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Tipo: Dissertação
Data do documento: 6-Mai-2020
Autor(es): ALBUQUERQUE, Bruno Santana de
Primeiro(a) Orientador(a): BEZERRA, Ubiratan Holanda
Primeiro(a) coorientador(a): TOSTES, Maria Emília de Lima
Título: Utilização de métodos ativos na transformação de um prédio em um edifício de energia zero: estudo de caso da biblioteca central da Universidade Federal do Pará
Citar como: ALBUQUERQUE, Bruno Santana de. Utilização de métodos ativos na transformação de um prédio em um edifício de energia zero: estudo de caso da biblioteca central da Universidade Federal do Pará. Orientador: Ubiratan Holanda Bezerra; Coorientadora: Maria Emília de Lima Tostes. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17180 . Acesso em:.
Resumo: Este trabalho propõe uma avaliação energética da aplicação do conceito de Edifício de Energia Zero (EEZ) em um edifício universitário, por meio da utilização de métodos ativos, como os Sistema de Iluminação (SI), Sistemas de Geração Fotovoltaico (SF) e Sistema de Armazenamento (SA), e apresenta sua aplicação na forma de um estudo de caso. O objetivo deste estudo é analisar o balanço energético entre a carga da Biblioteca Central da UFPA, a implementação do SI, o SF, o sistema de distribuição e o SA, visando a autonomia energética da carga. Os resultados se apresentaram satisfatórios para os diferentes cenários criados pela variação da carga, de acordo com o calendário da universidade, e pela intermitência da geração fotovoltaica, devido à variação da fonte solar. A implantação do SI proposto reduziu em 44% o consumo da edificação. O uso do sistema fotovoltaico permitiu gerar o suficiente para suprir maior parte da carga do edifício, porém apenas 53% dessa energia seria capaz de beneficiar o edifício, pois o excedente gerado foi utilizado para o atendimento de outras cargas da universidade. Entretanto, a integração do SA permitiu que a edificação se beneficiasse de 77% da energia gerada. Dessa forma, os sistemas propostos proporcionam o conceito de EEZ para a edificação em estudo.Este trabalho propõe uma avaliação energética da aplicação do conceito de Edifício de Energia Zero (EEZ) em um edifício universitário, por meio da utilização de métodos ativos, como os Sistema de Iluminação (SI), Sistemas de Geração Fotovoltaico (SF) e Sistema de Armazenamento (SA), e apresenta sua aplicação na forma de um estudo de caso. O objetivo deste estudo é analisar o balanço energético entre a carga da Biblioteca Central da UFPA, a implementação do SI, o SF, o sistema de distribuição e o SA, visando a autonomia energética da carga. Os resultados se apresentaram satisfatórios para os diferentes cenários criados pela variação da carga, de acordo com o calendário da universidade, e pela intermitência da geração fotovoltaica, devido à variação da fonte solar. A implantação do SI proposto reduziu em 44% o consumo da edificação. O uso do sistema fotovoltaico permitiu gerar o suficiente para suprir maior parte da carga do edifício, porém apenas 53% dessa energia seria capaz de beneficiar o edifício, pois o excedente gerado foi utilizado para o atendimento de outras cargas da universidade. Entretanto, a integração do SA permitiu que a edificação se beneficiasse de 77% da energia gerada. Dessa forma, os sistemas propostos proporcionam o conceito de EEZ para a edificação em estudo.Este trabalho propõe uma avaliação energética da aplicação do conceito de Edifício de Energia Zero (EEZ) em um edifício universitário, por meio da utilização de métodos ativos, como os Sistema de Iluminação (SI), Sistemas de Geração Fotovoltaico (SF) e Sistema de Armazenamento (SA), e apresenta sua aplicação na forma de um estudo de caso. O objetivo deste estudo é analisar o balanço energético entre a carga da Biblioteca Central da UFPA, a implementação do SI, o SF, o sistema de distribuição e o SA, visando a autonomia energética da carga. Os resultados se apresentaram satisfatórios para os diferentes cenários criados pela variação da carga, de acordo com o calendário da universidade, e pela intermitência da geração fotovoltaica, devido à variação da fonte solar. A implantação do SI proposto reduziu em 44% o consumo da edificação. O uso do sistema fotovoltaico permitiu gerar o suficiente para suprir maior parte da carga do edifício, porém apenas 53% dessa energia seria capaz de beneficiar o edifício, pois o excedente gerado foi utilizado para o atendimento de outras cargas da universidade. Entretanto, a integração do SA permitiu que a edificação se beneficiasse de 77% da energia gerada. Dessa forma, os sistemas propostos proporcionam o conceito de EEZ para a edificação em estudo.
Abstract: This dissertation proposes an energetic evaluation of a University Building transformation into a Zero Energy Building (ZEB), by using active methods such as Lighting System (LS), Photovoltaic System (PV) and Storage System (SS), and presents its application in the form of a case study. The purpose of this study is to analyze the energy balance between the UFPA Central Library, the implementation of the LS, the PV, the distribution system and the SS, aiming at the load autonomy. Satisfactory results were obtained for different scenarios created by the load variability, according to the university calendar, and the photovoltaic generation intermittency. The proposed LS reduced the building consumption by 44%. Using the PV system generates enough energy to supply most of the building load, however only 53% of this energy benefits the building, the energy surplus supplies other university loads. However, the SS integration allows the building to benefit 77% of the generated energy. Therefore, the proposed systems provide the ZEB concept to the study case building.
Palavras-chave: Geração Distribuída
Sistema Fotovoltaico
Flexibilidade de Geração
Autoconsumo
Edifício de Energia Zero (EEZ)
Edifícios Públicos
Área de Concentração: SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA
Linha de Pesquisa: SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::CIRCUITOS ELETRICOS, MAGNETICOS E ELETRONICOS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Dispobnível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

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