Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10022
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | PERLIN, Sandra Terezinha | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-14T15:08:55Z | - |
dc.date.available | 2015-09-10 | - |
dc.date.available | 2018-06-14T15:08:55Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-26 | - |
dc.identifier.citation | PERLIN, Sandra Terezinha. Teatro da fragilidade: uma cartografia respiratória com o bando de atores independentes e seu espetáculo três. Orientadora: Benedita Afonsos Martins. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10022. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10022 | - |
dc.description.abstract | In the following text, I ppropose a respiratory cartography created with three sections lines: the first building a methodological way with theoretical support in Deleuze-Guattari as perspective to the second section, which is the expression in fragments of memory, a sacred ritual on the construction process of the show Três, the band of independent actors, exercising Teatro da Fragilidade. In the last section, I present the mysteries that make theater, which differ form principles because the Teatro da Fragilidade is not connected to a source, a layer that understands and explains, but a theatrical doing more likely a body without organs, touted by of artists. The methodological path was not constructed, the path takes paired with me, - path and walker mix if shuffle – memory, a sacred ritual Mnemosyne, for the expression of the show Três construction process. The relevance from of the research is to report and understand the mysteries of Teatro da Fragilidade from band rehearsals processes of independent actors, to build a show, and nominat that doing theater in the city of Belém, Pará, Brazil, from the application of the concepts of rhizome of Deleuze-Guattari a linking of dissertation writing whith a rhizomatic writing. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2018-06-14T15:08:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TeatroFragilidadeEspetaculo.pdf: 3973014 bytes, checksum: 98d1be368e01a0a5554ca3f387ad95e5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2018-06-14T15:08:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TeatroFragilidadeEspetaculo.pdf: 3973014 bytes, checksum: 98d1be368e01a0a5554ca3f387ad95e5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-06-14T15:08:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TeatroFragilidadeEspetaculo.pdf: 3973014 bytes, checksum: 98d1be368e01a0a5554ca3f387ad95e5 (MD5) Previous issue date: 2016-06-26 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Teatro - Pará | pt_BR |
dc.subject | Teatro popular | pt_BR |
dc.title | Teatro da fragilidade: uma cartografia respiratória com o bando de atores independentes e seu espetáculo três | pt_BR |
dc.title.alternative | Theater of fragility: a respiratory cartography with the band of independent actors and their show three | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Arte | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MARTINS, Benedita Afonso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6379814397024971 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6136046386737501 | pt_BR |
dc.description.resumo | No texto a seguir, proponho uma cartografia respiratória criada com linhas em três seções: na primeira construo um caminho metodológico com aporte teórico em DeleuzeGuattari como sustentação à segunda seção, que é a expressão em fragmentos de memória, num ritual sagrado, sobre o processo de construção do espetáculo Três, do bando de atores independentes - bando, no exercício do Teatro da Fragilidade. Na última seção, apresento os mistérios desse fazer teatral, que diferem de princípios, porque o Teatro da Fragilidade não está ligado a uma origem, a um estrato, que compreende e explica, mas a um fazer teatral que se constitui como um corpo sem órgãos, agenciado por um bando de artistas. O caminho metodológico não foi construído a priori, o caminho se deu emparelhado comigo, -caminho e caminhante se misturam, se embaralham - de memória, num ritual sagrado à Mnemósine, para a expressão do processo de construção do espetáculo Três. A relevância da pesquisa está em relatar e perceber os mistérios do Teatro da Fragilidade a partir dos processos de ensaios do bando de atores independentes, para a construção de um espetáculo, e nominar esse fazer teatral, na cidade de Belém-Pará-Brasil, a partir da aplicação dos conceitos de rizoma de Deleuze-Guatari numa vinculação da escrita dissertativa com uma escritura rizomática. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_TeatroFragilidadeEspetaculo.pdf | 3,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons