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Navegando por Assunto "Teoria da complexidade"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A influência do aconselhamento linguageiro na trajetória de uma aluna de letras - inglês
    (Universidade Federal do Pará, 2015-04-28) MORHY, Sádie Saady; SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e; http://lattes.cnpq.br/6129530461830312
    A aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) implica a interconexão de diversos fatores que contribuem direta ou indiretamente no processo. No entanto, estudos sobre a aprendizagem se ressentem da falta de uma visão holística, que possa oferecer uma noção mais completa da trajetória dos estudantes. O aconselhamento é uma forma de apoio à aprendizagem que consiste em encontros entre o conselheiro e aluno, geralmente de forma individual (REINDERS, 2008). O conselheiro trabalha junto ao aluno como um facilitador, mentor, assessor, ajudante, agente de apoio e consultor (MOZZON-MCPHERSON, 2001). Esta dissertação de mestrado visa avançar no estudo sobre aconselhamento linguageiro e sua contribuição no processo de aprendizagem de uma LE. Pretendeu-se observar como o aconselhamento interfere na formação do aluno de Letras, Inglês da Universidade Federal do Pará, UFPA. Por meio de abordagem predominantemente qualitativa, este estudo de caso acompanhou um único sujeito, estudante de Letras, Inglês, durante dois anos letivos. Os dados foram coletados por meio da observação participante – aconselhamento – e incluem depoimentos, narrativas, entrevistas e relatórios. O material coletado foi analisado de acordo com os preceitos da Teoria da Complexidade (TC), que segundo Vasconcelos (2002), apresenta-se como um novo-paradigma e vai além do modelo newtoniano. A TC percebe a estabilidade dos fenômenos, do mesmo modo que reconhece que eles podem ser instáveis; além disso, leva em consideração a intersubjetividade entre os fenômenos. Isso leva a uma melhor compreensão dos processos de (trans)formação identitária e motivacional na aprendizagem de uma LE. Larsen-Freeman e Cameron (2008) consideram que na TC o conteúdo é visto como parte do sistema e não meramente como seu pano de fundo. A análise de dados mostrou que o aconselhamento contribuiu com a formação do aluno de Letras; conseguiu, também, perturbar sua trajetória de aprendizagem e desenvolver sua autonomia.
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