Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Rubens da Silva-
dc.creatorDANTAS, Cleide Furtado Nascimento-
dc.date.accessioned2018-11-08T16:26:39Z-
dc.date.available2018-11-08T16:26:39Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Rubens da Silva; DANTAS, Cleide Furtado Nascimento. O mito da matinta perera e suas formas variantes em Curuçambaba, Bujaru (Pará, Brasil). Boitatá, Londrina, n. 25, p. 242-258, jan./jun. 2018. Disponível em <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10378>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4504pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10378-
dc.description.abstractThe present study focuses on the Matinta Perera, an Amazonian entity endowed with zoomorphic powers and commonly associated with the female gender. In this direction, we intend to analyse this mythical figure in the context of oral narratives that talk about possible "sightings" that occurred in the community of Curuçambaba, which is a rural area of the municipality of Bujaru, in the north-eastern region of the state of Pará, Brazil. At the theoretical level, the study uses a bibliography that incorporates the contributions of Cascudo, Fares and Silva Júnior to contextualize the myth in its different meanings and to help the understanding of what was heard among the local people. In its empirical conception, the study is drawn based on the oral narratives collected in 2015 in the area in focus. According to the narrators, in Curuçambaba there are Matintas living among them, involving situations of "sightings". In general, the narratives collected about the Matinta Perera point to Amazonian representations on gender, old age and poverty transmitted by the gesture of a story narrating that at the same time scares and educates the younger ones, especially in the rural areas of the Paraense’s Amazon.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosana Moreira (rosanapsm@outlook.com) on 2018-11-07T20:21:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_MitoMatintaPerera.pdf: 1001910 bytes, checksum: 618c04e1ecba5aa3a7d06ebd2853bf10 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2018-11-08T16:26:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_MitoMatintaPerera.pdf: 1001910 bytes, checksum: 618c04e1ecba5aa3a7d06ebd2853bf10 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-08T16:26:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_MitoMatintaPerera.pdf: 1001910 bytes, checksum: 618c04e1ecba5aa3a7d06ebd2853bf10 (MD5) Previous issue date: 2018-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofBoitatápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/35139/24491%3Ept_BR
dc.subjectMitos amazônicospt_BR
dc.subjectMatinta Pererapt_BR
dc.subjectLendas - Bujaru (PA)pt_BR
dc.titleO mito da matinta perera e suas formas variantes em Curuçambaba, Bujaru (Pará, Brasil)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1179934046983248pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0469243281907609pt_BR
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue25pt_BR
dc.citation.spage242pt_BR
dcterms.citation.epage258pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como foco a Matinta Perera, ente amazônico dotado de poderes zoomórficos e comumente associado ao gênero feminino. Nessa direção, pretende-se analisar essa figura mítica no contexto das narrativas orais que falam sobre possíveis “avistamentos” ocorridos na comunidade de Curuçambaba, área rural do município de Bujaru, região Nordeste do Estado do Pará, Brasil. No plano teórico, o estudo mobiliza uma bibliografia que incorpora as contribuições de Cascudo, Fares e Silva Júnior para contextualizar o mito em seus diferentes significados e auxiliar a compreensão do que foi ouvido entre os locais. Em sua concepção empírica, o estudo é desenhado com base nas narrativas orais recolhidas em 2015 na área em foco. Segundo os narradores, em Curuçambaba existem matintas vivendo entre eles, envolvendo situações de “avistamentos”. De um modo geral, as narrativas recolhidas sobre a Matinta Perera apontam para representações amazônicas sobre gênero, velhice e pobreza transmitidas pelo gesto de narrar uma história que, ao mesmo tempo, assusta e educa os mais jovens, sobretudo nas áreas rurais da Amazônia paraense.pt_BR
dc.description.affiliationFERREIRA, R. S. Dr. Docente da Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Biblioteconomiapt_BR
dc.description.affiliationDANTAS, C. F. N. Bibliotecária da Universidade Federal do Pará, Biblioteca Centralpt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FABIB/ICSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_MitoMatintaPerera.pdf978,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons