Leitura de poemas em sala de aula: uma proposta para a educação literária do 9º ano do Ensino Fundamental

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2020-08-13

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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NASCIMENTO, Paulo Sérgio Maia do. Leitura de poemas em sala de aula: uma proposta para a educação literária do 9º ano do Ensino Fundamental. Orientadora: Maria de Fatima do Nascimento. 2020. 251 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13419. Acesso em: .

DOI

A Dissertação de Mestrado Profissional intitulada: Leitura de poemas em sala de aula: uma proposta para a educação literária do 9º Ano do Ensino Fundamental, objetiva a promoção da leitura literária em uma turma do nono ano em uma escola pública da rede municipal do Ensino Fundamental, localizada na BR 316, no município de Ananindeua do estado do Pará. A partir das percepções das dificuldades que os alunos têm de compreender e interpretar poemas, buscou-se implemetar atividades com o intuito de, se não solucionar, amenizar essa problemática de leitura de textos do gênero poema. Com isso, pretendemos aprimorar a competência leitora dos alunos e proporporcionar-lhes a educação literária que vem cada vez mais perdendo o seu espaço nas práticas pedagógicas no Ensino Fundamental nas aulas de Português. Esse trabalho teve início com uma turma do oitavo ano do turno da manhã e prosseguiu, praticamente com os mesmos alunos, no nono ano no turno da tarde. Em relação à metodologia, seguimos, de forma adaptada, as estratégias de Cosson (2014, 2018) com a sua sequência básica para desenvolver as atividades pedagógicas: a motivação, a introdução, a leitura e a interpretação. Amparamo-nos também nas teorias de Thiollent (2011) para nortear motodologicamente a pesquisa-- acão nos aspectos quantitativos e qualitativo. Para embasarmos as nossas ideias sobre ensino de leitura da literatura, buscamos os conhecimentos dos seguintes escritores: Petit (2009), Lajolo (2002), Zilberman (1991), Zilberman e Silva (2008) e Todorov (2009); além de teóricos sobre leitura de poesia no espaço escolar, como Aristóteles (2008), Candido (1996, 2000,2006), Gebara (2002), Pinheiro (2018), Pilati (2018), Sorrenti (2013). E Selecionamos para a implementação das atividades seis poetas, sendo três considerados do cânone nacional e três poetas paraenses, conforme seguem com seus respectivos poemas escolhidos. Da literatura do cânone nacional: Mario Quintana, “O Adolescente” e “Bilhete”; Manuel Bandeira, “Poema tirado de uma notícia de jornal” e “Vou-me embora pra Pasárgada”; Cecília Meireles, “Ou isto ou aquilo” e “Mulher ao Espelho”. E do cânone paraense: Bruno de Menezes, “Poesia IV” e “Batuque”; Max Martins, “Ver-o-Peso” e “A Casa”; Olga Savary, “Narciso” e “Vida: Duelo de contrastes”.

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NASCIMENTO, Paulo Sérgio Maia do. Leitura de poemas em sala de aula: uma proposta para a educação literária do 9º ano do Ensino Fundamental. Orientadora: Maria de Fatima do Nascimento. 2020. 251 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13419. Acesso em: .