Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Total quality management"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Gestão estratégica na manutenção de facility da indústria do varejo
    (Universidade Federal do Pará, 2019-05-06) COSTA, Pedro Rocha da; CUNHA, Edinaldo José de Sousa; http://lattes.cnpq.br/8714515962963079
    A globalização do mercado como um todo causa impactos em todos os segmentos do mundo moderno, a competitividade entre os fornecedores de produtos e serviços é o mais relevante e geralmente o que a permeia, são os avanços exponenciais nas áreas de tecnologia e comunicação, sem o devido acompanhamento na mão de obra. Portanto este estudo tem como premissa entender o impacto desse efeito na indústria do varejo e o comportamento dos custos no resultado, sem e com investimentos em equipamentos mais modernos e na gestão estratégica da manutenção do facility e de pessoas, comparando a eficiência e eficácia do antes e após, comparar esses resultados com outros grandes centros do varejo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de gestão da qualidade e desempenho empresarial nas organizações através do programa de certificação de empresas (PROCEM) do Maranhão
    (Universidade Federal do Pará, 2020-02-06) MALUF, Rachid Santos; MAGNO, Rui Nelson Otoni; http://lattes.cnpq.br/9017163598972975
    As organizações buscam se adaptar diariamente ao mercado competitivo adotando estratégias de desenvolvimento e postura de crescimento para tornar-se competitivas. Dentre as estratégias, a otimização de processos por meio de um sistema de gestão eficaz é um diferencial para atrair potenciais clientes e manter os atuais além da redução de custos e ganhos financeiros. O propósito deste estudo foi analisar as práticas estratégicas adotadas e o desempenho empresarial adquiridos nas empresas a partir da busca pelo Programa de Certificação de Empresas. A pesquisa foi realizada de forma quantitativa, sendo aplicado um questionário de 23 perguntas objetivas e 03 perguntas subjetivas complementares a uma amostra de 40 empresas do total populacional de 80 empresas escolhidas por possuírem pelo menos três anos de participação no Programa. O questionário foi enviado por e-mail e por meio de visitas. Os dados coletados foram analisados por meio de tabelas e gráficos. Constatou-se por meio dos resultados obtidos, que após a certificação no PROCEM as empresas melhoraram seu desempenho significativamente, em especial no tocante ao aprimoramento dos processos de produção ou serviço, ao tempo das entregas, o relacionamento com fornecedores, a satisfação de clientes e à integração com outras disciplinas do Programa. Verificou-se que no contexto das empresas entrevistadas, a gestão da qualidade é aplicada como uma das bases de diferenciação, sendo tratada como fonte de vantagem competitiva.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA