Navegando por Assunto "Total quality management"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão estratégica na manutenção de facility da indústria do varejo(Universidade Federal do Pará, 2019-05-06) COSTA, Pedro Rocha da; CUNHA, Edinaldo José de Sousa; http://lattes.cnpq.br/8714515962963079A globalização do mercado como um todo causa impactos em todos os segmentos do mundo moderno, a competitividade entre os fornecedores de produtos e serviços é o mais relevante e geralmente o que a permeia, são os avanços exponenciais nas áreas de tecnologia e comunicação, sem o devido acompanhamento na mão de obra. Portanto este estudo tem como premissa entender o impacto desse efeito na indústria do varejo e o comportamento dos custos no resultado, sem e com investimentos em equipamentos mais modernos e na gestão estratégica da manutenção do facility e de pessoas, comparando a eficiência e eficácia do antes e após, comparar esses resultados com outros grandes centros do varejo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas de gestão da qualidade e desempenho empresarial nas organizações através do programa de certificação de empresas (PROCEM) do Maranhão(Universidade Federal do Pará, 2020-02-06) MALUF, Rachid Santos; MAGNO, Rui Nelson Otoni; http://lattes.cnpq.br/9017163598972975As organizações buscam se adaptar diariamente ao mercado competitivo adotando estratégias de desenvolvimento e postura de crescimento para tornar-se competitivas. Dentre as estratégias, a otimização de processos por meio de um sistema de gestão eficaz é um diferencial para atrair potenciais clientes e manter os atuais além da redução de custos e ganhos financeiros. O propósito deste estudo foi analisar as práticas estratégicas adotadas e o desempenho empresarial adquiridos nas empresas a partir da busca pelo Programa de Certificação de Empresas. A pesquisa foi realizada de forma quantitativa, sendo aplicado um questionário de 23 perguntas objetivas e 03 perguntas subjetivas complementares a uma amostra de 40 empresas do total populacional de 80 empresas escolhidas por possuírem pelo menos três anos de participação no Programa. O questionário foi enviado por e-mail e por meio de visitas. Os dados coletados foram analisados por meio de tabelas e gráficos. Constatou-se por meio dos resultados obtidos, que após a certificação no PROCEM as empresas melhoraram seu desempenho significativamente, em especial no tocante ao aprimoramento dos processos de produção ou serviço, ao tempo das entregas, o relacionamento com fornecedores, a satisfação de clientes e à integração com outras disciplinas do Programa. Verificou-se que no contexto das empresas entrevistadas, a gestão da qualidade é aplicada como uma das bases de diferenciação, sendo tratada como fonte de vantagem competitiva.
