Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCHAGAS, Rosana Augusto-
dc.date.accessioned2023-08-03T15:39:57Z-
dc.date.available2023-08-03T15:39:57Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.identifier.citationCHAGAS, Rosana Augusto. Proposta de um modelo baseado em blended learning para trilhas de aprendizagem por competências. 2021. 181 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15813. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15813-
dc.description.abstractAiming to equip the training area of public organizations with a computerized device that provides the development of strategic skills for organizations and, at the same time, stimulate their employees with the perspective of flexibility in choosing the type and modality most appropriate to their way of learning, the work described in this thesis was carried out, applying the action research methodology with a comparative contribution of the experience of four Brazilian organizations that are reference in the areas of training and learning trails. For this purpose, the following were used two mechanism: the decomposition of skills and the template adapted from the Instructional Design Made Easy model (Bruce, 1997, 1999, 2004), to elaborate questions to be used before and after contact with the didactic material of the learning activities, with the purpose of testing the achievement of the instructional objective, which pointed to an increase in the repertoire of the participants and made it possible to plan and design a computerized blended learning trails module to compose a computerized competence management system, in use since 2014. Thus, the prototype of the competency learning trails module, developed in the context of this project, waits the stabilization of the global health crisis caused by COVID-19 and the return of the activities of the Organizational Behavior Management Laboratory to be tested and, in the future. Implanted and implemented under the assumption that it also meets the precepts of risk management established by the Brazilian federal public administration.en
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2023-08-03T14:46:52Z No. of bitstreams: 2 Proposta de um Medelo de blended learning para trilhas de aprendizagem por competências.pdf: 4427696 bytes, checksum: 0b9a1a03a1647f7860d6bdeb48c288b9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2023-08-03T15:39:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Proposta de um Medelo de blended learning para trilhas de aprendizagem por competências.pdf: 4427696 bytes, checksum: 0b9a1a03a1647f7860d6bdeb48c288b9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-03T15:39:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Proposta de um Medelo de blended learning para trilhas de aprendizagem por competências.pdf: 4427696 bytes, checksum: 0b9a1a03a1647f7860d6bdeb48c288b9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-11-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Fernando Pessoapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.brpt_BR
dc.subjectTrilhas de Aprendizagempt_BR
dc.subjectMódulo informatizadopt_BR
dc.subjectGestão por Competênciaspt_BR
dc.titleProposta de um modelo baseado em blended learning para trilhas de aprendizagem por competênciaspt_BR
dc.title.alternativeProposal for a blended learning model for competency learning trailsen
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryPortugalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Nuno Jorge Gonçalves de Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4291815198584083pt_BR
dc.contributor.advisor-co1COSTA, Thiago Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4709521890448953pt_BR
dc.description.resumoObjetivando instrumentalizar a área de capacitação das organizações públicas com um dispositivo informatizado que proporcione desenvolvimento de competências estratégicas para as organizações e, simultaneamente, estimule os seus colaboradores com a perspectiva de flexibilidade na escolha do tipo e modalidade mais apropriados a sua forma de apreender, o trabalho descrito nessa Tese foi realizado aplicando a metodologia de pesquisa-ação com aporte comparativo da experiência de quatro organizações brasileiras que são referência na temática de capacitação e trilhas de aprendizagem. Nesse intuito, foram utilizados dois mecanismos: a decomposição de competências e, o template adaptado do modelo de Instructional Design Made Easy (Bruce, 1997, 1999, 2004), para elaborar questões a serem utilizadas antes e depois do contato com o material didático das atividades de aprendizagem, com a finalidade de testar o alcance do objetivo instrucional que apontou acréscimo de repertório aos participantes e, possibilitou o planejamento e a conceção de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem sob os moldes blended para compor um sistema informatizado de gestão por competências, em uso desde 2014. Desta forma, o protótipo do módulo de trilhas de aprendizagem por competências, desenvolvido neste trabalho, aguarda a estabilização da crise de saúde mundial provocada pelo COVID-19 e, o retorno das atividades do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional para ser testado e futuramente, implantado e implementado com a proposta de também atender aos preceitos da gestão de riscos estabelecida pela administração pública federal brasileira.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.description.resumeVisant à doter l'espace formation des organisations publiques d'un dispositif informatisé permettant le développement de compétences stratégiques pour les organisations et, dans le même temps, de stimuler leurs employés dans une perspective de flexibilité dans le choix du type et de la modalité les plus appropriés à leur mode d'apprentissage, le travail décrit dans cette thèse a été réalisé en utilisant la méthodologie de recherche-action avec un apport comparatif de l'expérience de quatre organisations brésiliennes qui sont une référence dansle thème des parcours de formation et d'apprentissage. Pour cela, deux mécanismes ont été utilisés: la décomposition des compétences et le modèle adapté du modèle Instructional Design Made Easy (Bruce, 1997, 1999, 2004), pour élaborer des questions à utiliser avant et après le contact avec le matériel didactique de activités d'apprentissage, dans le but de tester l'atteinte de l'objectif pédagogique qui indiquait une augmentation du répertoire des participants et, a rendu possible la planification et la conception d'un module informatisé de parcours d'apprentissage sous les moules mixtes pour composer un système de gestion informatisé des compétences , en service depuis 2014. Ainsi, le prototype du module de parcours d'apprentissage des compétences, développé dans ce travail, attend la stabilisation de la crise sanitaire mondiale causée par le COVID-19 et le retour des activités du Laboratoire de gestion du comportement organisationnel à tester et à l'avenir, implanté et mis en œuvre avec la proposition de répondre également aux préceptes de gestion le risque établi par l'administration publique fédérale Brésilienne.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-1876-926Xpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-8952-8754pt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Ciência da Informação (Doutorado) - UFP/PT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_PropostaModeloBaseado.pdf4,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons