Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVENTURIERI, Leonardo Vieira-
dc.date.accessioned2021-04-05T16:33:05Z-
dc.date.available2021-04-05T16:33:05Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.identifier.citationVENTURIERI, Leonardo Vieira. O Schottisch de Clemente Ferreira Júnior. Orientadora: Liliam Cristina Barros Cohen. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13101. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13101-
dc.description.abstractThis work investigates the presence of the musical genre schottisch in Brazil and Belém during the late 19th century and early 20th century, throughout the figure of Clemente Ferreira Júnior, composer, maestro and pianist. In this investigation, some methodological tools concerning ethnomusicological studies are utilized, as well as analytical tools from music theory and musical composition. The research problem presents itself from the following propositions: How does Clemente Ferreira’s musical creation processes occur? Which are the musical elements of Clemente’s schottisch? How does this musical creation relates to the composer’s socio-economic background? It is aimed the comprehension about the composer’s musical practice, based in Sônia Chada’s (2007) “musical practice” precept, focusing on his social context as the main parameter. The work also offers an overview about the transformation ocurred in Brazilian music since the second half of the 19th century, proposing the adoption of the term “novidades musicaes” (musical novelties) to designate this phenomena of ongoing import of foreign musical genres to the country during the period. At last, it is presented a musical composition, accompanied by a memorial detailing this auctor’s aesthetical views on the work, showing a concept called “Transmutation”, in which some of Clemente Ferreira Schottische’s caractheristics are used for creating original musical.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2021-04-01T16:56:55Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_SchottischClementeFerreira.pdf: 111207040 bytes, checksum: 9aeb24a99335314b449bf5f17032bfdd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2021-04-05T16:33:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_SchottischClementeFerreira.pdf: 111207040 bytes, checksum: 9aeb24a99335314b449bf5f17032bfdd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-05T16:33:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_SchottischClementeFerreira.pdf: 111207040 bytes, checksum: 9aeb24a99335314b449bf5f17032bfdd (MD5) Previous issue date: 2018-06-26en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectMúsica - Parápt_BR
dc.subjectComposição (Música) - Parápt_BR
dc.titleO Schottisch de Clemente Ferreira Júniorpt_BR
dc.title.alternativeThe Schottisch by Clemente Ferreira Júniorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.contributor.advisor1COHEN, Líliam Cristina Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0286644614789784pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7709391115834967pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a presença do gênero musical Schottisch no Brasil e em Belém durante o final do século XIX e início do século XX, com foco no trabalho do compositor, professor, maestro e pianista Clemente Ferreira Júnior. Na investigação são utilizadas ferramentas ligadas ao estudo etnomusicológico, além de ferramentas analíticas relacionadas ao universo da teoria e composição musical. O problema de pesquisa se apresenta a partir da proposição: Como ocorrem os processos de criação musical de Clemente Ferreira? Quais são os elementos constituintes do schottisch feito pelo compositor? Como ocorre a relação dessa criação musical com seu contexto socio-econômico? Neste ínterim, a partir do conceito de “Prática Musical” de Sônia Chada (2007), busca-se a compreensão acerca da prática musical do compositor, tendo como parâmetro principal seu contexto social. De maneira complementar, o trabalho oferece um quadro sobre o fenômeno de transformação da música brasileira ocorrida a partir da segunda metade do século XIX, propondo a elaboração do termo “novidades musicaes” para designar a constante importação de gêneros musicais estrangeiros para o país, durante o período. Por último, é apresentada uma composição musical acompanhada de memorial que detalha as decisões composicionais do autor, onde se propõe o conceito de “Transmutação”, que utiliza características da música de Clemente Ferreira Júnior como material para composições inéditas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaTEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SchottischClementeFerreira.pdf108,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.