Navegando por Assunto "UFRA"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas em contexto universitário: desenvolvimento de um curso de capacitação voltado para docentes do ensino superior(Universidade Federal do Pará, 2021-06-24) LEAL, Djanira de Oliveira; DINIZ, Marcos Monteiro; http://lattes.cnpq.br/7813719832858592Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um curso de capacitação em metodologias ativas voltado para docentes da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O curso, intitulado Metodologias ativas para contextos universitários, corresponde ao produto educacional concebido durante a pesquisa e teve como objeto final a criação de um Desenho Pedagógico (DP) abrangendo toda sua estrutura. Por meio dessa capacitação, buscou-se fomentar, principalmente, o uso de estratégias de ensino pautadas nos princípios das metodologias ativas. A etapa inicial do estudo compreendeu a realização de um diagnóstico do lócus de pesquisa, que possibilitou identificar as características da instituição e sua política de ensino-aprendizagem para, assim, adaptar a capacitação ao contexto institucional. Além disso, foi possível traçar um perfil das metodologias de ensino disponíveis na Universidade, considerando o ponto de vista e as expectativas dos discentes no que se refere às práticas de ensino desenvolvidas na instituição. O diagnóstico realizado na UFRA evidenciou a existência de um ambiente institucional favorável a implementação desse tipo de capacitação. Os resultados obtidos a partir desse estudo possibilitaram, também, a identificação e a formação de uma equipe de professores da Universidade que já utilizavam, em suas aulas, atividades baseadas em métodos ativos, o que resultou no convite para participarem de uma pesquisa-ação voltada para subsidiar a elaboração do DP do curso. A etapa de testagem do produto envolveu a realização de uma experiência piloto, ou seja, a primeira oferta do curso na instituição. A análise dessa experiência preconiza que o desenvolvimento desse tipo de capacitação pode contribuir para auxiliar os docentes a compreenderem melhor o conceito de metodologias ativas e para aperfeiçoarem o processo de planejamento e utilização de métodos ativos em suas aulas. Os dados levantados na testagem do produto também forneceram subsídios para o aprimoramento da proposta de capacitação. Considerando a característica de germinabilidade do produto, pode-se inferir que, com as devidas adaptações, o curso poderá ser aplicado em outros contextos formativos que tenham objetivos similares.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Parceria público privada na Universidade Federal Rural da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2024-05-29) MOTA, Ricelli Cristiana dos Santos; TOMA, Marina Yassuko; http://lattes.cnpq.br/6883396550618718Esta dissertação tem como proposta estudar as Parcerias Público Privada (PPPs) na Universidade Federal Rural da Amazônia. O intuito desta discussão é apresentar as formas pelas quais essas PPPs podem ser estabelecidas, trazendo um aspecto legal, havendo benefícios tanto para a instituição, quanto para a Empresa inserida, principalmente, a satisfação pelos serviços prestados ao público-alvo: os discentes, docentes, técnicos e a comunidade em geral. Neste contexto, o objetivo geral é analisar as PPPs celebradas em uma Instituição Federal de Ensino (IFES) para o seu desenvolvimento finalístico institucional. Os objetivos específicos são: verificar os documentos que tratam da prática de parcerias público-privadas na UFRA, por meio dos contratos e PPPs realizados com a fundação de apoio (FUNPEA); analisar as PPPs celebradas entre a UFRA e as fundações de apoio (FADESP e FUNPEA); e, analisar a percepção dos gestores da Diretoria de Contratos e Convênios da UFRA. Esta pesquisa contribui para a importância em investigar a forma que as PPPs são aplicadas e desenvolvidas com mais eficiência na UFRA, bem como os principais desafios para alavancar a cultura dentro dela, buscando os caminhos para um aumento no número de PPPs firmadas, visando aos benefícios para as empresas, a Universidade e a sociedade. Foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com análise de relatórios e realização de entrevistas com os servidores lotados na Diretoria de Contratos e Convênios da UFRA. Os resultados obtidos nesta pesquisa proporcionam uma visão abrangente sobre o impacto das PPPs no desenvolvimento finalístico da UFRA durante o período de 2012 a 2022. As conclusões destacam o papel significativo das PPPs em diversos aspectos-chave para o crescimento e aprimoramento institucional, tais como os investimentos com construção, reforma e modernização das instalações físicas da instituição, beneficiando diretamente o ambiente de aprendizagem e promovendo uma infraestrutura adequada às necessidades dos estudantes.
