Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDANIN, Gisela Fernanda Monteiro-
dc.date.accessioned2022-04-07T13:43:34Z-
dc.date.available2022-04-07T13:43:34Z-
dc.date.issued2021-01-30-
dc.identifier.citationDANIN, Gisela Fernanda Monteiro. Acesso aberto à informação científica : uma análise dos repositórios institucionais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil. Orientador: Hamilton Vieira de Oliveira. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14112-
dc.description.abstractThis research analyzes the strategies promoted by the Federal Institutes of Education, Science and Technology of Brazil (IFs) regarding the adherence of the implementing process of their institutional repositories to the open access movement to scientific information. It investigates the concepts of scientific communication, open access to scientific information e digital repositories. It presents a national panorama of the deployment of Institutional Repositories (RIs). It analyzes the Institutional Repositories of the Federal Institutes that have been deployed from the perspective of the specialized literature. Based on data collected by a data collection tool applied via e-mail and messaging application to the 38 institutes of Brazil, it evaluates the general state of their open access digital repositories and analyzes how was their implementing processes. It surveys the presence of the repositories of the Federal Institutes in the webpages of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology, the Registry of Open Access Repositories directories, and the Directory of Open Access Repositories through their respective websites. It shows that from the 38 existing and consulted IFs, 32 had answered the survey and 16 have IRs deployed. It reveals that the first IR deployed in the Federal Institutes network was at the Federal Institute of Goias (IFG) in 2013, and most of the others, 11 out of 16, were implemented in the last years, between 2018 and 2020. It concludes that the deployment of the institutional repositories of Brazil is in an intermediate state and it follows the specialized literature and the guiding principles of the open access movement to the scientific information. It presents the final considerations, highlighting the main results and recommendations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luiz Otávio (loms@ufpa.br) on 2022-04-06T18:25:42Z No. of bitstreams: 1 GISELA FERNANDA MONTEIRO DANIN Dissertação de Mestrado. Acesso aberto à informação científica. 2021.pdf: 2290012 bytes, checksum: 115e0524584edc9258d37c6ffde7ba26 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luiz Otávio (loms@ufpa.br) on 2022-04-07T13:43:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GISELA FERNANDA MONTEIRO DANIN Dissertação de Mestrado. Acesso aberto à informação científica. 2021.pdf: 2290012 bytes, checksum: 115e0524584edc9258d37c6ffde7ba26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-07T13:43:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GISELA FERNANDA MONTEIRO DANIN Dissertação de Mestrado. Acesso aberto à informação científica. 2021.pdf: 2290012 bytes, checksum: 115e0524584edc9258d37c6ffde7ba26 (MD5) Previous issue date: 2021-01-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação Científicapt_BR
dc.subjectCiência e Tecnologiapt_BR
dc.subjectAcesso abertopt_BR
dc.subjectInstitutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.subjectRepositório Digitalpt_BR
dc.subjectRepositório Institucionalpt_BR
dc.subjectScientific Communicationpt_BR
dc.subjectFederal Institutes of Education, Science and Technologypt_BR
dc.subjectDigital Repositorypt_BR
dc.subjectOpen accesspt_BR
dc.subjectInstitutional Repositorypt_BR
dc.titleAcesso aberto à informação científica: uma análise dos repositórios institucionais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Hamilton Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3172995771315859pt_BR
dc.description.resumoA presente Dissertação analisa as estratégias utilizadas pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, (IFs) quanto à adesão ao movimento do acesso aberto à informação científica nos processos de implantação dos seus repositórios institucionais. Investiga os conceitos de comunicação científica, acesso aberto à informação científica e repositórios digitais. Apresenta um panorama nacional da implantação dos repositórios institucionais (RIs). Analisa, à luz da literatura especializada, a situação dos Repositórios Institucionais nos Institutos Federais que já os têm implantados. Com base em dados obtidos pela aplicação de um instrumento de coleta de dados, via e-mail e aplicativo de mensagem, aos 38 institutos existentes no Brasil, avalia a situação geral quanto à implantação dos repositórios digitais de acesso aberto e analisa como se desenvolveu esse processo de implantação. Levanta a presença dos repositórios dos Institutos Federais nos sítios do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, nos diretórios do Registry of Open Access Repositories e no Directory of Open Access Repositories, por meio dos seus respectivos websites. Informa que dos 38 IFs existentes e consultados, foram 32 os que responderam e desses, 16 possuem RI implantado. Revela que o primeiro RI implantado na Rede dos Institutos Federais foi no Instituto Federal de Goiás (IFG), em 2013, e que a maioria dos demais, 11 de 16, foi implantada nos últimos anos, de 2018 a 2020. Conclui que a implantação dos repositórios institucionais no Brasil encontra-se num patamar intermediário e os dados analisados indicam que o trabalho desenvolvido segue o que preceitua a literatura especializada e acompanha os princípios orientadores do movimento de acesso aberto à informação científica. Apresenta considerações finais, com destaque para os principais resultados e recomendações.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaMEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoGESTÃO DA INFORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTOpt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-6439-0058pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GISELA FERNANDA MONTEIRO DANIN Dissertação de Mestrado. Acesso aberto à informação científica. 2021.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.