Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Textbooks"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Análise das atividades propostas em livros de língua portuguesa do 9° ano do ensino fundamental: estudo com base na linguística aplicada
    (Universidade Federal do Pará, 2019-12) MORAES, Benedito Júlio; COSTA, Naír Miranda da; SÁ, Talita Rodrigues de
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar atividades que compõe o livro didático de Língua portuguesa, buscando verificar se a elaboração das mesmas é feita com base nos conceitos de Linguística Aplicada. A metodologia está pautada na revisão bibliográfica sobre o tema, visto que ela permite a observação de aspectos conceituais, de conteúdo e de relevância da produção, bem como dos padrões da construção científica e das considerações pertinentes à investigação e pesquisa documental em livros didáticos de Língua Portuguesa do 9° ano do ensino fundamental. A seleção dos livros didáticos foi feita com base nos seguintes critérios: estruturação, bases teóricas, relevância do conteúdo. A análise das obras nos permite concluir que a oportunidade de conhecer e comparar a estrutura que compõe os livros didáticos, amparados pela Linguística Aplicada, possibilita-nos tecer reflexões quanto às concepções linguísticas que são importantes ao processo de construção e organização do livro didático.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Geração espontânea e evolução química gradual em livros didáticos do ensino fundamental
    (Universidade Federal de Mato Grosso, 2020-12) PANTOJA, Ana Laura Pureza; VIEIRA, Eduardo Paiva de Ponte
    Origem da Vida, enquanto conteúdo curricular, constitui uma temática de natureza controversa. Conhecimentos de várias áreas sustentam diversas hipóteses e cenários plausíveis para explicar como a vida se originou na Terra, abrindo espaço para os conflitos que existem nesse âmbito, além de expressar características da natureza do conhecimento científico. É nessa perspectiva que essa abordagem pode ser vinculada com a História e Filosofia da Ciência (HFC), para que não sejam reforçadas visões de Ciência que remetam à linearidade da construção do conhecimento e à ausência de conflitos. A Análise do Discurso, proposta nos trabalhos de Michel Foucault, pode ser utilizada como dispositivo analítico para pensar a abordagem de História e Filosofia da Ciência preconizada em livros didáticos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo circunscrever qual(is) discurso(s) circula(m) sobre as teorias movimentadas no conteúdo escolar “Origem da Vida”, estritamente em relação às teorias da geração espontânea e da evolução química gradual, em livros didáticos de Ciências do 7º ano do Ensino Fundamental. A análise indica que as Teorias da Evolução Química Gradual e da Geração Espontânea são recorrentes nos livros didáticos, com uma vertente historiográfica positivista, compondo enunciados que estabelecem as possibilidades de circulação e de legitimação do conhecimento científico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Origem da vida: discursos em livros didáticos do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Pará, 2020-06-10) PANTOJA, Ana Laura Pureza; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes; http://lattes.cnpq.br/2902323640527915; https://orcid.org/0000-0003-1641-7014
    A “Origem da Vida”, enquanto conteúdo curricular, constitui-se como uma temática controversa. Informações provenientes de várias áreas sustentam diversas hipóteses e cenários plausíveis para explicar como a vida se originou na Terra, possibilitando múltiplos conflitos e que, invariavelmente, apresentam características relacionadas com a natureza do conhecimento científico. É nessa perspectiva que a abordagem pode ser vinculada com a História e Filosofia da Ciência (HFC) para que não sejam reforçadas visões de Ciência que remetam a linearidade da construção do conhecimento e ausência de conflitos. A análise do discurso proposta e desenvolvida por Michel Foucault em seus trabalhos, apresenta pressupostos teóricos que podem ser utilizados como dispositivo analítico para pensar a produção e abordagem da HFC em livros didáticos do ensino básico. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo visualizar qual(is) discurso(s) circula(m) sobre o tema Origem da Vida, enquanto conteúdo curricular nos livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental. A análise empreendida indica que a Teoria da Química Prebiótica; a Geração Espontânea; a Panspermia Cósmica e a Astrobiologia são recorrentes nos livros didáticos com uma vertente historiográfica positivista, compondo enunciados que estabelecem as possibilidades de circulação e legitimação do conhecimento científico, ainda que algumas explicações permaneçam em produção e não legitimadas nas comunidades cientificas hegemônicas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2026 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA