Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10892
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 9-mar-2018
Autor(es): MIRANDA, Andre Luis Ferreira
Primer Orientador: FERREIRA, Benedito de Jesus Pinheiro
Título : Organização do trabalho pedagógico da disciplina Educação Física na Escola de Aplicação da UFPA-EAUFPA
Citación : MIRANDA, Andre Luis Ferreira. Organização do trabalho pedagógico da disciplina Educação Física na Escola de Aplicação da UFPA-EAUFPA. Orientador: Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10892. Acesso em:.
Resumen: Este trabalho tem por objetivo central analisar a função social da disciplina Educação Física enquanto processo de formação humana na Escola de Aplicação da UFPA – EAUFPA. Nesse sentido, apresenta-se como problema de pesquisa: qual função social a disciplina Educação Física vem assumindo no processo de formação humana promovida pela Escola de Aplicação da UFPA – EAUFPA? Para tanto, esta pesquisa se referencia por uma aproximação ao método teórico materialista histórico-dialético pertencente à tradição marxista, por compreendermos que a análise e produção do conhecimento se dá pela dialética interpretação das inúmeras determinações que se apresentam ao objeto na realidade concreta. Como procedimentos metodológicos, realizou-se a análise dos documentos oficiais que orientam a prática pedagógica do professor de Educação Física na Escola de Aplicação. Para a coleta dos dados empíricos, foi utilizado a aplicação de questionário e entrevista de caráter semiestruturado com 8 (oito) docentes, valendo-se da análise qualitativa de caráter crítico-dialético. Como primeiros resultados, observamos uma ausência no diálogo pedagógico entre o perfil curricular e planos individuais de trabalho. Acerca do conteúdo dos questionários e das entrevistas, percebem-se ricas e propositivas experiências formativas sendo desenvolvidas no trabalho pedagógico pelos professores. No entanto, enquanto coletivo, destacou-se a carência de uma unidade teórico-metodológica, coletiva e sistematizada, no processo escolarização da disciplina Educação Física. Conclui-se, que a função da disciplina Educação Física na Escola de Aplicação se posiciona na possibilidade de uma formação crítica e propositiva, contribuindo, assim, para a formação superadora dos indivíduos.
Resumen : This work aims to analyze the social function of Physical Education as a process of human formation in the School of Application of UFPA - EAUFPA. In this sense, it is presented as a research problem: what social function has the Physical Education discipline been assuming in the process of human formation promoted by the School of Application of UFPA - EAUFPA? For this, this research is referred to by an approximation to the dialectical historical materialist theoretical method belonging to the Marxist tradition, because we understand that the analysis and production of knowledge is given by the dialectical interpretation of the numerous determinations that are presented to the object in the concrete reality. As methodological procedures, the official documents that guide the pedagogical practice of the Physical Education teacher in the school were analyzed. For the collection of empirical data, a questionnaire and semi-structured interview with 8 (eight) teaching staff were used, using a qualitative analysis of a critical-dialectical character. As a first result, we observed an absence in the pedagogical dialogue between curricular profile and individual work plans. Regarding the content of the questionnaires and the interviews, we can perceive rich and propositive formative experiences being developed in the pedagogical work by the teachers. However, as a collective, it was highlighted the lack of a methodological unit, unique and systematized, in the schooling process of the discipline Physical Education. It is concluded that the function of the Physical Education discipline in the School of Application is positioned in the possibility of a critical formation, thus contributing to the overcoming formation of individuals.
Palabras clave : Educação física escolar
Organização do trabalho pedagógico
Função social
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_OrganizacaoTrabalhoPedagogico.pdf866,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons