Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16940
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 6-Fev-2025 |
Autor(es): | MIRANDA, Françoise Helouise Costa de |
Primeiro(a) Orientador(a): | PENNER, Giovanni Chaves |
Título: | Práticas e ações de sustentabilidade com intervenção pedagógica |
Citar como: | MIRANDA, Françoise Helouise Costa de. Práticas e ações de sustentabilidade com intervenção pedagógica. Orientador: Giovanni Chaves Penner. 2025. 47 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16940. Acesso em:. |
Resumo: | Há uma preocupação mundial em relação a mudança do clima, e para que se tenha uma resposta à esta ameaça, vários acordos e conferências estão sendo realizados pelo mundo. A motivação para o projeto se dá a partir da dificuldade que o ensino básico enfrenta em planejar práticas e ações sustentáveis no ambiente escolar, diante disto foi pensando em levar soluções para que as propostas fossem desenvolvidas por uma escola pública no município de Belém-Pará. Sendo assim, optou-se por trabalhar em 3 etapas dentro do projeto desenvolvido pela escola intitulado “Escolas de Saberes e Ações para Sustentabilidade”, para reconhecimento da área, analise do projeto proposto pela escola, busca de projetos já existentes, e de parcerias técnicas com objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para o uso responsável dos recursos naturais, como a redução de consumo de energia, do consumo de água e criar ambientes mais saudáveis para comunidade escolar e consequentemente para a população do entorno. A partir das visitas, das reuniões realizadas com os professores, gestão da escola e da observação das características de infraestrutura, iniciou-se as ações e práticas sustentáveis do projeto supracitado, bem como propôs-se a utilização e adequações na metodologia da Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P disponibilizada pelo Ministério do Meio Ambiente, o qual não aconteceu devido a gestão escolar não conseguir se envolver e incentivar os professores nas atividades que foram realizadas com os alunos, implicando na interrupção das ações. |
Abstract: | There is a worldwide concern regarding climate change, and in order to find a response to thisthreat, several agreements and conferences are being held around the world. The motivation for the project comes from the difficulty that basic education faces in planning sustainable practices and actions in the school environment. In view of this, we thought of providing solutions so that the proposals could be developed by a public elementary school in the city of Belém-Pará, given that this educational system plays an important role in the dissemination of information and innovation. Therefore, we decided to work in 3 stages within the project developed by the school entitled “Schools of Knowledge and Actions for Sustainability”, to recognize the area, analyze the project proposed by the school, search for existing projects, and establish technical partnerships with the objective of raising awareness in the school community about the responsible use of natural resources, such as reducing energy consumption, water consumption, and creating healthier environments for the school community and consequently for the surrounding population. Based on the visits, meetings held with teachers, school management and observation of the infrastructure characteristics, sustainable actions and practices of the aforementioned project were initiated, as well as the use and adaptations of the methodology of the Environmental Agenda in Public Administration - A3P made available by the Ministry of the Environment were proposed, which did not happen because the school management was unable to involve and encourage teachers in the activities that were carried out with the students, resulting in the interruption of the actions. |
Palavras-chave: | Escolas públicas; educação ambiental; comunidade escolar. Educação ambiental Comunidade escolar. Public schools Environmental education School community |
Área de Concentração: | HIDRAÚLICA E SANEAMENTO |
Linha de Pesquisa: | PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO, OPERAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS DE SANEAMENTO |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Engenharia Sanitária e Ambiental (Mestrado Profissional) - PPGESA/ITEC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_PraticasAcoesSustentabiblidade.pdf | 3,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons