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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13104
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 4-Dez-2020 |
Autor(es): | SANTOS JUNIOR, Paulo César Sousa dos |
Primeiro(a) Orientador(a): | BEZERRA, José Denis de Oliveira |
Título: | 1900 – O RANGER DA LIBERDADE: A memória como indutora de performances de rua |
Citar como: | SANTOS JUNIOR, Paulo César Sousa dos. 1900 - O ranger da liberdade: a memória como indutora de performances de rua. Orientador: José Denis de Oliveira Bezerra. 2020. 207 f. Dissertação (Mestrado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13104. Acesso em:. |
Resumo: | O presente memorial dissertativo apresenta e analisa o processo criativo 1900 – o ranger da liberdade, um conjunto de performances desenvolvido pelo Zecas Coletivo de Teatro, nas ruas da região metropolitana de Belém do Pará no ano de 2019. A pesquisa objetivou evidenciar a importância e as multicamadas de significações de trabalhos de performances cênicas, como processo prático-teórico, em interface com os estudos da história e da memória social e cultural, a partir dos postulados de Le Goff (2013), Nora (1993), Candau (2011), e Assmann (2011). Sobre as questões referentes à linguagem, propusemos uma reflexão sobre a relação entre o teatro e a performance na perspectiva do “entre”, em Bonfitto (2013) e Féral (2015); e sobre as especificidades da linguagem da performance embasadas em Cohen (2013), Goldberg (2007), Glusberg (2009), Schechner (2006; 2010), e Pavis (1996; 2017). A partir desse universo, abordamos a noção de experienciar a rua na relação entre os performers, os transeuntes e a cidade, no diálogo com as discussões sobre práticas cênicas na rua, propostas por Carreira (2007; 2009; 2011; 2012; 2020), Teles e Carneiro (2005). Como resultados, apontamos: a) a realização de oito performances de rua; b) a proposição do método de instigação e do dispositivo de criação, agenciados durante a pesquisa, a partir dos estudos de Rangel (2015) e Sales (2011) sobre o processo criativo como metodologia de pesquisa em artes, Cypriano (2015) sobre a potência dos processos criativos em performance e Ribeiro (2019) sobre o conceito de lugar de fala; e c) a memória como indutora de performances de rua, como base de criação de obras artísticas desalienantes que, em um diálogo entre o passado e o presente, expõem, performaticamente, questões que potencializam o respeito com as diferenças |
Abstract: | This dissertation memorial presents and analyzes the creative process 1900 – o ranger da Liberdade, a set of performances developed by Zecas Coletivo de Teatro, in the streets of the metropolitan region of Belém do Pará in 2019. The research aimed to highlight the importance and multi-layered significance of scenic performances works, as a practicaltheoretical process, in interface with the studies of history and social and cultural memory, starting with the postulates of Le Goff (2013), Nora (1993), Candau (2011), and Assmann (2011). On language issues, we proposed a reflection on the relationship between the theater and the performance from the “in-between” perspective found in Bonfitto (2013) and Féral (2015); and about the specificities of performance language based on Cohen (2013), Goldberg (2007), Glusberg (2009), Schechner (2006; 2010), and Pavis (1996; 2017). From this universe, we approach the notion of experiencing the street in the relationship amongst performers, passers-by, and the city, dialoguing with the discussions about street scenic practices, proposed by Carreira (2007; 2009; 2011; 2012; 2020), Teles and Carneiro (2005). As results, we point out: a) the accomplishment of eight street performances; b) the proposition of the instigation method and creation device, organized during the research, beginning with the studies of Rangel (2015) and Sales (2011) over the creative process as an Arts research methodology, Cypriano (2015) about the power of creative processes in performance and Ribeiro ( 2019) on the concept of the place of speech; c) memory as an inducer of street performances, as a basis for the creation of dealienating artistic works that, in a dialogue between past and present, performatively expose issues that enhance respect for differences. |
Palavras-chave: | Representação (teatro) Memoria Teatro - processo criativo Teatro de rua Dramatização |
Área de Concentração: | ARTES |
Linha de Pesquisa: | POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Arte |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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