Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11554
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVASCONCELOS, Iam Nascimento-
dc.date.accessioned2019-08-27T17:44:44Z-
dc.date.available2019-08-27T17:44:44Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Iam Nascimento. Fazendo a pele no auto do círio: processos criativos da maquiagem da comissão de frente. Orientador: Miguel de Santa Brígida Júnior. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11554. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11554-
dc.description.abstractThis research seeks to understand as creative artist-researcher-participant of Auto do Círio the creative processes of makeup of the Front Commission revealed in the spectacularity of this scenic phenomenon of singular dimensions as dramatic courtship. Armindo Bião (2008), Jean-Marie Pradier (1995) for the approach to Spectacularity, Theatricality, Cultural Matrices - Aesthetic Matrices, and Theoretical and Methodological Matrices in Ethnocenology, as Ethnoscience of Arts and Forms of Spectacle. Michel Maffesoli for Emotional Communities. In the study of the imaginary Paes Loureiro (2010) in his proposition of Semiotic Conversion as a conceptual key to understanding the poetics of Amazonian culture. For the Creative Processes approach, Sônia Rangel (2015) and Philip Hallawell (2010). As a dominant ethnocenological premise, we privilege in the methodological procedures the multiple internal experiences in the research phenomenon, giving relevance to the wisdom of practitioners and their trajectories in the show, through photographic records, videos of the creative process of self makeup and choreography, as well as semi interviews structured. These audiovisual records compose a documentary titled Auto Etnodocumentario indissociated from this reflection contributing, as a makeup artist, to the construction of knowledge that springs from the complexity and richness of spectacular street practices in the contemporary Amazonpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2019-08-26T20:43:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TravessiasExperienciasPoetica.pdf: 291168164 bytes, checksum: 933b9db7b627af8b9c01203a178f6ab3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2019-08-27T17:44:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TravessiasExperienciasPoetica.pdf: 291168164 bytes, checksum: 933b9db7b627af8b9c01203a178f6ab3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-27T17:44:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TravessiasExperienciasPoetica.pdf: 291168164 bytes, checksum: 933b9db7b627af8b9c01203a178f6ab3 (MD5) Previous issue date: 2019-06-26en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectMaquiagem teatralpt_BR
dc.subjectEtnocenologiapt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.titleFazendo a pele no auto do círio: processos criativos da maquiagem da comissão de frentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.contributor.advisor1SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6889411521648199pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8749548405007814pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender os processos criativos da maquiagem da Comissão de Frente revelados na espetacularidade deste fenômeno cênico de dimensões singulares como cortejo dramático, a partir do olhar de artista-pesquisador-participante do Auto do Círio. Fundamentado teórico-metodologicamente na Etnocenologia, enquanto Etnociência das Artes e formas de espetáculo, acolhemos como principais autores deste campo de conhecimento, Armindo Bião (2008), Jean-Marie Pradier (1995) para a abordagem de espetacularidade; teatralidade; matrizes culturais; matrizes estéticas e Michel Maffesoli para Comunidades Emocionais. No estudo do imaginário, Paes Loureiro (2010) em sua proposição de Conversão Semiótica como chave conceitual para a compreensão da poética da cultura amazônica. Para o enfoque dos Processos Criativos, Sônia Rangel (2015) e Philip Hallawell (2010). Como premissa etnocenológica dominante, privilegiamos nos procedimentos metodológicos as múltiplas vivências internas no fenômeno da pesquisa, dando relevância à sabedoria dos praticantes e suas trajetórias no espetáculo, por meio de registros fotográficos, vídeos do processo criativo de auto maquiagem e coreográfico, além de entrevistas semiestruturadas. Esses registros audiovisuais compõem um documentário intitulado Auto Etnodocumentário, indissociado desta reflexão, contribuindo, enquanto maquiador, para a construção de conhecimento que brota da complexidade e riqueza das práticas espetaculares de rua na Amazônia contemporânea.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaTEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AutoDoCirio.pdf7,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons