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dc.creatorAMARAL, Carolina Narjara Mazzini-
dc.date.accessioned2019-08-29T17:01:56Z-
dc.date.available2019-08-29T17:01:56Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationAMARAL, Carolina Narjara Mazzini. Investigação de pavimento asfáltico por meio do método geofísico radar de penetração do solo. Orientador: Lúcia Maria da Costa e Silva. 2011. 50 f. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11571. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11571-
dc.description.abstractMost public paved roads may have some sort of imperfection that leads to unsafe traffic, increased transport costs, and pollution. These problems could be avoided if the defects were identified on the floors before they show up at the surface because in general they begin in the underlying layers of the asphalt coverage. This paper proposes the use of GPR to identify problems in pavements based on numerical simulations of the GPR and on field surveys. Simulation of two physical models has been made: i) pavement in use, in which pipe and the most common defects (voids and infiltration) have been inserted, and ii) recent floors, both above a substrate. The interfaces of the pavement layers and the channeling were easily individualized whereas the imperfections show similar patterns of reflection, differing in the polarity of the signal amplitude and in its attenuation (smaller in the voids and higher in the infiltration). Differently from what occurs in other places, the layer interfaces in recent pavements were more easily identified with the frequency of 400 MHz than with a frequency of 900 MHz because of the conductivity of the products deriving from weathering, which occurs in the Amazon. These responses were used then to investigate two places in the city of Belém (PA): a sector of MauritiTv. which presents recurrent defects on pavement, and a newly paved stretch at Federal University of Pará (UFPA). The first survey identified and mapped defects and permitted to infer their possible causes (water loss from the drainage system) while the latter helped in delineating layers and the contact with the substrate (showing that the thickness of pavement layers differ from the projected ones). The results show how the GPR can be an important tool in maintaining and planning the recovery of paved roads by providing a diagnosis in a fast, safe, and low cost.en
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dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectProspecção - Métodos geofísicospt_BR
dc.subjectGeofísicapt_BR
dc.subjectGPRpt_BR
dc.subjectRadar de penetração do solopt_BR
dc.subjectAsfaltopt_BR
dc.subjectProspecting - Geophysical methodsen
dc.subjectGeophysicsen
dc.subjectGround penetrating radaren
dc.subjectAsphalten
dc.titleInvestigação de pavimento asfáltico por meio do método geofísico radar de penetração do solopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Lúcia Maria da Costa e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8612431024609774pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1016663606499357pt_BR
dc.description.resumoA maioria das vias públicas asfaltadas pode apresentar algum tipo de defeito que leva à insegurança no trânsito, aumento dos custos do transporte e da poluição. Estes problemas poderiam ser evitados se os defeitos nos pavimentos fossem identificados antes mesmo de surgirem na superfície, já que em geral se formam nas camadas subjacentes à cobertura asfáltica. Este trabalho propõe o uso do GPR para identificar problemas em pavimentos, tendo como base a simulação numérica do GPR e levantamentos de campo. Foi feita a simulação de dois modelos físicos: pavimento em uso nas quais foram inseridos canalização e defeitos mais comuns (vazio e infiltração) bem como pavimento recente, ambos sobre substrato. As interfaces das camadas do pavimento e a canalização são facilmente individualizadas enquanto os defeitos mostram padrões de reflexão semelhantes, diferindo na polaridade do sinal da amplitude e em sua atenuação (menor no vazio e maior na infiltração). As interfaces das camadas de pavimento recente são mais facilmente identificadas com a frequência de 400 MHz do que 900 MHz, ao contrário do que ocorre em outros locais, devido à condutividade dos produtos da intemperização que ocorre na Amazônia. Essas respostas serviram, então, para o estudo de dois locais da cidade de Belém (PA): um trecho da Tv. Mauriti que apresenta recorrência de defeitos na pista e um trecho recém asfaltado da Universidade Federal do Pará (UFPA). O primeiro levantamento possibilitou identificar e mapear defeitos e inferir as possíveis causas (fuga de água do sistema de drenagem), enquanto o segundo auxiliou na delimitação de camadas e contato com o substrato (mostrando que as espessuras das camadas de pavimentação diferem do projetado). Os resultados mostram como o GPR pode ser uma ferramenta indispensável na manutenção e no planejamento de recuperação de vias asfaltadas, fornecendo um diagnóstico de forma rápida, segura e de baixo custo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geofísicapt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoMÉTODOS ELETROMAGNÉTICOSpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Geofísica (Mestrado) - CPGF/IG

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