Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15674
Tipo: Dissertação
Data do documento: 30-Mar-2023
Autor(es): HAGE NETO, Demétrio Dib
Primeiro(a) Orientador(a): MORAES, Hito Braga de
Título: Análise de viabilidade de implantação de um centro de integração logística na região amazônica: um estudo de caso no Estado do Pará
Citar como: HAGE NETO, Demétrio. Análise de viabilidade de implantação de um centro de integração logística na região amazônica: um estudo de caso no Estado do Pará. Orientador: Hito Braga de Moraes.2023. 155 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Naval) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15674. Acesso em:.
Resumo: A celeridade e a evolução constante das relações econômicas e das competições de mercado trazem à tona a necessidade de repensar as estratégias logísticas atuais e fomentar novas formas de operação de transporte, a fim de possibilitar a integração dos participantes do processo, bem como integrar os modais e recursos envolvidos na cadeia de suprimentos. Diante desse cenário de necessidade de evolução e modificação das relações de mercado, o uso e a implementação de projetos de Centros de Integração Logística ganham destaque como uma forma de aprimoramento da realidade logística. Corroborando com esta realidade, a presente pesquisa teve como objetivo principal a verificação da viabilidade e dos benefícios gerados a partir da implantação de um Centro de Integração Logística no Estado do Pará - CILOG, sob a ótica da demanda de escoamento da produção, disponibilidade de modais e localização geográfica. Para verificação da viabilidade de implementação, foram consultados dados relativos aos fluxos de carga no estado e locais de produção nas áreas adjacentes, bem como às potencialidades, percalços e particularidades dos modais que constituem o sistema de transportes do estado, tendo como cernes principais a realização da verificação e avaliação, de forma holística e sistemática, da viabilidade e dos benefícios gerados a partir da implementação do CILOG para atendimento das necessidades de escoamento da demanda de mercadorias produzidas no mesmo Estado, bem como das advindas dos estados adjacentes, sob a ótica da demanda de escoamento da produção, disponibilidade de modais e localização geográfica. Para tal, aplicou-se uma metodologia híbrida AHP-SWOT para definição dos critérios e fatores decisórios que caracterizam a implantação de solução logística do tipo Centro de Integração Logística (CILOG) na Região Amazônica, bem como a definição da melhor localização para esta implantação, tomando-se como base três alternativas locacionais: Santarém (nas margens do Rio Amazonas), Alça Viária (nas margens do Rio Guamá) e Miritituba (nas margens do Rio Tapajós)
Abstract: The celebrated and constant evolution of operating operations and market companies compensate for the integration of process participants and the need to promote new operating strategies, as well as the integration of process participants, as well as the need for integration of participants in the process. process. resources involved in the supply chain. from this scenario of need for evolution and modification of market relations, the use and implementation of outstanding projects of logistics integration centers as a way of improving the logistics reality. Corroborating this reality, the main objective of this research was to verify the feasibility and benefits generated from the implementation of a Logistics Integration Center in the State of Pará - CILOG, from the perspective of the demand for production flow, availability of modal and location. To verify the feasibility of production for implementation, foam consulted without data regarding load states and load locations in adjacent areas, as well as potential, functionalities and resources of the implementation systems, with flow as the main centers of selection and, systematic and systematic way, of the feasibility and evaluation of the benefits generated from the implementation of the needs of the demand for services of attendance of the neighboring states, as well as of the entrances for the attendance of the neighboring states demand of flow of the production, availability of modals and geographic location . For this, an A-SWOT hybrid methodology was applied to define the HP location criteria and the decision factors that characterize the implementation of logistics such as the Logistics Integration Center (CILOG) in the Amazon Region, as well as the definition of the best for this implementation. , based on three local alternatives: Santarém (on the banks of the Amazon River), Alça Viária (on the banks of the Guamá River) and Miritituba (on the banks of the Tapajós River).
Palavras-chave: Centro logístico
Logística de transportes
Plataformas logísticas
Transportes multimodal
Transport logistics.
Logistics platforms.
Multimodal transport
Área de Concentração: ANÁLISE DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS NAVAIS
Linha de Pesquisa: TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA HIDROVIÁRIA E PORTUÁRIA
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia Naval (Mestrado) - PPGENAV/ITEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AnaliseViabilidadeImplantacao.pdf5,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons