Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11399
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 24-Jun-2019 |
Autor(es): | SILVA, Juanielson Alves |
Primeiro(a) Orientador(a): | SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes |
Título: | Farinha poética: a coreocartografia familiar de um rito artístico |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | SILVA, Juanielson Alves. Farinha poética: a coreocartografia familiar de um rito artístico. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2019. 318 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11399. Acesso em:. |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva apresentar e compreender o processo criativo do Rito artístico Farinha poética, por meio de diálogos teóricos e práticos, enquanto produção de conhecimento artístico e acadêmico. Por rito artístico entende-se o momento em que o produto cênico desta pesquisa é entregue ao Público. Para construir a obra de arte e chegar neste momento, aciono como estratégia o que chamo de coreocartografia familiarproposição metodológica de pesquisa em dança inspirada na cartografia (DELEUZE, 1995) em diálogo com os processos de criação (SALLES, 2006), uma experiência que desvela os (re)encontros deste interprete-criador em dança com sua família, com sua história e com sua dança, tornandose assim uma rede ampla de conectivos artísticos, epistemológicos e de vida, um mapa de uma família de saberes dispostos a serem compartilhados. Na realização da pesquisa, emprego os procedimentos de preparo da farinha como metáforas para a criação em dança, observo os processos de “conversão semiótica” (LOUREIRO, 2007) do gesto na “dança contemporânea” (ROCHA, 2016) e destaco a relevância da subjetividade como valor necessário para a criação cênica. Como resultado, verifica-se que a pesquisa tratada neste memorial transcende as reflexões sobre os recursos e procedimentos de construção cênica Rito artístico Farinha Poética e avança no sentido de ver a construção deste Rito como processo de cura e reencontro, que tem como base situações de vida e de arte, relações intimas com um dos contextos sociais de minha cidade natal, contexto este que minha família vivencia durante a produção de farinha de mandioca. |
Abstract: | This research aims to present and understand the creative process of the Artistic rite Poetic Flour (Rito Artístico Farinha Poética), through theoretical and practical dialogues, as a production of artistic and academic knowledge. By artistic rite is meant the moment in which the scenic product of this research is delivered to the public. In order to construct the work of art and arrive at this moment, I used a strategy I call familiar coreocartography (Coreocartografia familiar) - a methodological proposal for dance research inspired by cartography (DELEUZE, 1995) in dialogue with the creation processes (SALLES, 2006), an experience which unveils the (re)encounters of this interpreter-creator in dance with his family, his history and his dance, thus becoming a broad network of artistic, epistemological and life connectives, a map of a family of knowledge willing to shared. In the realization of the work research, the procedures of preparing flour as metaphors for creation in dance, I observe the processes of "semiotic conversion" (LOUREIRO, 2007) of the gesture in "contemporary dance" (ROCHA, 2016) and highlight the relevance of subjectivity as the value needed for scenic creation. As a result, it is verified that the research treated in this memorial transcends the reflections on the resources and procedures of scenic construction Artistic rite Poetic Flour (Rito Artístico Farinha Poética) and advances in the sense of seeing the construction of this Rite as a process of healing and reunion that is based on life situations and of art, intimate relations with one of the social contexts of my hometown, a context that my family lives during the production of cassava flour |
Palavras-chave: | Dança - Coreocartografia familiar Processo criativo Rito artístico |
Área de Concentração: | ARTES |
Linha de Pesquisa: | POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Arte |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_00.CartaSemDestinatarios.pdf | 3,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Dissertacao_01.CartaSobrinhosAndorinhas.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Dissertacao_02.CartaMeuCurumim.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Dissertacao_03.CartaParaMeuPai.pdf | 4,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Dissertacao_04.CartaParaMinhaMãe.pdf | 5,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Dissertacao_05.CartaIrmaosComunidade.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Caderno I-ReplantacoesTextosPoemas.pdf | 493,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Caderno II-ReplantacoesDesenhosPinturas.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Caderno III-ReplantacoesFotografiasVideos.pdf | 4,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Caderno IV-Transplantacoes.pdf | 4,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons