Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13906
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSANTOS FILHO, Wlademir Ferreira dos-
dc.date.accessioned2022-02-07T14:16:36Z-
dc.date.available2022-02-07T14:16:36Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.citationSANTOS FILHO, Wlademir Ferreira dos. Leituras de lá e de cá: a formação de leitores a partir do diálogo entre a “literatura de massa” e a literatura canônica. Orientadora: Marli Tereza Furtado. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13906. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13906-
dc.description.abstractThe present research presents a reflection on the practice of reading the literary text in elementary school, as well as seeks to verify the effectiveness of a didactic intervention proposal that could succeed in the scope of forming students literally literate from the dialogue between mass literature and canonical literature. We tried to demystify the current discourses that the "teenager does not read, does not like to read, or reads a little." For that purpose, the reading project "Readings from there and from here" was implemented in the ninth grade class of the Luiz Nunes State School in Ananindeua-PA. The hypothesis was that if the school left interests and actual reading experience of students, not only would it be possible to develop more meaningful literacy reading practices in the class, but the student engagement and involvement would be more effective. Using the methods of literary text teaching centered on the proposals of literary circles, Cosson (2016) and receptive reading, by Bordini & Aguiar (1988), the proposal proposed the reading of the novels Uma canção para a Libélula, by Juliana Daglio , and the short story Garota a caminho, by Raduan Nassar. Conducted from April to December 2018, the project presented results that responded positively to the expected scenarios. Participating students demonstrated interest and involvement during the completion of all activities of the intervention proposal, and their reading skills developed or improved.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2022-02-07T14:16:25Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_LeiturasFormacaoLeitores.pdf: 2362714 bytes, checksum: bcec46c7f01561f303c0bdb8c4bfc63a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2022-02-07T14:16:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_LeiturasFormacaoLeitores.pdf: 2362714 bytes, checksum: bcec46c7f01561f303c0bdb8c4bfc63a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-07T14:16:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_LeiturasFormacaoLeitores.pdf: 2362714 bytes, checksum: bcec46c7f01561f303c0bdb8c4bfc63a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2019-07-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLiteratura de massapt_BR
dc.subjectMass literaturept_BR
dc.subjectLiteratura canônicapt_BR
dc.subjectCanonical literaturept_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleLeituras de lá e de cá: a formação de leitores a partir do diálogo entre a “literatura de massa” e a literatura canônicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.contributor.advisor1FURTADO, Marli Tereza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2382303554607592pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6068107384975859pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta uma reflexão sobre a prática da leitura do texto literário no ensino fundamental, bem como procura verificar a eficácia de uma proposta de intervenção didática que conseguisse lograr êxito no escopo de formar alunos literariamente letrados a partir do diálogo entre a literatura de massa e a literatura canônica. Procurou-se desmistificar os discursos correntes de que o ―adolescente não lê, não gosta de ler, ou lê pouco‖. Para tanto, foi implementado na turma do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Luiz Nunes Direito, em Ananindeua-PA, o projeto de leitura ―Leituras de lá e de cá...‖ A hipótese era a de que se a escola partisse dos interesses e da experiência real de leitura dos alunos, não só seria possível desenvolver práticas mais significativas de letramento literário na turma, como a adesão e o envolvimento dos alunos seriam mais efetivos. Lançando mão de métodos de ensino do texto literário centrados nas propostas dos círculos literários, de Cosson (2016) e da leitura recepcional, de Bordini & Aguiar (1988), a proposta propôs a leitura dos romances Uma canção para a libélula, de Juliana Daglio, e do conto Menina a caminho, de Raduan Nassar. Realizado de abril a dezembro de 2018, o projeto apresentou resultados que responderam positivamente às hipóteses previstas. Os alunos participantes demonstraram interesse e envolvimento durante a realização de todas as atividades da proposta de intervenção, tendo suas habilidades de leitoras desenvolvidas ou aprimoradas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaTEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLINGUAGENS E LETRAMENTOSpt_BR
dc.description.affiliationSEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educaçãopt_BR
dc.description.affiliationSEMEC/PA - Secretaria Municipal de Educaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_LeiturasFormacaoLeitores.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons