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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorFARIAS, Iago Sergio de Castro-
dc.date.accessioned2025-01-23T14:05:34Z-
dc.date.available2025-01-23T14:05:34Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.citationFARIAS, Iago Sergio de Castro. Formação de enfermeiras e enfermeiros de instituições públicas da Amazônia brasileira sobre saúde da população negra. Orientadora: Nádile Juliane Costa de Castro. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16748. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16748-
dc.description.abstractThe processes of exclusion of the black population in society stem from Brazil's slaveholding roots, based on theories of population whitening and racial superiority. Through a false racial democracy, these theories obstruct the access of the black population to education and health. This study aims to understand how this exclusion institutionally affects health training about the black population and access to this training. Objective: This research aims to understand the construction of knowledge and nursing training regarding the health of the black population in the Amazon. Method: It is a documentary study based on the analysis of Pedagogical Political Projects of Nursing courses in public universities in the North region. The study was theoretically based on Vygotsky's historical-social theory and Bell Hooks' concepts of transformative education, under thematic analysis according to Bardin. Results: In total, 12 PPPs were analyzed, identifying 10 curricular activities, of which 04 were about black populations and 06 were extension and research projects on the subject. From the findings, four thematic axes emerged: "Training and Health in the Amazon," "Educational Triad and Influence on Complementary Training," "Affirmative Actions and the Paradigm of Higher Education," and "Scientific and Structural Racism in the Educational Process." Final Considerations: There are deficits in health training across the entire university triad, demonstrated by low production, projects, and absence in PPPs. It is necessary to reformulate the PPPs to provide genuinely equitable and comprehensive health training and care.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lidiane Benigno (lydiane.correa@gmail.com) on 2024-02-05T13:42:46Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EnfermeirasEnfermeirosPublicos_pdfA.pdf: 1022075 bytes, checksum: 79b12a50f643ff38ab34814c2df5d37f (MD5) license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-23T14:05:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EnfermeirasEnfermeirosPublicos_pdfA.pdf: 1022075 bytes, checksum: 79b12a50f643ff38ab34814c2df5d37f (MD5) license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Previous issue date: 2023-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.brpt_BR
dc.subjectNegro ou afro-americanopt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectSaúde das minorias étnicaspt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEnfermeiros e enfermeiraspt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectBlack or african americanpt_BR
dc.subjectNursing educationpt_BR
dc.subjectHealth of ethnic minoritiespt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectNursespt_BR
dc.subjectPrejudicept_BR
dc.titleFormação de enfermeiras e enfermeiros de instituições públicas da Amazônia brasileira sobre saúde da população negrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.contributor.advisor1CASTRO, Nádile Juliane Costa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2532971599666350pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6707780692017545pt_BR
dc.description.resumoOs processos de exclusão da população negra na sociedade partem das raízes escravocratas do Brasil, baseadas em teorias de embranquecimento populacional e superioridade racial, por meio de uma falsa democracia racial, promovem entraves no acesso à educação e saúde da população negra, e como essa exclusão interfere institucionalmente na formação em saúde sobre a população negra e no acesso a essa formação. Objetivo: Este estudo tem por objetivo compreender como se estrutura a construção do conhecimento e formação em enfermagem sobre saúde da população negra na Amazônia. Método: É um estudo documental que parte da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos de cursos de Enfermagem nas universidades públicas da região Norte. O estudo teve como base teórica os pressupostos da teoria histórico social de Vygotsky e os conceitos de educação transformadora de Bell Hooks, sob análise temática de acordo com Bardin. Resultados: No total foram analisados 12 PPCs, identificados 10 atividades curriculares, sendo 04 sobre populações negras e 06 projetos de extensão e pesquisa sobre o tema. Dos achados emergiram quatro eixos temáticos: “Formação e saúde na Amazônia”, “Tripé Educacional e Influência na formação Complementar”, Ações Afirmativas e o Paradigma da Educação Superior” e “Racismo Científico e Estrutural no Processo Educacional”. Considerações finais: Há déficits na formação em saúde em todo o tripé universitário, demonstrado pela baixa produção, projetos e ausência nos PPCs sendo necessário reformular os PPCs para que se possa oferecer uma formação e assistência à saúde de fato equânime e integral.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.subject.linhadepesquisaEDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E GESTÃO PARA A PRÁXIS DO CUIDADO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICOpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICOpt_BR
dc.description.affiliationSESMA - Secretaria Municipal de Saúde de Belémpt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-0726-3300pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-7675-5106pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Enfermagem (Mestrado) - PPGENF/ICS

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