Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10743
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorPEDROSO, Luis Marcelo de Araújo-
dc.date.accessioned2019-03-11T20:13:20Z-
dc.date.available2019-03-11-
dc.date.available2019-03-11T20:13:20Z-
dc.date.issued2018-03-26-
dc.identifier.citationPEDROSO, Luis Marcelo de Araújo. Novas tecnologias e livro didático da EJA: uma abordagem pedagógica por meio do gênero propaganda . 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10743>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10743-
dc.description.abstractThis work sought to propose a pedagogical approach, using the advertising genre, considering the use of NICTs and a relationship with the EJA Didactic Book (3rd stage), of a public school in the outskirts of Belém. relationship occurred in the learning of the reading and writing competence in the teaching-learning process of the students. Thus, it was important to describe the EJA, the textbook, NTICs, proposal for action and observation in the proposed activities. For the study of the mother tongue, use the language of gender, analyze its structure, verbal / nonverbal language and as predominant language functions. It was argued that the appropriation of technological shoes would broaden the knowledges and orientation of students of the moment for the practical purpose. A literature used as authors such as, Souza (1998), Bakhtin (2003), Menegassi (2005) and Koch (2015). The work also revealed that, although it was used, NICTs in conjunction with LDs for Portuguese language teaching still exist in the challenges for the most effective development of this type of referral. This is justified because there are teachers who are not well prepared and interested in working with the new technologies. In addition, many schools do not offer a suitable structure for this type of work in the function of low investment in the area. On the other hand, students are very receptive to NICTs. They escape, learn and adhere to their learning, especially in the activities that enhance the relationship with their possibilities of articulation with the labor market (formal and informal) and subsistence.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Coelho (rejanecoelho@ufpa.br) on 2019-03-11T20:12:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_NovasTecnologiasLivros.pdf: 4916925 bytes, checksum: 5f65b04a4128263e73bbc420922b35f5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Coelho (rejanecoelho@ufpa.br) on 2019-03-11T20:13:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_NovasTecnologiasLivros.pdf: 4916925 bytes, checksum: 5f65b04a4128263e73bbc420922b35f5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-11T20:13:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_NovasTecnologiasLivros.pdf: 4916925 bytes, checksum: 5f65b04a4128263e73bbc420922b35f5 (MD5) Previous issue date: 2018-03-26en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleNovas tecnologias e livro didáticos da EJA: uma abordagem pedagógica por meio do gênero propagandapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6329405040653270pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6329405040653270pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou propor uma abordagem pedagógica, por meio do gênero propaganda, considerando o uso das NTICs e a sua relação com o Livro Didático da EJA (3ª etapa), de uma escola pública da periferia de Belém. Buscou-se entender como essa relação ocorria em prol do desenvolvimento da competência leitora e escrita no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Desta forma, foi importante traçar uma breve descrição da EJA, do livro didático, NTICs, bem como do percurso metodológico adotado (pesquisa-ação e observação participante) na proposta de atividades. Para o estudo da língua materna, utilizou-se o gênero propaganda, analisando sua estrutura, linguagem verbal/não verbal e as funções da linguagem predominantes. Defendeu-se que a apropriação de ferramentas tecnológicas ampliaria os saberes e perspectivas dos alunos de alcançarem um fim prático. A literatura utilizada no trabalho teve como referência autores como, Souza (1998), Bakhtin (2003), Menegassi (2005) e Koch (2015). O trabalho pôde revelar que, apesar de ser possível desenvolver atividades utilizando as NTICs conjuntamente com os LDs para o ensino de Língua Portuguesa, ainda existem inúmeros desafios para o desenvolvimento mais efetivo desse tipo de encaminhamento. Isso se justifica tendo em vista que há docentes que não estão bem preparados e com interesse em trabalhar com as novas tecnologias. Além disso, muitas escolas não possuem estrutura adequada para este tipo de trabalho em função do baixo investimento na área. Por outro lado, os alunos são bem receptivos às NTICs. Eles conseguem, interagir e avançar em suas aprendizagens, em especial, nas atividades que potencializavam relação com as suas possibilidades de articulação com o mercado de trabalho (formal e informa) e subsistência.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaTEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLINGUAGENS E LETRAMENTOSpt_BR
dc.description.affiliationTribunal de Justiça do Estado do Parápt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_NovasTecnologiasLivros.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons