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Tipo: Tese
Data do documento: 31-Mai-2024
Autor(es): CARVALHO, Leilanir de Sousa
Primeiro(a) Orientador(a): NEGREIROS, Fauston
Título: Historiografia da psicologia escolar e educacional no Piauí: do pioneirismo na década de 1990 aos primeiros serviços da segunda década do século XXI
Citar como: CARVALHO, Leilanir de Sousa. Historiografia da psicologia escolar e educacional no Piauí: do pioneirismo na década de 1990 aos primeiros serviços da segunda década do século XXI. 2024. 143 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2024. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17218. Acesso em:.
Resumo: É imprescindível entrar em contato com as memórias da psicologia escolar e educacional no estado do Piauí, tecer análises, revelar e reconstruir coletivamente uma história permeada por lacunas, com largos espaços de tempo, com uma significativa escassez de registros escritos e produções acerca dessa área de atuação, como assinalam estudos prévios sobre esse contexto histórico-cultural (Negreiros, Silva, Rocha, Silva, Fonseca, Carvalho & Oliveira, 2021; Can-deira, Carvalho & Negreiros, 2020). Portanto, a presente tese de doutorado investigou a histo-riografia da psicologia escolar e educacional piauiense, desde a atuação dos pioneiros da psi-cologia no estado; passando pelos primeiros cursos de graduação, que proporcionaram a for-mação de psicólogos escolares; os primeiros serviços de psicologia na área da educação; che-gando contexto atual, analisando como a psicologia escolar e educacional se desenvolve no estado. A partir disso, despontaram os objetivos específicos: identificar as(os) profissionais pioneiras(os) da psicologia escolar instituídos no estado, historicizando a inserção do psicólo-go nos contextos educacionais, as repercussões dessa atuação desde sua implantação, até a reverberação no desenvolvimento de práticas atuais no contexto piauiense; analisar o desen-volvimento das disciplinas que versam sobre psicologia escolar e educacional nos cursos pio-neiros de graduação em psicologia no Piauí, bem como sua contribuição para a formação dos psicólogos; identificar os primeiros serviços de psicologia escolar instituídos no Piauí, as ex-periências e estratégias adotadas pelos profissionais; verificar as transformações do papel do psicólogo no campo educativo, as principais demandas e necessidades da área no estado. A pesquisa se tratou de um estudo historiográfico, de cunho qualitativo do tipo exploratório-descritivo, que utiliza a triangulação intramétodo com o emprego das técnicas metodológicas para acesso às fontes históricas orais e documentais: entrevistas individuais em profundidade por meio da história oral temática – profissionais da psicologia pioneiras na inserção em con-textos educacionais no estado; pesquisa documental – Projetos Políticos dos Cursos/PPCs); grupo focal – composto por profissionais dos serviços públicos e privados de psicologia esco-lar. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados: questionário de dados socio-demográficos e profissionais, fichas para identificação dos documentos historiográficos e ro-teiro de entrevistas semiestruturadas. Para análise e discussão dos produtos da pesquisa, foram organizados três capítulos em formato de artigos científicos, em que se revelam os seguintes resultados: i) Nos anos 80, a entrada de profissionais de psicologia no Piauí ocorreu princi-palmente por meio da integração nos serviços educacionais das Secretarias de Educação e na prestação de serviços escolares privados, predominantemente seguindo modelos clínicos indi-vidualizados. Nos anos 90, houve uma mudança significativa com a introdução de uma psico-logia mais progressista e crítica na comunidade escolar, impulsionada pela expansão da pro-fissão de Psicólogo Escolar e Educacional (PEE) no estado, resultado da criação dos primei-ros cursos de psicologia e da prestação de serviços de estagiários, depois de 1998. Já na se-gunda década dos anos 2000 houve a implementação de políticas públicas que enfatizam a descentralização dos serviços de psicologia na capital do estado, tendo como norteadoras as referências técnicas do Conselho Federal de Psicologia e produções científicas locais reco-nhecidas pelos concursos e seleções da Secretaria de Estado de Educação. ii) Os projetos polí-ticos pedagógicos dos cursos de psicologia que foram pioneiros e atuais, revelando a contri-buição da psicologia escolar e educacional para a prática profissional, destacando a importância do diálogo teórico entre psicologia e prática pedagógica. Entretanto, ainda é evidente a carência na abordagem crítica e atualizada das disciplinas teóricas nos cursos de psicologia do Piauí, especialmente em relação à compreensão acerca do papel da escola, análise crítica e psicossocial das demandas emergentes no contexto educativo, e atuação junto à comunidade escolar; iii) Os serviços inaugurais da psicologia escolar no Piauí, que se iniciaram tardiamen-te em comparação a outros estados brasileiros, tiveram suas práticas iniciais na esfera privada e seu estabelecimento posterior no setor público mediante a implementação de políticas edu-cacionais federais e estaduais. As principais demandas educacionais eram as queixas relacio-nadas ao processo de aprendizagem, saúde mental e vulnerabilidade social, revelando também a importância da atuação em psico-gestão e a transformação das práticas profissionais. Embo-ra haja uma predominância da busca por atendimentos individuais, há influência do movimen-to crítico em psicologia escolar e da perspectiva da psicologia histórico-cultural no embasa-mento teórico dos profissionais. Por fim, defende-se a tese de que a história da Psicologia Escolar e Educacional do Piauí teve movimentações e transformações acolhidas inicialmente pelas instituições educacionais da rede privada de ensino, e posteriormente consolidadas e ampliadas na rede pública, via maior aproximação das lutas por direitos, acesso e permanên-cia na Educação Básica e Superior, por meio das políticas públicas educacionais e concursos públicos. São, assim, um grande produto do impacto das inserções dos cursos superiores de Psicologia no estado as repercussões das atividades de campo nos estágios básicos e profissi-onalizantes na área da Psicologia Escolar e Educacional, com vistas a todas as potencialidades e vulnerabilidades locais, diante do cenário excludente, competitivo e marcado pela desigual-dade social que se tornou ao longo dos anos o sistema educacional brasileiro.
Abstract: It is essential to delve into the memories of school and educational psychology in the state of Piauí, to analyze, reveal, and collectively reconstruct a history permeated by gaps, with long periods, and significant scarcity of written records and productions about this field, as previous studies on this historical-cultural context indicate (Negreiros, Silva, Rocha, Silva, Fonseca, Carvalho & Oliveira, 2021; Candeira, Carvalho & Negreiros, 2020). Therefore, this doctoral thesis investigated the historiography of school and educational psychology in Piauí, from the work of psychology pioneers in the state, through the first undergraduate courses that provide training for school psychologists, to the first psychology services in the education sector, and up to the present day, exploring how school and educational psychology have evolved in the state. From this, the specific objectives emerged: to identify the pioneer professionals of school psychology established in the state, tracing the history of the psychologist's insertion into educational contexts, the repercussions of this role from its inception to its impact on current practices in the Piauí context; to analyze the development of courses focusing on school and educational psychology in the pioneering undergraduate psychology programs in Piauí, as well as their contribution to the training of psychologists; to identify the first school psychology services established in Piauí, the experiences, and strategies adopted by professionals; to examine the transformations in the psychologist's role in the educational field, the main demands, and needs of the area in the state. The research was a historiographical study, qualitative, exploratory-descriptive in nature, utilizing intramethod triangulation with the use of methodological techniques to access oral and documentary historical sources: individual in-depth interviews through thematic oral history - pioneering psychology professionals in educational contexts in the state; documentary research - Pedagogical Political Projects/PPCs; focus group - composed of professionals from public and private school psychology services. Data collection instruments included: sociodemographic and professional data questionnaire, forms for identifying historiographical documents, and semi-structured interview guides. For the analysis and discussion of research products, three chapters were organized in the format of scientific articles, revealing the following results: i) In the 1980s, the entry of psychology professionals into Piauí occurred mainly through integration into educational services of the Education Departments and in the provision of private school services, predominantly following individualized clinical models. In the 1990s, there was a significant change with the introduction of a more progressive and critical psychology in the school community, driven by the expansion of the School and Educational Psychologist (PEE) profession in the state, as a result of the creation of the first psychology courses and the provision of intern services, after 1998. The second decade of the 2000s was characterized by the implementation of public policies emphasizing the decentralization of psychology services in the state capital, guided by technical references from the Federal Psychology Council and local scientific productions recognized by competitions and selections of the State Department of Education; ii) The pedagogical political projects of the pioneering and current psychology courses, revealing the contribution of school and educational psychology to professional practice, emphasizing the importance of theoretical dialogue between psychology and pedagogical practice. However, there is still a lack of critical and updated approach in theoretical disciplines in psychology courses in Piauí, especially regarding the understanding of the school's role, critical and psychosocial analysis of emerging demands in the educational context, and involvement with the school community; iii) The inaugural services of school psychology in Piauí, which began later compared to other Brazilian states, had its initial practices in the private sphere and later establishment in the public sector through the implementation of federal and state educational policies. The main educational demands were related to learning processes, mental health, and social vulnerability complaints. It also reveals the importance of psycho-management and the transformation of professional practices, although there is a predominance of seeking individual sessions, influenced by the critical movement in school psychology and the perspective of historical-cultural psychology in the theoretical background of professionals. Finally, the thesis argues that the history of School and Educational Psychology in Piauí had movements and transformations initially embraced by private educational institutions and subsequently consolidated and expanded in the public network, through greater involvement in struggles for rights, access, and permanence in Basic and Higher Education, through educational public policies and public competitions. Thus, a significant product of the impact of the insertions of higher education psychology courses in the state, and the repercussions of field activities in basic and professionalizing internships in the area of School and Educational Psychology, considering all local potentials and vulnerabilities, in the face of the exclusionary, competitive, and socially unequal scenario that the Brazilian educational system has become over the years.
Palavras-chave: Historiografia
Psicologia Escolar e Educacional
Atuação do Psicólogo
Formação em Psicologia
Piauí
Historiography
School and Educational Psychology
Psychologist's Practice
Psychology Training
Área de Concentração: PSICOLOGIA
Linha de Pesquisa: PSICOLOGIA, SOCIEDADE E SAÚDE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibhumanas@ufpa.br
Aparece nas coleções:Teses em Psicologia (Doutorado) - PPGP/IFCH

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