Navegando por Assunto "Training of teachers who teach mathematics"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Saberes docentes em movimento: da formação inicial em pedagogia ao ensino da matemática nos anos iniciais da educação básica(Universidade Federal do Pará, 2021-06-18) PRAZERES, Janaína Batista dos; SILVA, Marcos Guilherme Moura; http://lattes.cnpq.br/3278058288104378; https://orcid.org/0000-0003-3589-1897; GONÇALVES, Tadeu Oliver; http://lattes.cnpq.br/6789250569319668; https://orcid.org/0000-0002-2704-5853Nesta pesquisa, abordamos os saberes de professores que ensinam matemática nos anos iniciais da Educação Básica. O estudo teve como objetivo evidenciar os saberes a ensinar e os saberes para ensinar matemática nos anos iniciais produzidos por pedagogos ao relatar sua prática docente. Para isso, estivemos juntos a seis professores do município de Castanhal-PA que lecionavam nos anos iniciais no ano de 2020 e possuíam formação no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Castanhal. Em virtude das medidas restritivas de combate à Covid-19, a aproximação com os professores ocorreu de forma online, utilizando duas plataformas virtuais que possibilitaram a realização de reuniões síncronas entre os pesquisadores e os professores investigados, para assim, viabilizar a produção de informações. De modo individual, realizamos entrevistas semiestruturadas, as quais foram gravadas e posteriormente transcritas. A análise e interpretação das informações foram desenvolvidas a partir da perspectiva da metodologia de natureza qualitativa, utilizando-se da Análise Textual Discursiva (ATD). Os elementos evidenciados possibilitaram a análise a partir de cinco categorias principais: Saberes pessoais, Saberes matemáticos pré-profissionais, Saberes a ensinar matemática, Saberes para ensinar matemática nos anos iniciais, Saberes para a formação, indicando de modo geral que a construção dos saberes a ensinar matemática nos anos iniciais não são estabelecidos de maneira significativa na formação inicial para que seja possível o ingresso do professor em sala de aula. Nesse sentido, os professores compreendem que seria necessária uma abordagem mais próxima à prática do processo de ensino e aprendizagem de matemática. Por isso, os docentes indicam que os saberes a ensinar são distantes dos enfrentamentos encontrados no ambiente escolar e apresentam fragilidades em relação aos conteúdos matemáticos previstos para os anos iniciais. Quanto aos saberes para ensinar matemática, ficou perceptível que os professores produzem a partir das necessidades de superar as fragilidades da formação inicial, e para isso, estudam antecipadamente e desenvolvem materiais próprios de apoio à sua prática. Entendemos ser necessário, ainda, o desenvolvimento de outros estudos que tenham a possibilidade de acompanhar as aulas dos professores e evidenciem os saberes tácitos presentes durante a prática docente.
