Navegando por Assunto "Youth and Adult Education"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento na eja sob a ótica discente: problematizando as práticas escolares(Universidade Federal do Pará, 2020-12) MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; FREITAS, Léia Gonçalves deEsta pesquisa problematiza as possíveis dificuldades enfrentadas no percurso formativo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA de uma escola pública no município de Porto Moz – PA, cujo objetivo central foi analisar as prováveis dificuldades encontradas no processo de alfabetização e letramento, a partir da concepção dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa, acrescida de questionário semiestruturado aplicado aos alunos da 2.ª etapa da referida escola, que após analisado evidenciou os seguintes resultados: o processo de alfabetização e o letramento ocorrem desarticulados, evidenciando a existência apenas do primeiro ato, já que esse processo não compreende o mundo sociocultural dos estudantes; estes, por sua vez, percebem a aprendizagem da leitura e da escrita a partir da contextualização das práticas sociais, de modo que o indivíduo se torne, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado. E, embora os estudantes da EJA tenham percepção dessa articulação, reconhecem que na escola, há esforço dos docentes por trabalhar as experiências e as vivências comunitárias e profissionais dos alunos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Da construção do currículo à aprendizagem significativa: a prática docente de geografia na educação de jovens e adultos(Universidade Federal do Pará, 2021-03) SOUZA, Camila Vianna de; SILVA, Tiago Dionísio daO trabalho visa apresentar a realidade do contexto educacional contemporâneo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para compreender os estudantes como sujeitos e objetos no processo de ensinoaprendizagem, ou seja, a realidade, os lugares de vivências, suas rotinas e referências culturais são centralidades deste artigo. Desse modo, os professores podem organizar e planejar o currículo para que a construção do conhecimento tenha sentido e significado na vida dos discentes. A pesquisa também apresenta uma análise da estrutura curricular da disciplina de Geografia na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Duque de Caxias, RJ. As discussões presentes neste artigo apontam para a necessidade da reconfiguração do currículo escolar do referido município, e para a relevância de se trabalhar com os conteúdos a partir das práticas socioespaciais dos discentes, pois assim os estudantes podem se (re) conhecer dentro de sua realidade, possibilitando a aprendizagem significativa e tornando o discente um sujeito do processo didático-pedagógico em Geografia.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A EJA em tempos de pandemia de covid-19: reflexões sobre os direitos e políticas educacionais na Amazônia Bragantina(Universidade Federal do Pará, 2021-03) CUNHA, Alessandra Sampaio; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; COSTA, Nívia Maria VieiraEste trabalho teve como temática a discussão do direito e das políticas educacionais, dando ênfase na Educação de Jovens e Adultos- EJA em tempos de pandemia na Amazônia bragantina. O objetivo da investigação foi analisar o alcance do direito a educação de jovens e adultos diante das políticas educacionais brasileiras e em tempos de pandemia na Amazônia bragantina. A metodologia utilizada preocupou-se em abranger uma abordagem qualitativa, por meio pesquisa documental articulando informações de pareceres e legislações / estatísticas da EJA do município de Bragança-PA, no sentido de cruzar os dados e informações num movimento circular (SAMPIERI, CALLADO E LUCIO, 2013) e qualificar o corpus de análise. Os resultados levantados mostram antigas e novas questões sobre uma Educação de Jovens e Adultos pautadas em políticas compensatórias de diminuições de tempos e conteúdos, de fechamento de turmas, de diminuição do número de matrículas, fechamento dos programas específicos para a EJA, agravado ainda mais em tempos de pandemia em virtude do silenciamento diante garantia do acesso as instituições de ensino ao público desta modalidade de ensino.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Escuta aí!: tem mensagem de WhatsApp no ensino de História(Universidade Federal do Pará, 2024-08-16) NASCIMENTO, Antônio Seabra; COSTA, Renato Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/041373304402073; https://orcid.org/0000-0001-7132-0579O presente trabalho visa demonstrar a possibilidade de se utilizar na sala de aula o aplicativo de mensagens Whatsapp como um importante aliado no aprendizado dos alunos, especialmente um de seus variados recursos: o envio de áudio. Em um mundo cada vez mais tecnológico e virtual, essa possibilidade se converte em necessidade: a escola não pode ficar a margem desse processo, sob pena de ficar ainda mais desinteressante para seu público-alvo. O uso dessas ferramentas é apenas um complemento ao trabalho já realizado pelos professores e professoras das mais variadas disciplinas, pois compreendo que o processo ensino-aprendizagem perpassa, necessariamente, pelo vínculo entre aquele que ensina e aquele que aprende, marcado por afetividade, respeito mútuo e companheirismo. A pesquisa foi realizada com alunos da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos e chama a atenção para que as autoridades, nas três esferas de poder, deem a devida importância para esse segmento historicamente abandonado.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A questão do tema gerador em Paulo Freire: práticas e experimentações em Tracuateua-PA(Universidade Federal do Pará, 2021-03) PINHEIRO, Marcio Fernando Duarte; SILVA, José Bittencourt daObjetiva-se com este texto expor e analisar a implementação prática das ideias de Paulo Freire no âmbito da Educação de Jovens e Adultos no município de Tracuateua, estado do Pará. As bases teóricas e práticas da educação que este intelectual apresentou foram tomadas como referência nas escolas do município de 2009-2015, ainda que ressignificadas e ajustadas à realidade do lugar. A partir de levantamento documental e entrevistas com técnicos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), chegou-se à conclusão de que as ideias de Paulo Freire são essenciais para o percurso formativo dos/as educandos/as de Tracuateua. Por isso, os agentes educacionais locais vêm resistindo às pressões no cenário político atual brasileiro buscado manter o trabalho pedagógico alicerçado na escuta e dialogicidade tão caros ao paradigma freiriano de educação.
