Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Warao indigenous people"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Inovar, criar e narrar: ensino e aprendizagem intercultural Warao
    (Universidade Federal do Pará, 2023-08-25) LAMEIRA, Natália Conceição; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530
    Encontros, afetos, biografias, experiência e criatividade, por meio do ensino da língua Warao, espanhola e portuguesa, reunidas marcam o propósito e o início de uma grande e nova narrativa. No rio de vivências, com a intenção de cumprir com o que havia proposto, decidiu que a dissertação navegaria através de uma metodologia inovadora - a narrativa, de LUCIO (2020) por essa razão o percurso desta investigação ocorreu em uma dimensão composta pelo entrelaçamento da água, personagem ficcional que é o fio condutor e elo, entre a narrativa ficcional e autoral desenvolvida com a discussão proposta a fim de narrar o processo de autobiográfica e de formação, e dentro destas encontram-se a discussão e o diálogo sobre o papel da universidade nas lutas sociais, sua importância na criação de políticas afirmativas, também, o que seria universidade na Pan-amazônia, ensino de línguas, ensino e aprendizagem em ambientes de formação, o que é, para que e como utilizar do ensino intercultural para uma formação que quebra correntes, e se coloca como uma resistência ao apagamento cultural. Um compilado de narrativas de sujeitos, corpos e histórias que ocupam e constituem o espaço universitário e que constituíram com a proposta descrita, mais especificamente na área da linguagem no ensino superior. A pesquisa foi desenvolvida durante o curso de mestrado profissional em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), situando-se na área de pesquisa Inovações Metodológicas do Ensino Superior (INOVAMES). A dissertação contou com o aporte teórico de Viñas (2004) o que é cultura e patrimônio cultural imaterial, experiência de Larrosa (2014), experiência e transformação, e pesquisa narrativa de Clandinin e Connelly (2011). Além de criatividade de Mihaly Csikssentmihalyi (1999) e de Pascale (2005), de educação libertadora de Paulo Freire (1997), gêneros discursivos Bakhtin (1997) linguagem de Bakhtin (1997) e Geraldi (1996), formação de professores no ciberespaço Lévy (2000) entre outros que complementam a narrativa teórica e metodológica desta dissertação. A pesquisadora apenas abriu-se à experiência que a pesquisa narrativa proporciona, e evidenciou o sentimento e as impressões de quem se permitiu tocar e se transformar por meio do processo criativo descrito. Como resultado surgiram produto e subprodutos educacionais que podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem intercultural Warao.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA