Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17243
Tipo: | Dissertação |
Fecha de publicación : | 4-jul-2024 |
Autor(es): | FARIAS, Mirian Zuqueto |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Primer Orientador: | LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de |
Primer Coorientador: | PALHETA, Franciney Carvalho |
Título : | Letramento matemático no 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental a partir do ponto de vista dos professores sobre suas práticas docentes |
Citación : | FARIAS, Mirian Zuqueto. Letramento matemático no 2º ano nos anos iniciais do ensino fundamental a partir do ponto de vista dos professores sobre suas práticas docentes.Orientador: Isabel Cristina Rodrigues de Lucena. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17243. Acesso em:. |
Resumen: | Neste contemporâneo estudo, buscou-se analisar o ponto de vista dos professores que ensinam matemática no 2º ano, nos anos iniciais do ensino fundamental sobre suas práticas docentes em relação ao letramento matemático. Com base neste trabalho, propõe-se como produto educacional titulado “Catálogo Informativo: letramento matemático para os anos iniciais um levantamento para a prática docente a partir do eduCAPES”, contendo informações e orientações didáticas relacionadas aos resultados da pesquisa, no intuito de auxiliar professores em relação ao ensino da matemática, evidenciando todos os professores do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino, totalizando 49 professores. Diante disso, optou-se pela pesquisa de natureza aplicada com abordagem quantitativa assentada nos procedimentos metodológicos do estudo de caso. As informações foram levantadas por meio de um questionário guia pelo google forms com 10 perguntas fechadas, a fim de se identificar o ponto de vista dos professores sobre letramento matemático na perspectiva para suas próprias práticas docentes. Com esta perspectiva o embasamento teórico pauta-se em Rosalind Thomas (2005), Vygotsky (1996), Brian Street (2013), Tfouni (2017), Souza (2018),Passos e Nacarato (2018), Dante (2021), Soares (2021), Ubugai (2021), Nascimento (2021),Silva (2021), Carvalho (2022), Nunes e Alves (2023), Guerra (2023), Carvalho e Araújo (2022), Santos (2022), Possetti (2022), Silva e Oliveira (2022), Freire (1996), Ponte (2018), Alarcão (2022) Severino (2018) e Prodanov e Freitas (2012). Em síntese, os resultados destacam a importância de adaptar e renovar as práticas pedagógicas para garantir que o ensino da matemática se torne mais significativo para os estudantes. Um aspecto fundamental identificado na pesquisa é a necessidade de enfatizar, na formação de professores, a importância do letramento matemático como um processo que prepara os alunos para o enfrentamento de problemas práticos, pensar criticamente e se envolver em atividades que demandem habilidades matemáticas. |
Resumen : | In this contemporary study, we sought to analyze the point of view of teachers who teach mathematics in the 2nd year, in the early years of elementary school about their teaching practices in relation to mathematical literacy. Based on this work, an educational product entitled “Information Catalog: mathematical literacy for the early years - a survey for teaching practice based on eduCAPES” is proposed, containing information and didactic guidelines related to the results of the research, in order to help teachers in relation to the teaching of mathematics, highlighting all the teachers of the 2nd year of the early years of elementary school in the municipal education network, totaling 49 teachers. In view of this, we opted for applied research with a quantitative approach based on the methodological procedures of the case study. The information was collected using a questionnaire guided by google forms with 10 closed questions, in order to identify the teachers' point of view on mathematical literacy from the perspective of their own teaching practices. From this perspective, the theoretical basis is based on Rosalind Thomas (2005), Vygotsky (1996), Brian Street (2013), Tfouni (2017), Souza(2018), Passos and Nacarato (2018), Dante (2021), Soares (2021), Ubugai (2021), Nascimento(2021), Silva (2021), Carvalho (2022), Nunes and Alves (2023), Guerra (2023), Carvalho and Araújo (2022), Santos (2022), Possetti (2022), Silva and Oliveira (2022), Freire (1996), Ponte(2018), Alarcão (2022) Severino (2018) and Prodanov and Freitas (2012). In summary, the results highlight the importance of adapting and renewing pedagogical practices to ensure that the teaching of mathematics becomes more meaningful for students. A key aspect identified in the research is the need to emphasize, in teacher training, the importance of mathematical literacy as a process that prepares students to face practical problems, think critically and engage in activities that require mathematical skills. |
Palabras clave : | Letramento matemático Matemática-Estudo e ensino Professor-Ensino fundamental |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_LetramentoMatematico2Ano.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_CatalogoInformativoLetramento.pdf | 4,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons