Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16449
Tipo: Dissertação
Data do documento: 13-Dez-2023
Autor(es): Rodrigues, Lucas Ferreira
Afiliação do(s) Autor(es): Prefeitura Municipal de Parauapebas e Secretaria Estadual de Educação - SEDUC
Primeiro(a) Orientador(a): Almeida, Talita Carvalho Silva de
Título: Potencialidades digitais para uma abordagem dos poliedros de Platão: proposta de formação docente sob o contexto tecnológico
Citar como: RODRIGUES, Lucas Ferreira. Potencialidades digitais para uma abordagem dos poliedros de Platão: proposta de formação docente sob o contexto tecnológico. Orientadora: Profa. Dra. Talita Carvalho Silva de Almeida. 2023. 209 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16449. Acesso em:.
Resumo: Reconhecendo as práticas pedagógicas como ações significativas capazes de evidenciar a importância do uso de recursos tecnológicos, partindo do contexto social para a sala de aula, apresentamos, no cenário desta pesquisa, a presente dissertação de mestrado intitulada "Potencialidades Digitais para uma Abordagem dos Poliedros de Platão: Proposta de Formação Docente sob o Contexto Tecnológico," com enfoque da Performance Matemática Digital, que se configura como uma dinâmica prática e objetiva voltada para o ensino da Geometria, destacando especificamente os Poliedros de Platão. Por meio dessa imersão, a pesquisa apresenta como objetivo principal, uma investigação das possíveis contribuições pedagógicas percebidas em uma proposta de curso de formação continuada para professores de Matemática, por meio do qual buscamos compreender quais resultados podem ser possibilitados por essa dinâmica para que esses sujeitos possam ressignificar o ensino de Poliedros de Platão por meio da abordagem tecnológica digital. Conforme observação de um dos participantes da pesquisa, tal ação visa incentivar os professores a disseminarem práticas inovadoras, proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para eles quanto para seus alunos. Como questão norteadora, investigamos "Quais possíveis potencialidades podem ser desenvolvidas pelos professores de Matemática a respeito da inserção de tecnologias digitais com fins educacionais?" Neste cenário, projetamos promover o desenvolvimento pedagógico dos participantes para explorar as potencialidades do ensino de Poliedros de Platão e outros objetos matemáticos. Com base nas observações obtidas durante a condução da pesquisa, organizamos diversas experiências relacionadas às contribuições das tecnologias digitais em um produto educacional denominado "Poliedros de Platão Mediados pela Performance Digital: Formação Docente na Era Tecnológica," compilado no formato de um Guia digital, sendo concebido para ser empregado como recurso didático em sala de aula e como material instrutivo na capacitação de professores de Matemática. Como resultado, este estudo destaca a necessidade urgente de reavaliar e reformular os cursos de formação inicial e programas acelerados de formação continuada para atender às demandas da nova abordagem na construção do conhecimento no âmbito da profissionalização docente. Isso justifica o fato de que a utilização eficaz de tecnologias na prática pedagógica requer tempo de capacitação/experiência e suporte técnico contínuo, fatores cruciais para evitar que a proposta aqui discutida se estabeleça apenas no campo das ideias, sem tomar forma como prática efetiva em sala de aula.
Abstract: Recognizing pedagogical practices as significant actions capable of highlighting the importance of using technological resources, moving from the social context to the classroom, we present, in the context of this research, the current master's dissertation titled "Digital Potentials for an Approach to Platonic Polyhedra: Proposal for Teacher Training in the Technological Context," with a focus on Digital Mathematical Performance. This approach is a practical and objective dynamic aimed at teaching Geometry, specifically emphasizing Platonic Polyhedra. Through this immersion, the research's main objective is to investigate the possible pedagogical contributions perceived in a proposal for continuing education for Mathematics teachers. We seek to understand the results that can be made possible by this dynamic so that these individuals can reshape the teaching of Platonic Polyhedra through digital technological approaches. According to one of the research participants, this action aims to encourage teachers to disseminate innovative practices, providing an enriching experience for both them and their students. As a guiding question, we investigate "What possible potentials can be developed by Mathematics teachers regarding the integration of digital technologies for educational purposes?" In this scenario, we aim to promote the pedagogical development of the participants to explore the potentials of teaching Platonic Polyhedra and other mathematical objects. Based on the observations obtained during the research, we have organized various experiences related to the contributions of digital technologies in an educational product called "Platonic Polyhedra Mediated by Digital Performance: Teacher Training in the Technological Era." This product is compiled in the format of a digital guide, designed to be used as a didactic resource in the classroom and as instructional material in the training of Mathematics teachers. As a result, this study highlights the urgent need to reassess and reformulate initial training courses and accelerated continuing education programs to meet the demands of the new approach in building knowledge within the scope of teacher professionalization. This justifies the fact that the effective use of technologies in pedagogical practice requires training/experience time and continuous technical support, crucial factors to prevent the discussed proposal from remaining only in the realm of ideas without taking shape as effective classroom practice.
Palavras-chave: Formação de professores
Geometria
Poliedros de Platão
Produto Educacional. Conhecimento Pedagógico, de Conteúdo e Tecnológico (CPCT).
Teacher training
Geometry
Plato's polyhedra
Pedagogical, Content and Technological Knowledge (CPCT).
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PotencialidadesDigitaisAbordagem.pdf7,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons