Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAMPOS, Williams de Souza-
dc.date.accessioned2021-10-19T14:24:22Z-
dc.date.available2021-10-19T14:24:22Z-
dc.date.issued2020-10-14-
dc.identifier.citationCAMPOS, Wiliams de Souza. Mapeamento de perdas no processo de manutenção de ar condicionado automotivo com uso da escala Likert e lógica difusa. Orientador: Edilson Marques Magalhães. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém. 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13619. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13619-
dc.description.abstractThe search for efficient management is one of the main concerns in companies. Therefore, eliminating losses in maintenance can be done at the time when there is another way to perform a task. The research design was an exploratory case study. The objective was to map the type of critical loss in an automotive maintenance process in the operation and process functions, evaluating the factors that influence this loss in the flow of materials and services. The methodology was divided into three phases. The first phase was data collection, using research instruments and quality tools. A second phase was to carry out the mapping in the workplace, tasks and losses in the operation and in the process, to identify and prioritize the critical variables influencing the identified losses. The third phase was to evaluate and evaluate the critical variables using the Likert scale and Fuzzy logic. The result of the mapping was the identification of the critical loss, classified as "waiting". The problem related to this loss is that the vehicles stopped at the workshop due to the lack of parts with a simple delivery time of 3 days. The rates of delay for delivery obtained in the evaluation of the Likert scale is 48.8% and in Fuzzy Logic it is 50%, such results prevented that the difference between the two methods is low, thus confirming the reality of the process.en
dc.description.provenanceSubmitted by Ivone Costa (mivone@ufpa.br) on 2021-10-19T14:23:55Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_MapeamentoPerdasProcesso.pdf: 1778742 bytes, checksum: 777dc2def283ddc58a77861b152db901 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ivone Costa (mivone@ufpa.br) on 2021-10-19T14:24:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_MapeamentoPerdasProcesso.pdf: 1778742 bytes, checksum: 777dc2def283ddc58a77861b152db901 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-19T14:24:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_MapeamentoPerdasProcesso.pdf: 1778742 bytes, checksum: 777dc2def283ddc58a77861b152db901 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-10-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.brpt_BR
dc.subjectFluxo de materiais e serviçospt_BR
dc.subjectAnálise de perdaspt_BR
dc.subjectFunção produçãopt_BR
dc.subjectFlow of materials and servicesen
dc.subjectLoss analysisen
dc.subjectProduction functionen
dc.titleMapeamento de perdas no processo de manutenção de ar condicionado automotivo com uso da escala likert e lógica difusapt_BR
dc.title.alternativeLoss mapping in the automotive air conditioning maintenance process with the use of the likert scale and fuzzy logicen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.contributor.advisor1MAGALHÃES, Edilson Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1570353513360972pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3412163401639759pt_BR
dc.description.resumoA busca por uma gestão eficiente, é uma das principais preocupações nas empresas. Por isso, eliminar perdas na manutenção pode ser efetuada no momento em que há outra maneira de se executar uma tarefa. O delineamento da pesquisa foi de estudo de caso exploratório. O objetivo foi mapear o tipo de perda critica em um processo de manutenção automotiva nas funções operação e processo, avaliando os fatores que influenciam essa perda no fluxo de materiais e serviços. A metodologia foi dividida em três fases. A primeira fase foi a coleta de dados, através de instrumentos de investigação e ferramentas da qualidade. A segunda fase foi para realizar o mapeamento no posto de trabalho, tarefas e perdas na operação e no processo, para identificar e priorizar as variáveis críticas influenciadoras das perdas identificadas. A terceira fase foi para medir e avaliar as variáveis críticas com o uso da escala Likert e lógica Fuzzy. O resultado do mapeamento foi a identificação da perda crítica, classificada como “espera”. O problema relacionado a essa perda são os veículos parados na oficina por falta de peça com um tempo de atravessamento simples de 3 dias. Os índices de atraso para a entrega obtida na avaliação da escala de Likert é de 48,8% e na Lógica Fuzzy é 50%, tais resultados mostraram que a diferença entre os dois métodos é baixa, confirmando assim, a realidade do processo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Processospt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENGENHARIA DE PROCESSOSpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia de Processos (Mestrado) - PPGEP/ITEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MapeamentoPerdasProcesso.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons