Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14616
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 30-Jul-2021 |
Autor(es): | LOBATO, Heberton dos Santos![]() |
Primeiro(a) Orientador(a): | CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes![]() |
Título: | Rainhas Transformistas de Abaetetuba: con(cu)rsos, performances e performatividades |
Citar como: | LOBATO, Heberton dos Santos. Rainhas Transformistas de Abaetetuba: con(cu)rsos, performances e performatividades. Orientadora: Giselle Guilhon Antunes Camargo. 2021. 181 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2021. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14616. Acesso em:. |
Resumo: | A presente pesquisa em arte tem como objetivo criar uma bricolagem entre etnografia e auto-etnografia interligando as memórias dessa pesquisadora-transformista às das artistas transformistas de Abaetetuba. À luz das teorias da performance, memória e performatividade de gênero, o que se busca compreender são os processos criativos, transições de gênero e posturas políticas das artistas a partir de suas participações nos concursos gays na cidade de Abaetetuba (lócus da pesquisa). Os teóricos-base são Richard Schechner (2003; 2013; 2012); Judith Butler ( 2018 ;2019); Paul Preciado (2017; 2018) e Pierre Nora (1993), a partir dos quais cria-se um diálogo fecundo com outros autores e conceitos dando vida ao corpo dissertativo. Em vista a alcançar o objetivo proposto, na coleta dos dados etnográficos utilizouse entrevistas semiestruturadas, observações in loco, coletas de textos visuais e pesquisa bibliográfica. Como resultado, o estudo aponta: a- a existência decolonial da estética transformista e sua diferença em relação a estética Drag (Queen/King); b- a existência, nos concursos gays, de uma micropolítica do desejo capaz de mobilizar territórios (espaço social) e territorialidades (relações dos sujeitos com seu espaço interno e externo); c- a interferência real da cultura amazônica no imaginário criativo transformista; d- existência de categorias comuns entre a performance art e a performance cultural nos concursos gays (efemeridade, transgressão, caráter político, aproximação vida/arte); e, e-aumento da visibilidade, respeito e reconhecimento dos artistas gays, por meio dos concursos de dança/desfile em Abaetetuba. A dissertação está dividida da seguinte forma: no primeiro capítulo, contextualiza-se a microrregião do Baixo Tocantins em suas múltiplas dimensões (sociais, estéticas, políticas), com foco na cidade de Abaetetuba. No segundo, pondera-se sobre a categoria artística transformismo buscando justificar a escolha sobre tal estética, além de apresentar alguns elementos que compõem os concursos gays. No terceiro, evoca-se as categorias performance e performatividade intuitando refletir sobre as memórias restauradas/performativas das Rainhas Transformistas que, ao virem a tona a partir do contexto sociocultural abaetetubense, (re)constroem cenários artísticos, identitários, micropolíticos, espaciais, visuais, educacionais e históricos. Por fim, na conclusão, realiza-se a apuração metafórica dos votos coroando, em meio às dificuldades e conhecimentos adquiridos, as antigas e novas Rainhas Transformistas de Abaetetuba. |
Abstract: | The present research in art aims to create a bricolage between ethnography and autoethnography, linking the memories of this researcher-transformist to those of the transformist artists of Abaetetuba. In the light of the theories of performance, memory and gender performativity, what is sought to understand are the creative processes, gender transitions and political postures of the artists from their participation in gay contests in the city of Abaetetuba (locus of research). The base theorists are Richard Schechner (2003; 2013; 2012); Judith Butler (2018;2019); Paul Preciado (2017; 2018) and Pierre Nora (1993), from which a fruitful dialogue is created with other authors and concepts giving life to the dissertation body. In order to achieve the proposed objective, in the collection of ethnographic data, semi-structured interviews, in loco observations, visual text collections and bibliographic research were used. As a result, the study points out: a- the decolonial existence of the transformist aesthetic and its difference in relation to the Drag aesthetic (Queen/King); b- the existence, in gay contests, of a micropolitics of desire capable of mobilizing territories (social space) and territorialities (subjects' relationships with their internal and external space); c- the real interference of Amazonian culture in the transformist creative imagination; d- existence of common categories between performance art and cultural performance in gay contests (ephemerality, transgression, political character, life/art approximation); and, e-increased visibility, respect and recognition of gay artists, through dance/parade contests in Abaetetuba. The dissertation is divided as follows: in the first chapter, the Baixo Tocantins micro-region is contextualized in its multiple dimensions (social, aesthetic, political), focusing on the city of Abaetetuba. In the second, the artistic category transformism is considered, seeking to justify the choice of such aesthetics, in addition to presenting some elements that make up the gay contests. In the third, the categories performance and performativity are evoked, intuiting to reflect on the restored/performative memories of the Transformist Queens who, when emerging from the sociocultural context of Abaetetubense, (re)construct artistic, identity, micropolitical, spatial, visual, educational and historical. Finally, in the conclusion, the metaphorical calculation of votes is carried out, crowning, amidst the difficulties and acquired knowledge, the old and new Transformist Queens of Abaetetuba |
Palavras-chave: | Performance (Arte) - Abaetetuba (PA) Etnocenologia Cultura Popular Comunidade Queer |
Área de Concentração: | ARTES |
Linha de Pesquisa: | TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Arte |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_RainhasTransformistasAbaetetuba.pdf | 6,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons