Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Time"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Dicionário privativo
    (Universidade Federal do Pará, 2017-12) GOMES, Álvaro Cardoso
    Pretendemos analisar, neste artigo, como o poeta português Albano estrutura seu último livro, Pequeno Dicionário Privativo, seguido de Um Punhado de Areia, como um autêntico dicionário, compondo verbetes poéticos. O método empregado é o de análise de poemas, com apoio teórico, visando a detectar como esta construção singular serve não só para revelar a presença obsedante da morte e do tempo, como também os meios para combatê-los, através do culto do Erotismo, da Beleza e da Natureza.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    O espaço do mar e o tempo da pesca: reflexões sobre pesca artesanal na Vila do Castelo/Bragança-PA
    (Universidade Federal do Pará, 2016) SARAIVA, Luis Junior Costa; CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite
    O presente ensaio surge a partir da pesquisa de campo com pescadores artesanais na Vila do Castelo, na cidade de Bragança-PA, no período de junho de 2015 a março de 2016. Nossa intenção foi compreender a relação dos pescadores de camarão na região e o fluxo comercial desse não humano. No decorrer da pesquisa nos defrontamos com outras possibilidades e anseios desses atores sociais e o trabalho foi sendo moldando em seus objetivos conforme nos aproximávamos da realidade da pesca de forma mais ampla, agora não apenas voltada a captura do camarão branco, mas com o anseio de compreender a dinâmica de organização espaço/tempo e também das tensões que envolvem o ambiente da pesca, não apenas em aspectos locais, mas de problemas de cunho nacional, com reflexo direto na vida dos pescadores artesanais. Nessa perspectiva, o presente ensaio enfatizará a dinâmica temporal e espacial dos pescadores que cada vez mais vivenciam os impactos de caráter econômico e politico relacionados a pesca. Assim, nossa aproximação com pescadores artesanais possibilitou momentos de reflexão não apenas sobre a realidade da pesca, mas para questões socioambientais mais amplas no contexto das tensões vivenciadas nas Resex.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    História e cinema: uma leitura iconográfica da modernidade
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06) SILVA, Edinei Pereira da
    O presente artigo tem como escopo tratar o cinema como consequência das transformações proporcionadas pelo desencadeamento da Modernidade. Os elementos constituintes e capturados pelas lentes cinematográficas, além dos grandes e visibilizados fatos já apontados pelos estudos historiográficos, passam pelas relações do cotidiano, aqueles que muitas vezes são geridos pelas forças do controle do Tempo. Este, problematizado aqui como substancia de um capitalismo que se coloca como normatização daquela organicidade. Algumas obras fílmicas foram pensadas para fundamentar o estudo. Como: Metropolis (de Fritz Lang), e Tempos Modernos (de Charles Chaplin). Ambas trazem uma série de questões pertinentes para uma análise à luz daquela conjuntura. Procurei esquadrinhar as cenas que remetiam de forma direta ao Tempo como substância elementar daquela realidade, e suas conjunções ao que implica na alteração e consequência do homem moderno a partir da leitura iconográfica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Tempo e narrativa: interseções entre filosofia e relato de um certo oriente, de Milton Hatoum
    (Universidade Federal do Pará, 2019-10-29) JESUS, Stélio Rafael Azevedo de; CASTILO, Luís Heleno Montoril del; http://lattes.cnpq.br/3519128535996125; https://orcid.org/0000-0002-2507-5346
    Esta dissertação discorre acerca de tempo e narrativa, focando nas interseções entre filosofia Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum. Utiliza a obra Temps et Récits, de Paul Ricoeur, como guia fundamental na análise da díade proposta. Além disso, o caráter fenomenológico do tempo fornece uma chave para um estudo qualitativo da análise do tempo em Relato, ao mesmo tempo um estudo da narrativa, perpassando pela Poética de Aristóteles como elemento importante para o desenvolvimento da noção de tríplice mimese e teoria narrativa, presente na obra teórica em questão. Pensar o fenômeno do tempo e seus aspectos essenciais para a fabulação da escrita é elemento fundamental que resulta na constatação da experiência de escrever a temporalidade. Nesse sentido, a escrita dessa temporalidade em Relato de um certo Oriente refigura a experiência humana no tempo e suas formas de produzir signos e abstrair sentidos, ao transpor ao mundo da linguagem a recriação artística da imagem-tempo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O tempo em grande sertão veredas e a paixão segundo G. H
    (Universidade Federal do Pará, 2019-02-27) PEREIRA, Anderson Luiz Teixeira; HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0928175455054278
    O presente trabalho trata de um estudo interpretativo do tempo em duas obras-primas da Literatura Brasileira Moderna: Grande sertão: veredas (1956), de João Guimarães Rosa, e A paixão segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector. O ponto comum, isto é, a abertura para o possível, originada pela aproximação entre estes dois romances, é a configuração temporal complexa que seus autores desenvolveram em seus textos literários. Nesse sentido, o tempo, a priori, categoria estrutural de toda narrativa, mas também temática recorrente ao mundo ficcional, torna-se a palavra-chave que conduzirá nossa leitura acerca de experiência ficcional vivida e narrada pelos personagens Riobaldo e G.H., respectivos das obras supracitadas. Com base na relação entre modernidade, ficção e tempo — Jauss (1996), Habermas (1998), Berman (1986), Mendilow (1972), Pouillon (1974), Meyerhoff (1976), Ricoeur (2010, v. 2) e Nunes (1992, 1985 e 2008) — será possível desdobrar como o romance rosiano e o clariceano retomam a questão do tempo sob um viés moderno. A literatura moderna, enquanto esfera simbólica de confrontação de discursos teóricos e conceituais, reescreve a tradição do pensamento ocidental por meio de um movimento de escritura que faz da linguagem a sua própria condição para o desenvolvimento da narrativa. Desse modo, o tempo, uma vez repassado à matéria da narrativa — Paula (2010) e Cerqueira (2013) — reorganiza a realidade sui generis do mundo ficcional e nos impõe a necessidade do ato interpretativo. Por fim, Guimarães Rosa e Clarice Lispector, por meio da construção de uma estética moderna que particularizou a experiência ficcional do tempo, podem ser circunscritos num quadro histórico-estético de pensadores e artistas que refletiram sobre a experiência temporal na modernidade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2026 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA