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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11017
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 9-Nov-2018 |
Autor(es): | GOMES, Sacha Emmanuelle de Sousa |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | FAIRCHILD, Thomas Massao |
Título: | A dinâmica discursiva no jornal escolar: a negociação de vozes em práticas de uso real da língua |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | GOMES, Sacha Emmanuelle de Sousa Gomes. A dinâmica discursiva no jornal escolar: a negociação de vozes em práticas de uso real da língua. 2018. 122 [1] f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11017. Acesso em:. |
Resumo: | Nesta pesquisa, a partir de uma intervenção de pesquisa que visou o ensino de escrita para um jornal escolar, analisamos 11 textos jornalísticos escritos por alunos do 9º ano de uma escola estadual. Isso aconteceu depois de termos observado que as críticas que os discentes faziam em relação à escola não tinham espaço nos textos que escreviam nas aulas. Como forma de atender a esses dizeres não ouvidos, vimos a necessidade de investigar como os alunos, ao escreverem para o jornal escolar pensavam as experiências escolares e como incorporavam a palavra do outro, como a dos entrevistados, em seus textos. Pautamo-nos pela seguinte pergunta de pesquisa: como o aluno ao planejar e organizar as ideias, pesquisas e entrevistas, elabora construções textuais que incluem sua voz e a voz do outro no texto do jornal escolar? Tivemos como objetivo geral criar por meio de um jornal escolar um espaço para que o aluno use a palavra em práticas de uso reais da língua. Buscamos nos objetivos específicos: i) “Devolver a palavra” ao aluno tal como na expressão de Geraldi, para quem o texto deve ser construído com base em uma escrita real na qual o leitor do texto não seja apenas o professor, ii) Discutir como os alunos constroem pontos de vista sobre as situações vividas no espaço escolar e iii) Ensinar estratégias de gerenciamento de vozes tendo como base a intenção a ser alcançada, iv) Analisar os mecanismos linguísticos utilizados para a introdução da palavra do outro e negociação de vozes surgidas a partir do ensino do gerenciamento das vozes presentes no texto por intermédio de uma proposta de intervenção. Esta é uma pesquisa-ação que compreende uma perspectiva social da escola e outra que é a perspectiva discursiva da linguagem. Para a construção da primeira tomamos como base os teóricos Soares (2017), Geraldi (1993) e Apple (1995). Para a segunda, baseamo-nos nos teóricos Pêcheux (2014), Maingueneau (2014) e Authier-Révuz (2004). A metodologia de nossa intervenção incluiu a criação de um jornal escolar chamado “Jornal Tipití”, a instauração de práticas de escrita de textos para esse jornal, como a leitura e reescrita contínuas, às vezes em caráter voluntário. Em sala de aula, realizamos atividades voltadas para o ensino das formas de inclusão das palavras do outro no discurso que partiram da leitura de um texto, dando conta das interferências reais surgidas a partir dele. Os resultados mostraram que o texto escrito para o jornal escolar provocou diversas polêmicas na escola e a compreensão da inserção da voz do outro no texto contribuiu para um ensino e aprendizagem de escrita mais reflexivos no que diz respeito à intenção do texto escrito no Ensino Fundamental. |
Abstract: | This research examined 11 journalistic texts written by students in the ninth grade of a State school after we noticed that the criticism that the students were against the school had no room in writing in class. As a way to meet these say no ears, we saw the need to investigate how students, to write for the school newspaper thought the school experiences and as incorporated the word of another, such as the respondents, in their texts. We in the following research question: how student to plan and organize the ideas, research and interviews, textual constructions that include your voice and the voice of the other in the text of the school paper? We had as general objective to create through a school newspaper space for the student to use the word in actual language use practices. We seek specific objectives: i) "Return the word" students as in the expression of Geraldi, for whom the text must be built based in a real script in which the reader of the text is not just the teacher, ii) Discuss how students construct views on the situations experienced in the school space and iii) teach voices management strategies based on the intention to be achieved , iv) analyze the linguistic mechanisms used for the introduction of the word on the other and negotiation of voices that have emerged from the teaching of management of voices present in the text by means of a motion for intervention. This is a research-action which comprises a social vision of the school and another that is the perspective of discursive language. For the construction of the first take as a basis the theorists Soares (2017), Geraldi (1993) and Apple (1995). For the second, we in theoretical us Pêcheux (2014), Maingueneau (2014) and Authier-Révuz (2004). The methodology of our intervention included the creation of a school newspaper called "Tipití", the introduction of writing texts for this newspaper, as reading and continuous rewriting, sometimes in voluntary character. In the classroom, we carry out activities aimed at teaching the ways for the inclusion of the other words in the speech left the reading of a text, giving an account of the actual interference arising from it. The results showed that the text written for the school newspaper sparked several controversies in the school and the understanding of the voice of the other in text teaching and learning has contributed to a more reflective writing with regard to the intention of the text written in elementary school. |
Palavras-chave: | Jornal escolar Análise do discurso Papel social Línguagem e educação |
Área de Concentração: | LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
Linha de Pesquisa: | TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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