Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12045
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSANTOS, Nadyme Tayane Silva Ramos dos-
dc.date.accessioned2019-11-06T18:54:17Z-
dc.date.available2019-11-06T18:54:17Z-
dc.date.issued2019-07-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Nadyme Tayane Silva Ramos dos. Indicadores de desempenho de portos públicos e privados: estudo de caso de terminais de contêineres brasileiros. Orientador: André Augusto Azevedo Montenegro Duarte. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12045. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12045-
dc.description.abstractIn recente years, a significant number of countries have implemented policies to reform their port industry. In the belief that efficiency will improve, privatization has been widespread, believing that the transfer of management from public hands to private ones, will lead to improvements in the levels of economic and operational efficiency, bringing a competitive advantage in the world market. This paper sought to investigate the validity of this assertion based on theoretical foundations as well as with the adoption of port performance indicators developed by ANTAQ, adapting methodologies that can measure the efficiency of public and private port terminals in the period of 2013 to 2018, comprising 06 years. For this purpose, 8 port units were defined, composed of 04 public and 04 private ports. The results obtained allowed to compare the sectors and to analyze the efficiency between them. During the study, it was noticed that the public sector presents more worrisome indicators for port management, mainly, related to productivity and the level of service obtained, and should be analyzed more comprehensively in the context of infrastructure and equipment to provide investments in this scope, considering that these parameters also have influence on these results.en
dc.description.provenanceSubmitted by Kelren Mota (kelrenlima@ufpa.br) on 2019-11-06T18:53:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_IndicadoresDesempenhoPortos.pdf: 2308263 bytes, checksum: cfe03fe60b893ced8f6fa5f10f77f9a5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kelren Mota (kelrenlima@ufpa.br) on 2019-11-06T18:54:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_IndicadoresDesempenhoPortos.pdf: 2308263 bytes, checksum: cfe03fe60b893ced8f6fa5f10f77f9a5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-06T18:54:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_IndicadoresDesempenhoPortos.pdf: 2308263 bytes, checksum: cfe03fe60b893ced8f6fa5f10f77f9a5 (MD5) Previous issue date: 2019-07-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD ROMpt_BR
dc.subjectPortospt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectGestão Públicapt_BR
dc.subjectPrivatizaçãopt_BR
dc.subjectIndicadores de Desempenhopt_BR
dc.subjectPortsen
dc.subjectEfficiencyen
dc.subjectPublic Managementen
dc.subjectPrivatizationen
dc.subjectPerformance Indicatorsen
dc.titleIndicadores de desempenho de portos públicos e privados: estudo de caso de terminais de conteineres brasileirospt_BR
dc.title.alternativePerformance indicators of public and private ports: case study of Brazilian container terminalsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::PORTOS E VIAS NEVEGAVEIS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.contributor.advisor1DUARTE, André Augusto Azevedo Montenegro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1135221873341973pt_BR
dc.contributor.advisor-co1NEVES, Renato Martins das-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6538317425557058pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, um número significativo de países implementaram políticas destinadas a reformar sua indústria portuária. Na convicção de que irá melhorar a eficiência. A privatização vem sendo difundida, acreditando que a transferência da administração pública para privada levará a melhoria nos níveis de eficiência econômica e operacional, trazendo vantagem competitiva no mercado mundial. Este trabalho buscou investigar a validade desta afirmação embasada em fundamentos teóricos, ainda, adotando os indicadores de desempenho portuário desenvolvidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviário – ANTAQ e adaptando metodologias que medem a eficiência dos terminais portuários públicos e privados no período de 2013 a 2018, compreendendo 06 anos. Para este objetivo, foram definidas 8 unidades portuárias, composta por 04 portos públicos e 04 privados. Os resultados obtidos permitiram comparar os setores e analisar a eficiência entre eles. No decorrer do estudo, notou-se que o setor público apresentou indicadores mais preocupantes, para a gestão portuária, principalmente, relacionado a produtividade (prancha média) e ao nível de serviço obtido, devendo ser analisado de forma mais abrangente no contexto de infraestrutura e equipamentos para prover investimentos neste âmbito, tendo em vista que estes parâmetros também possuem influência sobre estes resultados.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVILpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVILpt_BR
dc.description.affiliationCDP- Companhia Docas do Parápt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Engenharia Civil (Mestrado) - PPGEC/ITEC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_IndicadoresDesempenhoPortos.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons