Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Gabriel Borges-
dc.date.accessioned2024-08-12T14:31:50Z-
dc.date.available2024-08-12T14:31:50Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Gabriel Borges. Quantos mundos há na arte? Crítica de arte em Belém do Pará (1896-1914). Orientador: Aldrin Moura de Figueiredo. 2024. 179 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16409. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16409-
dc.description.abstractIn the passage from the 19th to the 20th century, the city of Belém do Pará experienced several transformations due to the synthesis between the economic boom related to the commercialization of intoxicated with the modernizing mentality characteristic of the period that became known by historiography as the ―Amazonian Belle Époque‖ (1870-1912). In the cultural sphere, intertwined with political projects, a circuit of Fine Arts exhibitions began to gain notoriety and become more dynamic, with Belém being requested, at the time, by several national and international artists to exhibit their works, mainly from 1905 when the foyer Theatro da Paz passed through its hall destined to the reception of exhibitions. This dissertation intends to follow a path of analysis reflecting on the role of art criticism in this circuit of exhibitions that has already been explained. Knowing that the press of the period has a direct influence on the publication of criticism, we will aim, from the analysis of two periodicals of the period as primary sources, to understand and problematize the role that critics and their published texts play in the consolidation and dissemination of the Belem's Fine Arts circuit of the centuries.en
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Rocha (carlosrocha@ufpa.br) on 2024-08-12T13:35:09Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Gabriel Borges Souza.pdf: 4329633 bytes, checksum: f78e42f2eef1a58be44f6517760c420e (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Orinete Souza (orinete@ufpa.br) on 2024-08-12T14:31:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Gabriel Borges Souza.pdf: 4329633 bytes, checksum: f78e42f2eef1a58be44f6517760c420e (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-12T14:31:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Gabriel Borges Souza.pdf: 4329633 bytes, checksum: f78e42f2eef1a58be44f6517760c420e (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na Internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.compt_BR
dc.subjectCircuito de Belas Artespt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectCrítica de artept_BR
dc.subjectFine Arts Circuiten
dc.subjectPressen
dc.subjectArt criticismen
dc.titleQuantos mundos há na arte? Crítica de arte em Belém do Pará (1896-1914)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO, Aldrin Moura de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4671233730699231pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9040120404600635pt_BR
dc.description.resumoNa virada do século XIX para o século XX, a cidade de Belém do Pará experimentou diversas transformações devido ao boom econômico referente à comercialização da borracha e a experimentação modernizadora que foi característica do período, tempo este que ficou conhecido no campo das artes e da cultura como “Belle Époque Amazônica”. Imbricado a projetos políticos, um circuito de exposições de Belas Artes ganhou notoriedade e se dinamizou, sendo Belém requisitada, à época, por diversos artistas nacionais e internacionais. Damos maior atenção aos salões e exposições que ocorreram principalmente a partir da década de 1900, quando o foyer do Theatro da Paz passou a ser o espeço privilegiado para os vernissagens, saraus e demais eventos artísticos. A presente dissertação visa fazer uma análise do papel da crítica de arte junto a este circuito de exposições e à sua divulgação e debates nos órgãos de imprensa. Acreditamos que a imprensa impressa do período teve influência direta na publicação e na circulação dos textos de crítica de arte como parte de um projeto civilizador, republicano e de formatação de padrões artísticos estabelecidos em diálogo com centros europeus e nacionais. A partir da análise dos jornais A Província do Pará e Folha do Norte, buscamos compreender o papel que os críticos Antônio de Carvalho, Alfredo Sousa e João Affonso do Nascimento desempenharam a partir de sua inserção na arena das letras, assim como de seus posicionamentos políticos, matrizes intelectuais, referências estéticas na consolidação e na propagação do circuito de Belas Artes na Belém do entresséculos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENSpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoHISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIApt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MundosArteCritica.pdf4,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons