Navegando por Assunto "Teoria da subjetividade"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) As configurações subjetivas de docência e suas transformações no decorrer da trajetória profissional(Universidade Federal do Pará, 2019-06) RESQUE, Marciléa Serrão; ALVES, José MoysésApresentamos, no presente artigo, um recorte de uma pesquisa de doutorado, na qual objetivamos compreender as configurações subjetivas de docência e suas transformações no decorrer da trajetória profissional de um professor de ciências e biologia. Analisamos as informações a partir da perspectiva histórico-cultural da Teoria da Subjetividade de González Rey. Apoiados na epistemologia qualitativa, apresentamos um estudo de caso, organizado a partir das informações construídas por meio de complemento de frases, questionário aberto e entrevista individual. Os resultados apontam que diferentes configurações de sentidos subjetivos de docência são produzidas no decorrer o percurso profissional e estas estão profundamente enlaçadas às suas interações sociais, nos diferentes contextos em que o professor transitou, desde a infância. O referencial adotado possibilitou dar visibilidade ao sujeito concreto, em sua trajetória singular, o que costuma ser desconsiderado nas generalizações que resultam de uma abordagem do percurso docente por ciclos.Tese Acesso aberto (Open Access) As configurações subjetivas de docência e suas transformações no decorrer da trajetória profissional de professores de ciências e biologia(Universidade Federal do Pará, 2017-10-17) SERRÃO RESQUE, Marciléa; ALVES, José Moysés; http://lattes.cnpq.br/6500775506186127; https://orcid.org/0000-0003-1307-1249A trajetória profissional docente é um campo de estudo que corresponde a uma das principais temáticas de análise sobre os profissionais da educação, em virtude das preocupações com os processos de formação docente em meio aos desafios do cenário educativo contemporâneo. De forma geral, tal temática vem sendo estudada no âmbito das pesquisas sobre ciclos de vida, que muitas vezes ressaltam as similaridades e regularidades presentes no percurso profissional dos professores. Esta pesquisa, de modo diferente, busca compreender a trajetória profissional como processo singular e subjetivo. Para esta leitura, trago como referência teórica principal a Teoria da Subjetividade de Fernando González Rey (2003; 2017). Utilizo as categorias de sentido subjetivo, configurações subjetivas, subjetividade individual e social para compreender as transformações que ocorrem nas configurações de sentidos subjetivos de docência em diferentes momentos da carreira profissional de três professores de ciências e biologia. Defendo a Tese que, analisar a trajetória profissional docente a partir deste referencial teórico, possibilita a compreensão dos movimentos de transformação dos sentidos subjetivos sobre a docência em ciências e biologia, que são produzidos nos diferentes contextos da vida pessoal e profissional. Para dar suporte ao estudo, a pesquisa alinha-se à abordagem qualitativa, assume como enfoque metodológico a Epistemologia Qualitativa de González Rey, que defende a condição eminentemente construtiva e interpretativa das pesquisas. As informações foram construídas por meio de complemento de frases, questionário aberto, entrevistas individuais e conversas informais. Apresento a análise construtiva- interpretativa da trajetória de três professores de ciências e biologia, na forma de estudos de casos. Para estes estudos, optei pelo método de análise transversal, que organizou o percurso profissional dos professores em três momentos principais: 1) As opções pela docência; 2) A entrada na carreira docente e os anos iniciais e 3) O momento atual. Os sentidos subjetivos referentes a cada momento foram interpretados por meio de indicadores construídos a partir das expressões dos sujeitos. Os resultados apontam que diferentes configurações subjetivas de docência são construídas em momentos distintos da trajetória profissional dos professores e elas constituem a base da motivação para a docência em ciências e biologia. As transformações nas configurações foram resultantes das rupturas e criações de novos sentidos subjetivos engendrados a partir das histórias pessoais dos sujeitos em diálogo permanente com seu contexto de ação atual. A pesquisa também apontou que o exercício partilhado e colaborativo da docência, a construção de formas de resistência às representações dominantes da profissão e vivências emocionalmente positivas no decorrer da trajetória, são importantes para a configuração de sentidos subjetivos de valorização da docência em ciências e biologia.Tese Acesso aberto (Open Access) Motivação e imaginação no contexto da prática pedagógica e na aprendizagem em química(Universidade Federal do Pará, 2023-06-02) SANTOS, Priscilany Cavalcante dos; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831; https://orcid.org/0000-0003-3396-700XO objetivo desta pesquisa é compreender como se configura subjetivamente a aprendizagem compreensiva e/ou criativa de química, no contexto de práticas investigativas. A construção do modelo teórico da pesquisa baseou-se nos princípios da Epistemologia Qualitativa, propostos por González Rey (2005). Tais princípios dizem respeito a processos de produção de conhecimento, destacando o caráter construtivo-interpretativo, o caráter interativo (diálogo) e a singularidade. Para a construção das informações, foram utilizados instrumentos como conversas informais, entrevista, vídeos e imagens de ações escolares, registros escritos e técnica de completar frases, tomando como base as hipóteses elaboradas no curso da pesquisa. O estudo de caso de Max e a análise da prática pedagógica possibilitaram elaborar princípios com o intuito de contribuir com a aprendizagem dos estudantes. Tais princípios incluem a curiosidade como fio condutor para incentivar a imaginação, a prática investigativa como promotora da imaginação e a criação de estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem em química. Além disso, a construção de uma prática pedagógica que favoreça a aprendizagem inclui espaços de diálogos, relações de parcerias e produção de conhecimento que permitam entender as motivações do estudante no contexto da aprendizagem como produção subjetiva.Tese Acesso aberto (Open Access) Os processos imaginativos e a aprendizagem de ciências no contexto de práticas investigativas: o estudo de caso de Pietro(Universidade Federal do Pará, 2021-05-27) NASCIMENTO, Maridalva Costa; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831; https://orcid.org/0000-0003-3396-700XEste estudo apresenta os processos imaginativos de um estudante em um contexto de práticas investigativas. É uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Assume a imaginação enquanto produção de sentidos subjetivos, que pode estar presente nos processos psíquicos humanos, quando configurados subjetivamente, sendo imprescindível para as produções criativas. Tem como objetivo geral, compreender como a imaginação, enquanto produção subjetiva, participa do processo de ensino-aprendizagem discente em ações investigativas de ciências. Isso significou interpretar a configuração subjetiva da ação de aprender do estudante. Foi utilizado como suporte teórico a Teoria da Subjetividade de González Rey, a Epistemologia Qualitativa e o método construtivo-interpretativo desenvolvidos pelo mesmo autor. Para construção da informação foram utilizados os seguintes instrumentos, enquanto recursos da pesquisa: completamento de frases, produção de textos, desenhos, vídeo-gravações, conversas informais, atividade investigativas e entrevistas. As expressões do participante permitiram construir indicadores de sentidos subjetivos e elaborar hipóteses sobre sua configuração subjetiva da ação de aprender. Assim, a interpretação realizada indicou que participam de sua configuração subjetiva da ação de aprender, núcleos de sentidos subjetivos, associados: à participação dos pais nos seus estudos; à sua postura desinibida, participativa, curiosa, responsável, e que não teme se expressar; ao seu desejo de ascender na vida. Os resultados sinalizaram ainda, que valorizar a imaginação do estudante cria condições para reflexões, posicionamentos, questionamentos e para a curiosidade. Isso fica facilitado nas práticas investigativas, nas quais o estudante não recebe o conhecimento pronto, mas precisa pensar como resolver problemas. Nesse contexto, a imaginação está presente na formulação e teste de hipóteses, na interpretação de resultados, e na formulação de novas perguntas, que emergem como produção subjetiva do momento atual, na interação com o professor e com os colegas, relacionada à subjetivação de experiências anteriores. E desse modo, as práticas investigativas deveriam se constituir um recurso pedagógico para a superação de um ensino por transmissão.
