Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Débora Souto da-
dc.date.accessioned2019-09-25T21:36:04Z-
dc.date.available2019-09-25T21:36:04Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationCOSTA, Débora Souto da. A formação de pedagogos para o uso crítico das tecnologias no município de Belém do Pará. Orientador: Carlos Nazareno Ferreira Borges. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11854. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11854-
dc.description.abstractThis study aims to investigate if the curricula of the pedagogy courses, from three public higher education institutions of the city of Belém, allow teacher education focused on the critical use of Information and Communication Technologies. The contributions of Paulo Freire, Miguel Arroyo, Vani Kensky, Pierre Levy, and other authors were used as theoretical contributions. We chose a qualitative, descriptive and documentary methodology. To analyze the data, we used Content Analysis. The results revealed that there are indications for the possibility of critical formation from the use of information and communication technologies, albeit timidly, among the researched curricula. However, it is concluded that there is a need to rethink ways to enable this formation in an effective and critical way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2019-09-25T21:19:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_FomacaoPedagogosUso.pdf: 1470461 bytes, checksum: be07ab91ed38a57da54155c462134bed (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2019-09-25T21:36:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_FomacaoPedagogosUso.pdf: 1470461 bytes, checksum: be07ab91ed38a57da54155c462134bed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-25T21:36:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_FomacaoPedagogosUso.pdf: 1470461 bytes, checksum: be07ab91ed38a57da54155c462134bed (MD5) Previous issue date: 2019-02-26en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectpedagogos - Tecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectDocumentos institucionais - Análisept_BR
dc.subjectTecnologia no currículopt_BR
dc.titleA formação de pedagogos para o uso crítico das tecnologias no município de Belém do Parápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.contributor.advisor1BORGES, Carlos Nazareno Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2548063126332942pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3067650410300120pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo investigar se os currículos dos cursos de pedagogia, de três instituições públicas de ensino superior da cidade de Belém, possibilitam a formação docente voltada para o uso crítico das Tecnologias da Informação e Comunicação. Utilizou-se como aporte teórico escritos de Paulo Freire, Miguel Arroyo, Vani Kensky, Pierre Levy, dentre outros autores. Optou-se por uma metodologia de cunho qualitativo, descritiva e documental. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que há indicações para possibilidade de formação crítica a partir do uso das tecnologias da informação e comunicação, ainda que timidamente, dentre os currículos investigados. No entanto, conclui-se que há a necessidade de repensar maneiras de possibilitar essa formação de forma efetiva e de fato crítica.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaFORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTEpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_FomacaoPedagogosUso.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons