Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAMARAL, Nelson Cardoso-
dc.creatorCHAVES, Vera Lúcia Jacob-
dc.date.accessioned2019-07-24T13:47:07Z-
dc.date.available2019-07-24T13:47:07Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationCHAVES, Vera Lúcia Jacob; AMARAL, Nelson Cardoso. Política de expansão da educação superior no Brasil - o prouni e o fies como financiadores do setor privado. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 32, n. 4, p. 42-72, out./dez.2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162030. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11362. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-6621pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11362-
dc.description.abstractThe study analyzes the expansion policy for Brazilian higher education in the period 2003 through 2014, emphasizing the analysis of ProUni and FIES as private sector financers. The methodological resources encompassed both quantitative and qualitative research procedures, consulting documental sources and the websites of the Department of Federal Revenue of Brazil and the Federal Senate to gather general financial data, and the website of the Higher Education Census to gather financial data about enrollments and higher education institutions. The study has evidenced that an expansion policy occurred for both private and public sectors, and that the private sector received substantial support from the Government, especially through the ProUni and FIES programs, which has contributed to the achievement of profit, while providing a higher education model that dissociates undergraduate education from research and extension activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2019-07-05T16:48:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_PoliticaExpansãoEducação.pdf: 1016621 bytes, checksum: 83850f138c294b2b02acfaf777e7c68c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by BC - SEDEPTI (sedepti@ufpa.br) on 2019-07-24T13:47:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_PoliticaExpansãoEducação.pdf: 1016621 bytes, checksum: 83850f138c294b2b02acfaf777e7c68c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-24T13:47:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_PoliticaExpansãoEducação.pdf: 1016621 bytes, checksum: 83850f138c294b2b02acfaf777e7c68c (MD5) Previous issue date: 2016-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofEducação em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400049&lng=pt&nrm=isopt_BR
dc.subjectExpansão privadapt_BR
dc.subjectFinanciamentopt_BR
dc.subjectProUnipt_BR
dc.subjectFIESpt_BR
dc.titlePolítica de expansão da educação superior no Brasil - o prouni e o fies como financiadores do setor privadopt_BR
dc.title.alternativeExpansion policy for higher education in Brazil - prouni and fies as private sector financerspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3161592631250103pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3533444052532463pt_BR
dc.citation.volume32pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage42pt_BR
dcterms.citation.epage72pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162030 pt_BR
dc.description.resumoO estudo analisa a política de expansão da educação superior brasileira no período 2003-2014, tendo como ênfase a análise do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) como financiadores do setor privado. Utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa quanti-qualitativa, com consulta a fontes documentais e aos websites da Receita Federal do Brasil e do Senado Federal, para o levantamento de dados financeiros, e do Censo da Educação Superior, para obtenção daqueles referentes a matrículas e instituições de educação superior. O estudo evidenciou que uma política de expansão ocorreu tanto para o setor público quanto para o privado, e que este último recebeu substanciais incentivos governamentais, especialmente pelas vias do ProUni e do FIES, o que tem contribuído para a obtenção de lucro e a oferta de uma educação superior que dissocia o ensino de graduação da pesquisa e da extensão.pt_BR
dc.description.affiliationCHAVES,V.L.J. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciência da Educação (ICED)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - ICED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_PoliticaExpansãoEducação.pdf992,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons