Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBOSA, Cleuma de Melo-
dc.date.accessioned2019-04-08T20:31:52Z-
dc.date.available2019-04-08T20:31:52Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.citationBARBOSA, Cleuma de Melo. O ensino de filosofia e a formação do ser-sujeito-criança na educação de Paulo Freire. Orientador: Damião Bezerra Oliveira. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10906. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10906-
dc.description.provenanceSubmitted by Rosana Moreira (rosanapsm@outlook.com) on 2018-07-27T19:43:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EnsinoFilosofiaFormacao.pdf: 1155491 bytes, checksum: 0e250dc55b002fc0dd55c8b6c0d89e74 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br), reason: on 2018-08-27T17:41:20Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Rosana Moreira (rosanapsm@outlook.com) on 2018-08-28T16:59:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EnsinoFilosofiaFormacao.pdf: 1155491 bytes, checksum: 0e250dc55b002fc0dd55c8b6c0d89e74 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2019-04-08T20:31:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EnsinoFilosofiaFormacao.pdf: 1155491 bytes, checksum: 0e250dc55b002fc0dd55c8b6c0d89e74 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-08T20:31:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EnsinoFilosofiaFormacao.pdf: 1155491 bytes, checksum: 0e250dc55b002fc0dd55c8b6c0d89e74 (MD5) Previous issue date: 2018-02-27en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectSer-sujeito-criançapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectFilosofia com criançaspt_BR
dc.subjectGrupo de Estudo e Trabalho em Educação Freireana e Filosofiapt_BR
dc.subjectNúcleo de Educação Popular Paulo Freirept_BR
dc.titleO ensino de filosofia e a formação do ser-sujeito-criança na educação de Paulo Freirept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Damião Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0351310423782928pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0351310423782928pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar como educadores do GETEFF (Grupo de Estudo e Trabalho em Educação Freireana e Filosofia) vinculado ao NEP (Núcleo de Educação Popular Paulo Freire) desenvolvem a formação do ser-sujeito-criança no ensino de filosofia com crianças em escolas públicas de Belém. Além deste, buscamos (a) analisar diferentes posições teóricas que fundamentam a práxis de Paulo Freire e como elas contribuem para se pensar a formação do ser-sujeito-criança; (b) compreender a teoria de Paulo Freire e como ele apresenta a concepção de sujeito e sua relação com a educação e as crianças; (c) identificar nas ações pedagógicas utilizadas no ensino de filosofia com crianças como se abrange a formação do ser-sujeito-criança. Para impetrar estes objetivos, os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa de abordagem qualitativa, tomando como lócus, o NEP e uma escola pública de Belém. Os seres-sujeitos abrangidos foram educadores freireanos do GETEFF, os quais tomaram parte das entrevistas dialogadas sendo que estas foram sistematizadas a partir da compreensão da técnica de categorização da análise de conteúdo; conseguimos realizar levantamento bibliográfico e análise das obras de Freire, principalmente as partes que fazem referência em suma ao sujeito e em particular à infância e criança. Fizemos levantamento documental, dando evidência para os planejamentos, relatórios, artigos e livros elaborados por educadores atuantes no GETEFF. Os resultados da pesquisa dimensionam a importância da atuação das educadoras e educadores populares na práxis do ensino de filosofia com crianças principalmente no que concerne a pensar e repensar o sujeito criança que está em processo de formação.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.resumenEl objetivo de esta investigación es Analizar cómo los educadores del GETEFF (Grupo de Estudios y Trabalho en Educación Freireana y Filosofía) añadidos a NEP (Núcleo de Educación Popular Paulo Freire) desarrollan la formación del ser-sujeto-niño en la enseñanza de filosofía con niños en escuelas públicas de Belém. Además de este, buscamos(a) analizar diferentes puntos de vista teóricos que fundamentan la praxis de Paulo Freire y como contribuyen a pensar la formación del ser-sujeto-niño; (b) comprender la teoría de Paulo Freire y como él presenta la concepción de sujeto y su relación con la educación y los niños; (c) identificar en las acciones pedagógicas utilizadas en la enseñanza de filosofía con niños como se abarca la formación del ser-sujeto-niño. Para lograr los objetivos, en el presente trabajo fueran realizados los seguintes procedimientos: investigación cualitativa, teniendo como locus de investigación el NEP y una escuela pública de la ciudad de Belém. Los sujetos abarcados fueran los educadores freireanos del GETEFF, que tomaron parte de las entrevistas por medio de diálogos y se sistematizaron a partir de la comprensión de la técnica de categorización del análisis de contenido; hemos hecho levantamiento bibliográfico y análisis de las obras de Freire, principalmente las partes que hacen referencia en suma al sujeto y en particular a la niñez y el niño. Hemos hecho levantamiento documental, dando evidencia para los planes, informes, artículos y libros elaborados por educadores actuantes en el GETEFF. Los resultados de la investigación dimensionan la importancia de la actuación de las educadoras y educadores populares en la praxis de la enseñanza de filosofía con niños principalmente en lo que concierne a pensar y repensar al sujeto niño que está en proceso de formación.pt_BR
dc.subject.linhadepesquisaEDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADEpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EnsinoFilosofiaFormacao.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons