Navegando por Assunto "Waters"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) As águas e os ribeirinhos – beirando sua cultura e margeando seus saberes(Universidade Federal do Pará, 2014-08) TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; ELIAS, Lina Gláucia Dantas; VILHENA, Maria de NazaréEste texto é uma reflexão sobre os ‘saberes das águas’ a partir do cotidiano e movimento dos ribeirinhos na dinâmica da Amazônia paraense. Resumidamente trata-se de elucidar os saberes das águas pelas representações dos moradores, seus modos de viver e estar no espaço-tempo dos rios, furos, igarapés e florestas, buscando contribuir para as discussões sobre a Educação Básica do campo no sentido de compreender como esses saberes se inserem na dinâmica educacional de forma a valorizar o desenvolvimento do ‘campo’ a partir das necessidades dos sujeitos ribeirinhos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Para falar de águas: almanaque para o ensino das ciências ambientais(Universidade Federal do Pará, 2024-09-10) NUNES, Elen Rosa dos Reis; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248A água é essencial à vida e apesar de ser um elemento natural renovável, precisa ser considerada um recurso limitado, pois corre o risco de escassez devido a crescente degradação ambiental, que afeta a qualidade de vida nas cidades, como em periferias cuja população enfrenta dificuldade de acesso. Tendo em vista, aprofundar o debate sobre a temática, essa dissertação, apresenta como objetivo geral: a elaboração do almanaque interativo “Águas: um caminho de descobertas”, direcionado aos discentes do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, para o ensino das ciências ambientais no cotidiano escolar. Como objetivos específicos: Debateu-se a relação entre águas e cidade ao longo do tempo; Discutiu-se as principais abordagens teóricas sobre o almanaque como recurso educacional para uma aprendizagem significativa; Analisouse a construção do almanaque em suas etapas, considerando as especificidades dos educandos do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais; Validou-se o almanaque elaborado como produto técnico pedagógico a partir da perspectiva dos educandos, participantes da pesquisa. Considerando o campo ambiental e educacional utilizou-se a metodologia qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva. Como resultado, observou-se que as crianças, que entraram em contato com o almanaque, apresentaram maior interesse sobre o tema água e aprofundaram de forma significativa o debate ambiental. Destaca-se que falar de águas, demanda falar da relação natureza – sociedade e suas problemáticas, como garantia aos direitos humanos, especialmente às crianças, acesso à água potável, saneamento básico, racismo ambiental, dentre outros; essas questões necessitam de um amplo debate para a construção da sustentabilidade, cidadania e solidariedade.
