Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Teoria dos campos conceituais"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Sequência didática na perspectiva do campo conceitual aditivo para o ensino e aprendizagem das operações de adição e subtração.
    (Universidade Federal do Pará, 2023-10-03) GONÇALVES, Maria Luciana Souza; SILVA, Renata Lourinho da; http://lattes.cnpq.br/7692379318643297
    Esta pesquisa trata das dificuldades de aprendizagem dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, que envolvem os conceitos e as operações de adição e subtração. Essas dificuldades foram evidenciadas, em sala de aula, bem como, nos resultados das provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) do ano de 2019 na revisão de literatura e na aplicação de uma sequência didática, reforçando, assim, a problemática sobre o ensino de adição e subtração nos anos iniciais do ensino fundamental. Com isso, o objetivo é estruturar uma Sequência Didática na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais para o ensino e aprendizagem dos conceitos e operações da adição e subtração nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, a estrutura metodológica da pesquisa está ancorada na Engenharia Didática, em que foi identificado em dois livros didáticos que pouco exploram as categorias de problemas do campo aditivo designadas por Vergnaud. Deste modo, apresentamos como produto educacional um livro paradidático como um modelo de sequência didática que explora estudos dos conceitos de adição e subtração, bem como, as operações a partir da perspectiva do campo conceitual aditivo de Vergnaud.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA