foi sendo desenvolvido o ensino de disciplina cujo conteúdo envolve o domínio da leitura e da escrita musical; teoria musical a partir do atual Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição investigada; e opinião dos professores e alunos do conservatório local acerca do ensino desta disciplina. Os resultados da pesquisa contribuem para a compreensão do pensamento pedagógico que ali vem norteando a seleção de conteúdos, assim como de suas fragilidades e aportes para a formação dos alunos de conservatório paraense de música. A partir da compreensão dessa realidade, referido conservatório deve ser percebido como campo de pesquisa, cujas práticas precisam ser investigadas, discutidas e questionadas, visando contribuições para sua transformação.
