Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12789
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorARAÚJO, Tiago de Souza-
dc.date.accessioned2020-10-26T12:51:05Z-
dc.date.available2020-10-26T12:51:05Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationARAÚJO, Tiago de Souza. Design e avaliação de um jogo sério para reabilitação motora. Orientador: Manoel Ribeiro Filho. 2019. 57 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12789 . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12789-
dc.description.abstractThe area of physical therapy rehabilitation always aims to improve the quality of life of patients, but the process of physical therapy treatment can be considered tedious and tiring. This problem, the Serious Games, shows how the aid tool in the patient recovery process is applied to physical therapists, who use virtual reality as a motivating element in the patient recovery process. This paper presents the design and evaluation process of a serious game aimed at motor rehabilitation or which has been evaluated by professionals and patients and shows relevant results in tests of ease of learning, efficiency, level of inconsistencies, user satisfaction and ease of memorization. through the use of the System Usability Scale (SUS). The Serious Examination Utility - Questionnaire (SEU-Q) instrument was also used to assess the perception of utility of the Serious Game, or which helped to identify important aspects related to the benefits of its use.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciclea Silva (luci@ufpa.br) on 2020-10-26T12:50:37Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_DesignAvaliacaoJogo.pdf: 1496517 bytes, checksum: 72d4bbc9d7dae648a3e78ae1aca688e6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciclea Silva (luci@ufpa.br) on 2020-10-26T12:51:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_DesignAvaliacaoJogo.pdf: 1496517 bytes, checksum: 72d4bbc9d7dae648a3e78ae1aca688e6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-26T12:51:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_DesignAvaliacaoJogo.pdf: 1496517 bytes, checksum: 72d4bbc9d7dae648a3e78ae1aca688e6 (MD5) Previous issue date: 2019-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectJogos sériospt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectSerious gamesen
dc.subjectVirtual realityen
dc.subjectPhysiotherapyen
dc.titleDesign e avaliação de um jogo sério para reabilitação motorapt_BR
dc.title.alternativeDesign and evaluation of a serious game for motor rehabilitationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.contributor.advisor1RIBEIRO FILHO, Manoel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9329438229733907pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3568200355438972pt_BR
dc.description.resumoA área de reabilitação fisioterapêutica visa sempre melhorar a qualidade de vida dos pacientes, porém o processo de tratamento fisioterapêutico pode ser considerado tedioso e cansativo. Considerando essa problemática, os Jogos Sérios se apresentam como ferramenta de auxilio no processo de recuperação de pacientes submetidos a tratamentos fisioterapêuticos, os quais utilizam a realidade virtual como elemento motivador no processo de recuperação do paciente. O presente trabalho apresenta o processo de design e avaliação de um jogo sério voltado para reabilitação motora o qual foi avaliado por profissionais e pacientes e apresentou resultados relevantes nos critérios de facilidade de aprendizagem, eficiência, nível de inconsistências, satisfação do usuário e facilidade de memorização através da utilização da System Usability Scale (SUS). Foi utilizado também o instrumento Serious Exergame Utility - Questionnaire (SEU-Q) para avaliação da percepção de utilidade do Jogo Sério proposto, o qual ajudou a identificar importantes aspectos relacionados aos benefícios do seu uso.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaINTELIGÊNCIA COMPUTACIONALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCOMPUTAÇÃO APLICADApt_BR
dc.description.affiliationUNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Parápt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_DesignAvaliacaoJogo.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.