Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de-
dc.creatorSILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da-
dc.date.accessioned2019-04-10T21:24:29Z-
dc.date.available2019-04-10T21:24:29Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Etnofísica e linguagem. Amazônia: Revista de Educação em Ciência e Matemática, Belém, v. 12, n. 23, p. 103-117, jul./dez. 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10951. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2317-5125pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10951-
dc.description.abstractEthnophysics Knowledge relates to a special class of workers: the craft masters, that is, professionals who have extensive expertise in mobilizing scientific knowledge in fundamentally practical occupations. Our interest is in canoes builders. One question to answer is: how they use language to express their knowledge in science and math? The objective is to investigate the relationship between language and ethnophysics know in the context of building canoes. Specifically we intend: to investigate how the canoes builders express their knowledge about the concept of buoyancy; relate this knowledge to what is learned in textbooks and propose educational guidelines intended to use the ethnophysics in the classroom. We did an ethnographic case study with structured interview a master of a municipality from Pará-Brasil. Initial results show that he uses in his practice the same physical principles of density and buoyancy that would use an engineer or teacher to think about buoyancy; however, the language games mentioned in the interview seem to "mask" the scientific techniques developed in the practice of their craft.en
dc.description.provenanceSubmitted by João Paulo Pastana Neves (joaopastana@ufpa.br) on 2019-04-10T21:24:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_EtnofísicaELinguagem.pdf: 407095 bytes, checksum: d996b314871158944750ffe22cd73cdb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by João Paulo Pastana Neves (joaopastana@ufpa.br) on 2019-04-10T21:24:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_EtnofísicaELinguagem.pdf: 407095 bytes, checksum: d996b314871158944750ffe22cd73cdb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-10T21:24:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_EtnofísicaELinguagem.pdf: 407095 bytes, checksum: d996b314871158944750ffe22cd73cdb (MD5) Previous issue date: 2015-12en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofAmazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2498/2766pt_BR
dc.subjectEtnofísicapt_BR
dc.subjectJogos de linguagempt_BR
dc.subjectFlutuabilidadept_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleEtnofísica e linguagempt_BR
dc.title.alternativeEthnophysics and languagept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8585311639613120pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3588315106445865pt_BR
dc.citation.volume12-
dc.citation.issue23-
dc.citation.spage103-
dcterms.citation.epage117-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i23.2498pt_BR
dc.description.resumoO saber etnofísico relaciona-se a uma classe especial de trabalhadores: os mestres de ofício, ou seja, profissionais que possuem larga expertise em mobilizar saberes científicos em ocupações fundamentalmente práticas. Nosso interesse recai sobre os construtores de canoas. Uma pergunta a responder é: como o construtor de canoas usa a linguagem para expressar seus saberes em ciências e matemática? Assim, o objetivo é investigar a relação entre linguagem e saber etnofísico no contexto da construção de canoas. Especificamente intencionamos: investigar de que maneira os construtores de canoas expressam seus saberes sobre o conceito de flutuabilidade; relacionar esses saberes ao que se aprende nos livros didáticos e propor orientações pedagógicas que visem o uso da Etnofísica em sala de aula. Fizemos um estudo de caso etnográfico com utilização de entrevista estruturada a um mestre de um município no interior paraense. Os resultados iniciais evidenciam que ele usa em sua prática os mesmos princípios físicos sobre densidade e empuxo que usaria um engenheiro ou professor para pensar sobre flutuabilidade; contudo, os jogos de linguagem evocados no momento da entrevista parecem “mascarar” a cientificidade das técnicas desenvolvidas na prática de seu ofício.pt_BR
dc.description.affiliationSILVEIRA, M. R. A. Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Amaz RECM/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EtnofisicaLinguagem.pdf397,55 kBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons