Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17139
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 31-Ago-2022 |
Autor(es): | SILVA, Marcelina Ribeiro da |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | QUEIROZ, Natércia Neves Marques |
Título: | Construção de tecnologia educativa do tipo álbum seriado acerca dos cuidados com os pés de pessoas com diabetes |
Citar como: | SILVA, Marcelina Ribeiro da. Construção de tecnologia educativa do tipo álbum seriado acerca dos cuidados com os pés de pessoas com diabetes. Orientadora: Natércia Neves Marques Queiroz. 2022. 61 f. Dissertação (Mestrado em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17139. Acesso em:. |
Resumo: | A Diabetes Mellitus representa um grupo etiológico heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresenta em comum a hiperglicemia e os distúrbios no metabolismo de carboidratos, de proteínas e de gorduras, resultante de defeitos na ação e/ou secreção da insulina. Esse grupo etiológico está associado a várias comorbidades como as doenças cardiovasculares, acidente vascular encefálico, insuficiência renal crônica, neuropatia periférica e feridas cutâneas diabéticas ou ulcerações. Ademais, as ulcerações crônicas são mais frequentes nos membros inferiores, como nos pés, e predominantemente entre idosos, capaz de afetar 15% dos pacientes com diabetes, desse total, 14 a 24% sofrem amputação de membro inferior e, após isso, aproximadamente 59% dos pacientes morrem em um intervalo de cinco anos. Diante disso, objetiva-se construir uma tecnologia educacional do tipo álbum seriado educativo como ferramenta de apoio à orientação sobre os cuidados com os pés de pessoas com diabetes. Para isso, optou-se por realizar um estudo de construção de tecnologia educativa, por meio de uma pesquisa de desenvolvimento metodológico com abordagem qualitativa. A trajetória metodológica foi estruturada em duas etapas, a saber: Revisão Narrativa da Literatura (Etapa 1) e a Construção do álbum seriado (Etapa 2). O álbum iniciou-se com a elaboração de uma capa, de informações pré-textuais como a ficha catalográfica, metadados dos autores, a apresentação e o sumário detalhado. Na parte textual, foram incluídos textos e imagens sobre os conceitos da doença, os aspectos epidemiológicos, os fatores de risco, a prevenção, os sinais e sintomas, as complicações, o pé diabético e os cuidados com os pés, a fim de contemplar as principais questões que geram dúvidas entre os pacientes. Logo, a construção desse álbum seriado para pacientes diabéticos foi idealizada a partir de uma linguagem de fácil compreensão, com textos claros e concisos e com figuras coloridas, a fim de aproximar o leitor/usuário de saúde com um conhecimento técnico-científico didático, principalmente, para que o público-alvo tenha autonomia para realizar o autocuidado. Nesse cenário, essa ferramenta de ensino-cuidado deve ser utilizada para auxiliar os profissionais de saúde na orientação aos pacientes assistidos nos serviços de saúde, para isto, pretende-se submeter o álbum à validação formal. Em relação a confecção das ilustrações, buscou-se apresentar um material colorido com figuras ilustrativas que remetem aos aspectos gerais e específicos da doença em questão, principalmente, quanto aos cuidados com os pés de pessoas diabéticas. Ademais, os principais pontos sobre a temática foram abordados, assim como, os objetivos foram alcançados, uma vez que houve discussões e reflexões sobre a temática, houve a construção da tecnologia educacional e a descrição do processo de construção. Por fim, com este trabalho, pretende-se disponibilizar para as pessoas com diabetes um instrumento de orientações com cuidados com os pés. |
Abstract: | Diabetes Mellitus represents a heterogeneous etiological group of metabolic disorders that have in common hyperglycemia and disorders in the metabolism of carbohydrates, proteins and fats, resulting from defects in the action and/or secretion of insulin. This etiological group is associated with several comorbidities such as cardiovascular diseases, stroke, chronic renal failure, peripheral neuropathy and diabetic skin wounds or ulcerations. In addition, chronic ulcerations are more frequent in the lower limbs, such as the feet, and predominantly among the elderly, affecting 15% and all patients with diabetes, of this total, 14 to 24% undergo lower limb amputations and, after that, approximately 59% of patients die within five years. Therefore, the objective is to build an educational technology such as an educational flipchart as a tool to support guidelines on foot care for diabetic people. For this, it was decided to carry out a study on the construction of educational technology, through research of methodological development with a qualitative approach. The methodological trajectory was structured in two stages, namely: Narrative Literature Review (Step 1) and Construction of the flipchart (Step 2). The album started with the creation of a cover, pre-textual information such as a catalog sheet, authors' metadata, presentation and detailed summary. In the textual part, texts and images were included on the concepts of the disease, epidemiological aspects, risk factors, prevention, signs and symptoms, complications, diabetic foot and foot care, in order to address the main issues that generate doubts among patients. Therefore, the construction of this flipchart for diabetic patients was conceived with an easy-to-understand language, with clear and concise texts and colored figures, in order to bring the reader/user of health closer to a technical-scientific didactic knowledge, mainly, so that the target audience has the autonomy to perform self-care. In this scenario, this teachingassistance tool should be used to assist health professionals in guiding patients treated in health services, for this, it is intended to submit the album to formal validation. Regarding the making of the illustrations, we sought to present a colored material with illustrative figures that referred to the general and specific aspects of the disease in question, especially regarding the care of the feet of diabetic people. In addition, the main points on the subject were addressed, as well as the objectives achieved, as there were discussions and reflections on the subject, there was the construction of educational technology and the description of the construction process. Finally, with this study, we intend to provide for people with diabetes instrument of guidance with foot care. |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Diabetes mellitus Pé diabético Educational technology Diabetes mellitus Diabetic foot |
Área de Concentração: | DIABETES |
Linha de Pesquisa: | PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA NO DIABETES |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::ENDOCRINOLOGIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Saúde |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibhujbb@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes (Mestrado) - PPGDIABETES/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ConstruçãoTecnologiaEducativa.pdf | 25,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons