Navegando por Assunto "Teoria feminista"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) As mulheres existem: teoria feminista, estudos de gênero e história das mulheres na formação de professores de História(Universidade Federal do Pará, 2021-12-15) COSTA, Camila Frota da; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259Essa dissertação analisa a formação de professoras(es) de história, tendo em vista a abordagem de teorias feministas, história das mulheres e estudos de gênero, temas que preparariam a(o) professora(o) para o espaço escolar, permeado pela diversidade de arranjos familiares, gênero, orientação sexual, raça e classe. Os Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pará, campus Ananindeua e Belém, são as principais fontes desta pesquisa, utilizadas para avaliar se existe o compromisso em superar o modelo de ensino baseado em uma visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina da história. A formação docente é um campo em que se faz necessária uma revisão, principalmente após os ataques de movimentos conservadores direcionados a escola, as(os) professoras(es) precisam ser preparadas(os) para driblar o cerceamento e proporcionar uma educação inclusiva e emancipatória. Entre esses movimentos, destaca-se o Escola Sem Partido, que cada vez mais tem ganhado espaço em meio ao cenário político do país, sendo a BNCC um exemplo do êxito alcançado por eles, uma vez que o documento foi esvaziado de conteúdos sobre gênero, diversidade e sexualidade. Uma proposta de intervenção foi elaborada a partir da disciplina de América Pré-Colombiana, em que o plano de ensino foi estruturado de forma a privilegiar autoras e obras feministas. As aulas ministradas ao longo desta disciplina foram objeto de análise da pesquisa. O produto desta dissertação se apresenta na dimensão propositiva, consiste em uma coletânea de podcasts sobre ensino de história, feminismo e história das mulheres, tendo como público alvo professora(es) de história dispostas(os) a repensar a prática docente a partir desses temas.
