Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11854
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | COSTA, Débora Souto da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-25T21:36:04Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25T21:36:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-26 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Débora Souto da. A formação de pedagogos para o uso crítico das tecnologias no município de Belém do Pará. Orientador: Carlos Nazareno Ferreira Borges. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11854. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11854 | - |
dc.description.abstract | This study aims to investigate if the curricula of the pedagogy courses, from three public higher education institutions of the city of Belém, allow teacher education focused on the critical use of Information and Communication Technologies. The contributions of Paulo Freire, Miguel Arroyo, Vani Kensky, Pierre Levy, and other authors were used as theoretical contributions. We chose a qualitative, descriptive and documentary methodology. To analyze the data, we used Content Analysis. The results revealed that there are indications for the possibility of critical formation from the use of information and communication technologies, albeit timidly, among the researched curricula. However, it is concluded that there is a need to rethink ways to enable this formation in an effective and critical way. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2019-09-25T21:19:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_FomacaoPedagogosUso.pdf: 1470461 bytes, checksum: be07ab91ed38a57da54155c462134bed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2019-09-25T21:36:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_FomacaoPedagogosUso.pdf: 1470461 bytes, checksum: be07ab91ed38a57da54155c462134bed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-25T21:36:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_FomacaoPedagogosUso.pdf: 1470461 bytes, checksum: be07ab91ed38a57da54155c462134bed (MD5) Previous issue date: 2019-02-26 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | pedagogos - Tecnologia de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Documentos institucionais - Análise | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia no currículo | pt_BR |
dc.title | A formação de pedagogos para o uso crítico das tecnologias no município de Belém do Pará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BORGES, Carlos Nazareno Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2548063126332942 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3067650410300120 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo investigar se os currículos dos cursos de pedagogia, de três instituições públicas de ensino superior da cidade de Belém, possibilitam a formação docente voltada para o uso crítico das Tecnologias da Informação e Comunicação. Utilizou-se como aporte teórico escritos de Paulo Freire, Miguel Arroyo, Vani Kensky, Pierre Levy, dentre outros autores. Optou-se por uma metodologia de cunho qualitativo, descritiva e documental. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que há indicações para possibilidade de formação crítica a partir do uso das tecnologias da informação e comunicação, ainda que timidamente, dentre os currículos investigados. No entanto, conclui-se que há a necessidade de repensar maneiras de possibilitar essa formação de forma efetiva e de fato crítica. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_FomacaoPedagogosUso.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons