Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10948
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorPEREIRA, José Carlos de Souza-
dc.creatorSILVA, Francisco Hermes Santos da-
dc.creatorNUNES, José Messildo Viana-
dc.date.accessioned2019-04-10T19:22:47Z-
dc.date.available2019-04-10T19:22:47Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.citationPEREIRA, José Carlos de Souza; SILVA, Francisco Hermes Santos da; NUNES, José Messildo Viana. Análise de narrativas praxeológicas de conexões entre aritmética e álgebra. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 13, n. 27, p. 87-106, set. 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10948. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2317-5125pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10948-
dc.description.abstractThis article is the product of an autobiographical narrative study, which shows an analysis of the praxeologies of the first author, in the context of his professional development as a mathematics teacher. The focus of the analysis is on the various praxeological conflicts that the author experienced during the elaboration and application in the classroom of a didactical proposal for the teaching of polynomial operations in the 7th grade of primary school. In order to analyse his own praxeologies using the didactical proposal he elaborated, the author used Yves Chevallard’s Anthropological Theory of the Didactical (ATD) as the main theoretical reference. The results demonstrated that the personal relations of the first author involved ostensive and non-ostensive types of objects and different tasks and techniques that were either present or not in the didactical proposal he elaborated, revealing past and present praxeologies which composed several different moments of his professional development as a mathematics teacher.en
dc.description.provenanceSubmitted by João Paulo Pastana Neves (joaopastana@ufpa.br) on 2019-04-10T19:22:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_AnaliseNarrativasPraxeologicas.pdf: 592551 bytes, checksum: 285cab705bd86cd024e0c7332d305972 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by João Paulo Pastana Neves (joaopastana@ufpa.br) on 2019-04-10T19:22:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_AnaliseNarrativasPraxeologicas.pdf: 592551 bytes, checksum: 285cab705bd86cd024e0c7332d305972 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-10T19:22:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_AnaliseNarrativasPraxeologicas.pdf: 592551 bytes, checksum: 285cab705bd86cd024e0c7332d305972 (MD5) Previous issue date: 2017-09en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofAmazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4228/4551pt_BR
dc.subjectNarrativa autobiográficapt_BR
dc.subjectAritmética e álgebrapt_BR
dc.subjectTeoria antropológica do didáticopt_BR
dc.subjectObjetos ostensivos e não ostensivospt_BR
dc.subjectAnálise praxeológicapt_BR
dc.subjectAutobiographical narrativeen
dc.subjectArithmetic and algebraen
dc.subjectAnthropological theory of the didacticalen
dc.subjectOstensive and non-ostensive objectsen
dc.subjectPraxeological analysisen
dc.titleAnálise de narrativas praxeológicas de conexões entre aritmética e álgebrapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of Praxeological Narratives of Connections between Arithmetic and Algebraen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8936346019682861pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912906225739008pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5188612973174798pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i27.4228pt_BR
dc.description.resumoEste artigo é produto de uma pesquisa narrativa autobiográfica que expõe a análise das praxeologias do primeiro autor, no contexto do seu desenvolvimento profissional, como professor de matemática. O foco da análise recai sobre os diversos conflitos praxeológicos que esse vivenciou durante a elaboração e aplicação, em sala de aula, de uma proposta didática para ensinar operações polinomiais na sétima série (oitavo ano) do Ensino Fundamental. Para analisar suas próprias praxeologias a partir da proposta didática que elaborou, esse assumiu a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard como referencial teórico principal. Os resultados apontam que as relações pessoais do primeiro autor envolveram tipos de objetos ostensivos e não ostensivos, e tipos de tarefas e técnicas presentes ou não na proposta didática que ele elaborou, revelando as praxeologias passadas e presentes, que compunham os diversos momentos de seu desenvolvimento profissional como professor de matemática.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Pará-
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4797-0023-
Aparece en las colecciones: Artigos - Amaz RECM/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_AnaliseNarrativasPraxeologicas.pdf578,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons