Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALENCAR, Elisangela da Silva dos Santos de-
dc.date.accessioned2025-01-10T19:05:14Z-
dc.date.available2025-01-10T19:05:14Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.citationALENCAR, Elisangela da Silva dos Santos de. Programação Linear aplicada no Transporte Aquaviário de passageiros sob restrições de demanda e nível de serviço para as travessias Belém-Camará, Belém-Arapari e Belém-Cotijuba. Orientadora: Maisa Sales Gama Tobias. 2022. X67 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Naval) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16713. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16713-
dc.description.abstractIn the Amazon region, hydrological transportation has historically played a crucial role. However, passenger water transportation lacks economic models that assist in the design and implementation of strategies for its viability. In this study, a cost model for passenger water transportation was developed based on activity-based costing principles and linear programming. The aim was to optimize costs and maximize profits, considering demand and service level constraints in a water transportation company in the city of Belém, Brazil. The model was applied to three crossings that operate passenger, cargo, and vehicle trips between Belém and Ilha de Marajó. Various simulations were conducted to explore opportunities and conditions for reducing operational costs. The objective was to find the best cost-profit relationship, with the model parameters including variable costs, profits, and the maximum number of possible trips. Based on the results, alternative cost reduction strategies were established to achieve maximum profit and the highest number of trips. The model proved to be useful through the analysis of viable and effective cost reduction strategiespt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ivone Costa (mivone@ufpa.br) on 2025-01-10T19:04:51Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_ProgramacaoLinearAplicada.pdf: 741614 bytes, checksum: 7a678ab3fedd0604154e13562d52b3d9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ivone Costa (mivone@ufpa.br) on 2025-01-10T19:05:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_ProgramacaoLinearAplicada.pdf: 741614 bytes, checksum: 7a678ab3fedd0604154e13562d52b3d9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-10T19:05:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_ProgramacaoLinearAplicada.pdf: 741614 bytes, checksum: 7a678ab3fedd0604154e13562d52b3d9 (MD5) Previous issue date: 2022-12-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.brpt_BR
dc.subjectTransporte aquaviáriopt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectModelo de custospt_BR
dc.subjectCusteio baseado em atividadespt_BR
dc.subjectWater transportationpt_BR
dc.subjectLinear programmingpt_BR
dc.subjectCost modelpt_BR
dc.subjectActivity-based costingpt_BR
dc.titleProgramação Linear aplicada no Transporte Aquaviário de passageiros sob restrições de demanda e nível de serviço para as travessias Belém-Camará, Belém-Arapari e Belém-Cotijubapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.contributor.advisor1TOBIAS, Maisa Sales Gama-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9635266655242384pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ROCHA, Marcus Pinto da Costa da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7169569605967930pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3504836495242296pt_BR
dc.description.resumoNa região amazônica, historicamente, o transporte hidroviário desempenha um papel muito importante. No entanto, o transporte aquaviário de passageiros carece de modelos econômicos que auxiliem no desenho e na implementação de estratégias para sua viabilidade. Neste trabalho, foi desenvolvido um modelo de custo do transporte aquaviário de passageiros com base nas premissas do custeio de atividades, bem como baseado na programação linear, com o objetivo de otimizar os custos e maximizar os lucros, sob restrições de demanda e nível de serviço, em uma empresa de transporte aquaviário da cidade de Belém (Brasil). O modelo foi aplicado para três travessias que operam em viagens de passageiros, cargas e veículos entre Belém e a Ilha do Marajó. Diferentes simulações foram feitas para explorar as oportunidades e as condições de redução de custos operacionais. A busca foi pela melhor relação entre custo e lucro, ou seja, os parâmetros do modelo incluem custo variável, lucro e número máximo de viagens possíveis. De posse dos resultados, foram estabelecidas alternativas de redução de custos para atingir o máximo de lucro e número de viagens. O modelo mostrou-se útil por meio da análise de estratégias viáveis e efetivas de redução de custospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Navalpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPLANEJAMENTO DE TRANSPORTEpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoTRANSPORTE AQUAVIÁRIOpt_BR
dc.description.affiliationRODOFLUVIAL BANAV LTDApt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-0888-0685pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-1849-1982pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia Naval (Mestrado) - PPGENAV/ITEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ProgramacaoLinearAplicada.pdf724,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons